Blog

Veja como foi o webinar sobre inovação fiscal em empresas familiares

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe qual é o papel da inovação fiscal em empresas familiares? Para discutir o assunto, a Dootax promoveu mais um webinar gratuito.

Realizado no dia 24 de agosto, o evento contou com a mediação de Yvon Gaillard, nosso Co-Founder e Head of Sales. Já os convidados foram Giovanna de Marchi, Advogada Tributária da Hortaviva Sementes, e André Melo, Sócio Fundador da AGS Investimentos.

Ao longo do bate-papo, foram abordados vários assuntos essenciais para quem quer ter um negócio bem-sucedido, como a importância do compliance e do ESG, os principais passos para atrair investimentos e os benefícios da automação de processos.

Quer saber mais e descobrir os benefícios da inovação fiscal em empresas familiares? Confira ao longo deste artigo os melhores momentos do nosso webinar.

Atraindo investimentos para uma empresa familiar

Em meio a um mercado competitivo e um cenário economicamente incerto, quais são as medidas que as empresas familiares devem adotar para atrair o interesse de investidores?

Primeiramente, é preciso entender:

  • A realidade atual do negócio;
  • Quais os principais gargalos na geração de receita, na capacidade de gestão e de gerar resultados;
  • Como a empresa pode gerar valor no futuro.

De modo geral, deve-se valorizar questões como a contabilidade, a gestão de recursos humanos e a capacitação da equipe. Além disso, é importante ter um planejamento de escalabilidade e apostar em canais digitais.

Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo a visão de André Melo sobre o assunto e saiba como está o mercado hoje.

Governança em empresas familiares

Cada vez mais empresas estão buscando a adoção de práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). E não é à toa: essas questões têm ganhado visibilidade na sociedade e são indispensáveis para as organizações.

De acordo com André Melo, a governança nada mais é do que um sistema de transparência que vai transmitir para o mercado e stakeholders a missão que a empresa quer levar adiante.

Portanto, ela é indispensável para negócios familiares que buscam crescimento. E isso não se aplica somente a grandes empresas: companhias de todos os tamanhos e segmentos devem implementar boas práticas de compliance e governança.

Por isso, se a sua meta é perpetuar a sua operação familiar e atrair investimentos, é fundamental estruturar sua governança e um processo de melhoria contínua na gestão.

A importância do compliance fiscal

Ao longo do webinar, os participantes apresentaram sua visão sobre a complexidade do nosso sistema tributário, que é considerado um dos mais burocráticos do mundo.

Em meio a esse cenário complexo, empresas familiares precisam buscar o compliance fiscal, requisito para todo e qualquer negócio que queira atrair investimentos e crescer no mercado.

Mais do que uma tendência, esse fator é uma necessidade, conforme explicou André Melo durante o nosso webinar:

Então, afinal, como garantir o compliance fiscal em um país que é campeão em burocracia tributária? Para isso, nada melhor do que contar com ferramentas de automação fiscal, como as soluções da Dootax.

Case de sucesso: inovação fiscal na Hortaviva Sementes

A Hortaviva Sementes é uma empresa familiar fundada em 1991, no Paraná. Durante o webinar, Giovanna de Marchi contou como a organização se reinventou ao longo desses anos.

Em 2010, época em que ainda havia incertezas sobre a efetividade das vendas online para o agronegócio, a empresa decidiu colocar seus produtos em um marketplace – e a iniciativa trouxe resultados significativos.

Dois anos depois, a Hortaviva optou por criar o seu próprio e-commerce. De lá para cá, a companhia se transformou e cresceu. E, desse crescimento nas vendas online, surgiu a necessidade de automatizar a emissão e o pagamento de guias.

Assim, a empresa buscou uma solução que agilizasse suas rotinas fiscais – e encontrou o Dootax Pagamento de Tributos.

Veja, a seguir, como a ferramenta simplificou o dia a dia da empresa:

A inovação fiscal em empresas familiares é essencial

Empresas familiares proporcionam desafios diferentes dos enfrentados por outros tipos de organizações. Mas se existe um assunto que interessa a todos é a busca por inovação.

Entretanto, segundo pesquisa da PwC, apenas 28% das empresas familiares brasileiras acreditam ter fortes recursos digitais. O cenário tende a ficar ainda mais complicado quando consideramos o sistema tributário complexo em que vivemos.

Isso resulta em departamentos fiscais cheios de burocracia e lentidão, o que dificulta as vendas online e o alcance do compliance fiscal, tão necessário para o crescimento empresarial.

Felizmente, é possível otimizar a situação com o apoio da tecnologia fiscal. Essa foi a solução buscada pela Hortaviva Sementes, empresa participante do nosso webinar, e também pode ser a sua. Você está pronto para levar a eficiência do seu time fiscal ao próximo nível?

Se você gostou de saber mais sobre inovação fiscal em empresas familiares, não deixe de conferir nosso webinar na íntegra!

(Visited 23 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Outsourcing fiscal: saiba como reduzir custos com a terceirização
Outsourcing fiscal: saiba como reduzir custos com a terceirização

O outsourcing fiscal é o nome do processo de terceirização das atividades relacionadas às obrigações fiscais. Saiba tudo neste aritigo.

Quais são os principais tributos de uma empresa? Saiba mais sobre taxas, impostos e contribuições
Quais são os principais tributos de uma empresa? Saiba mais sobre taxas, impostos e contribuições

Aprenda mais sobre os tributos de uma empresa e descubra as diferenças entre taxas, impostos e contribuições.

STF contra cobrança adicional de ICMS
STF contra cobrança adicional de ICMS

A Dootax explica para você a polêmica sobre a cobrança de adicional de ICMS. Vem entender mais sobre o assunto.

Escritórios