Você já perdeu prazos importantes do governo? Teve comunicações da empresa extraviadas? Desperdiça horas de trabalho acompanhando DTE? Ou precisa acessar diversas caixas postais em busca de novas mensagens? Esses são alguns problemas que fazem parte do dia a dia de muitos setores fiscais – e podem ser resolvidos com uma solução para acessar DTE de forma unificada.
O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) surgiu para facilitar a comunicação entre o contribuinte e o governo. Porém, o gerenciamento das comunicações recebidas ainda é um desafio para as empresas que fazem esse acompanhamento manualmente.
Veremos logo a seguir a solução ideal para acessar DTE de forma unificada. Confira!
O que é o DTE?
O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é uma plataforma criada pelo governo para servir como canal principal de comunicação entre o contribuinte e as mensagens e cobranças oficiais do governo.
Antes do surgimento do DTE, a única forma de o contribuinte ser intimado pela Receita Federal era por meio de cartas registradas – gerando uma grande burocracia e tornando os processos muito longos. Com a possibilidade dessa comunicação em formato digital, o contribuinte pode ser intimado para apresentar defesas e tomar ciência de atos administrativos através de uma caixa postal disponível na internet.
A intimação realizada por DTE pode ser realizada pelas Prefeituras, Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal – com o uso de plataformas diferentes para cada uma das caixas postais eletrônicas.
Os desafios no gerenciamento do DTE
Conforme acabamos de ver, cada esfera usa uma plataforma específica. Portanto, acessar DTE requer o acesso a vários sites – gerando o risco de perder prazos.
Além disso, uma característica do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é a presunção de conhecimento dos fatos. Após o credenciamento do contribuinte no sistema, os prazos processuais começam a correr a partir do envio da intimação em formato digital. Mesmo que o contribuinte não acesse a mensagem e não tenha conhecimento sobre o seu conteúdo, os prazos começam a correr.
A partir disso, podemos destacar os maiores desafios no gerenciamento do DTE:
- Os prazos começam a fluir a partir do momento em que uma mensagem é enviada – mesmo que o contribuinte não tenha feito a leitura do seu conteúdo;
- É preciso consultar frequentemente a caixa postal eletrônica para não perder os prazos;
- Acessar DTE manualmente requer bastante tempo dos profissionais do setor fiscal;
- O uso do DTE requer maior integração entre as áreas contábil, fiscal e jurídica.
Caixa Postal Fiscal: a solução para acessar DTE de forma unificada
Você quer acessar DTE com mais eficiência e facilitar a comunicação com o Fisco? Então o Dootax Caixa Postal Fiscal é a solução ideal!
Essa solução de DTE permite que você visualize todas as mensagens recebidas em uma única tela, receba alertas de notificações importantes e leia os assuntos das mensagens, escolhendo o momento de dar ciência, nas caixas postais que permitem. Perfeito, não é?
Veja tudo o que você encontra no Dootax Caixa Postal Fiscal:
- Gestão otimizada. Gerencie seus DTE em tempo recorde.
- Produtividade. Economize tempo para realizar as tarefas mais importantes.
- Centralização. Acesse suas mensagens em um só lugar e facilite a comunicação entre as áreas.
- Redução de custos. Economize e reduza o custo homem-hora (FTE).
- Compliance Fiscal. Não perca o prazo das comunicações do governo.
- Segurança. Nunca mais tenha comunicações extraviadas.
Vantagens de solução para gerenciar DTE de forma automática:
- Tarefas configuráveis e automáticas;
- Notificações customizáveis;
- Domicílios Tributários centralizados;
- Plataforma simples e intuitiva;
- Software na nuvem (SaaS);
- Implementação ágil;
- Respeito total à LGPD;
- Suporte humanizado.
Agora que já conhece a solução ideal para acessar DTE de forma unificada, dê o próximo passo: solicite já uma demonstração do Dootax Caixa Postal Fiscal.