Automação Fiscal

Conheça a solução para consultar DTE automaticamente e em um só lugar

Já imaginou consultar DTE de forma automática e centralizada, sem precisar acessar diversos sites para acompanhar comunicações do governo? Isso tudo é possível usando o Dootax Caixa Postal Fiscal.

Essa é a solução que você precisa para gerenciar Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) com organização e segurança. Assim, você simplifica o acesso do seu negócio ao Fisco – recebendo alertas, visualizando as mensagens com facilidade e escolhendo o momento ideal para dar ciência.

Quer ficar por dentro de todos os benefícios de consultar DTE automaticamente? Confira mais informações logo a seguir!

Como é feita a adesão ao DTE?

O Domicílio Tributário Eletrônico foi criado para facilitar a vida dos contribuintes e do governo. Na prática, trata-se de uma plataforma criada para servir como canal principal de comunicação entre o contribuinte e as mensagens e cobranças oficiais do Fisco.

O primeiro passo para ter acesso a esse formato eletrônico de comunicação é fazer a adesão ao DTE – que é um processo online muito simples. Basta acessar a plataforma equivalente ao Domicílio Tributário Eletrônico de acordo com o estado ou município em que a organização está localizada.

Após isso, as intimações passam a ser realizada em formato digital. As Prefeituras, Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal podem migrar a comunicação para esse formato – mas com o uso de plataformas diferentes para cada uma dessas esferas.

Para exemplificar, veja como funciona a adesão ao DTE para ciência de atos oficiais enviados pela Receita Federal:

  1. Para adotar o DTE, o contribuinte precisa ter a certificação digital e acessar o Portal e-CAC;
  2. Acesse os “Serviços disponíveis” no Portal e-CAC;
  3. Procure pelo menu “Outros”;
  4. Faça a opção pelo Domicílio Tributário Eletrônico.

Benefícios de consultar DTE

Depois de optar pelo Domicílio Tributário Eletrônico, você pode começar a acessar DTE pela internet. Com isso, garante os seguintes benefícios:

  • Acesso a vários serviços que antes exigiam o deslocamento até a repartição pública;
  • Redução no tempo gasto com trâmite de processos administrativos digitais;
  • Economia e celeridade processual;
  • Segurança contra extravio de correspondência;
  • Garantia do sigilo fiscal.

Desafios no gerenciamento do DTE

Mesmo com tantos benefícios, consultar DTE ainda traz alguns desafios para as empresas. Isso acontece principalmente porque é preciso monitorar manualmente vários sites – gerando o risco de perder prazos.

Além disso, uma característica do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é a presunção de conhecimento dos fatos. Após o credenciamento do contribuinte no sistema, os prazos processuais começam a correr a partir do envio da intimação em formato digital. Mesmo que o contribuinte não acesse a mensagem e não tenha conhecimento sobre o seu conteúdo, os prazos começam a correr.

A partir disso, podemos destacar os maiores desafios na tarefa de gerenciar e consultar DTE:

  • Os prazos começam a fluir a partir do momento em que uma mensagem é enviada – mesmo que o contribuinte não tenha feito a leitura do seu conteúdo;
  • É preciso consultar frequentemente a caixa postal eletrônica para não perder os prazos;
  • Acessar DTE manualmente requer bastante tempo dos profissionais do setor fiscal;
  • O uso do DTE requer maior integração entre as áreas contábil, fiscal e jurídica.
Foto de Andrea Piacquadio/Pexels

Dootax Caixa Postal Fiscal: a solução para consultar DTE automaticamente

Que tal eliminar os desafios e ficar somente com os benefícios do DTE? Para isso, conte com o Dootax Caixa Postal Fiscal.

Essa solução de DTE permite que você visualize todas as mensagens sem precisar acessar diversas caixas postais manualmente. Além disso, é possível configurar alertas de notificações e escolher o momento de dar ciência de que uma mensagem foi lida, nas caixas postais que permitem. Perfeito, não é?

Veja os principais benefícios que sua empresa pode obter ao consultar DTE com oDootax Caixa Postal Fiscal:

  • Gestão otimizada. Gerencie DTE em tempo recorde.
  • Produtividade. Economize tempo para realizar as tarefas mais importantes.
  • Notificação estratégica. Dê ciência no momento que você achar mais adequado.
  • Centralização. Acesse suas mensagens em um só lugar e facilite a comunicação entre as áreas.
  • Compliance fiscal. Não perca o prazo das comunicações do governo.
  • Segurança. Nunca mais tenha comunicações extraviadas.
https://youtu.be/T2YyAEnPNHo

Além dessas vantagens, a plataforma fiscal da Dootax conta com uma série de diferenciais:

  • Gestão de caixas postais federais, estaduais e dos principais municípios;
  • Integração nativa com a solução Dootax Gestão de Tarefas Fiscais;
  • Configuração de tarefas agendadas;
  • Geração de relatórios exportáveis;
  • Alertas de notificações importantes;
  • Monitoramento de conta corrente federal e estadual (serviço adicional);
  • Criptografia de dados em repouso;
  • Controle de permissões de usuários;
  • Single Sign-On com múltiplo fator de autenticação.

Além de consultar DTE de maneira ágil e segura, sua empresa terá a garantia de uma excelente experiência ao automatizar com a Dootax. Afinal, temos um atendimento personalizado pré e pós-venda, onboarding ágil e suporte com SLA e respostas a demandas de alta prioridade em até 2h.

Agora que você já conhece a melhor forma de consultar DTE, chegou a hora de conhecer na prática as otimizações que a solução da Dootax pode trazer para sua empresa. Solicite uma demonstração.

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