Blog

A importância do compliance tributário para sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

A importância do compliance tributário é cada vez mais evidente para as empresas brasileiras. Com um sistema tributário complexo e repleto de obrigações, as organizações precisam se esforçar para cumprir todas as exigências impostas.

Segundo a pesquisa Doing Business 2018, o Brasil é somente a 125ª economia que facilita o crescimento de empresas e realização de negócios. E certamente esse dado não é nenhuma surpresa para grande parte dos empresários – que precisam lidar com uma grande burocracia e ficam perdidos em meio às obrigações tributárias.

A melhor forma de evitar complicações com o Fisco é estruturar processos internos eficientes e acompanhar as mudanças na legislação. Neste artigo vamos compreender melhor qual é a importância do compliance tributário para sua empresa. Confira!

Emitir guias

O que é o compliance tributário?

Antes de compreendermos a importância do compliance tributário, é fundamental entendermos o que significa esse termo que se tornou tão popular nos últimos anos.

Compliance é uma palavra da língua inglesa que tem origem no verbo “to comply”, que pode ser traduzido como “cumprir uma norma“. Na prática, ele é adotado pelas empresas com o significado de encontrar as melhores formas e processos de executar determinado trabalho.

Ou seja, o compliance é o conjunto de técnicas e disciplinas utilizadas para cumprir normas legais, regulamentadoras, políticas ou diretrizes definidas por uma empresa. Para alcançar esse objetivo, são utilizadas ferramentas que auxiliam no controle sobre todos os processos internos – sempre com foco em identificar e evitar desvios no fluxo de trabalho.

Todas as empresas brasileiras precisam encarar diversas normas relacionadas a tributação, certo? Por essa razão o compliance tributário é uma das grandes tendências no ambiente empresarial. Os diversos tributos a serem pagos, normas a serem seguidas e inúmeras mudanças na legislação apenas comprovam a necessidade que uma empresa tem de criar normas práticas para o cumprimento de todas obrigações fiscais.

O que é o compliance tributário?
Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Importância do compliance tributário para seu negócio

Você já teve que pagar multas ou juros por atraso no pagamento de tributos? Fez o pagamento de uma guia de forma duplicada? Foi surpreendido com uma nova norma que causou um caos no departamento fiscal? Infelizmente, todas essas são situações que ocorrem diariamente em empresas brasileiras.

O objetivo do compliance tributário é evitar todos esses imprevistos relacionados às obrigações fiscais. Com uma boa preparação, a equipe do departamento fiscal consegue cumprir as normas com o máximo de eficiência.

Para compreendermos melhor a importância do compliance tributário, vamos conferir os principais benefícios de sua aplicação:

  • Monitoramento de todas as obrigações a serem cumpridas e acompanhamento dos prazos
  • Armazenamento de todos os documentos necessários para comprovação
  • Preenchimento correto das notas fiscais, observando as normas tributárias
  • Geração robotizada de guias para o recolhimento dos tributos
  • Processo de auditoria para identificar potenciais erros
  • Redução dos riscos de penalidades
  • Agilidade nos processos internos
  • Fácil acesso às informações fiscais
  • Redução de custos relacionados aos tributos
  • Padronização de processos internos
  • Construção de uma imagem positiva da empresa no mercado

Como garantir o compliance tributário?

Já entendemos melhor a importância do compliance tributário, mas como aplicar esse conceito na sua empresa?

Na prática, o compliance tributário engloba todas as ações necessárias para o máximo de eficiência em relação ao cumprimento das normas legais – desde o planejamento tributário e atualização legislativa até o pagamento de tributos e escrituração contábil.

Atualmente, a tecnologia é a grande aliada do compliance tributário. É possível simplificar as operações e ganhar em eficiência com o uso de soluções digitais que automatizam processos do departamento fiscal.

Em vez de depender dos esforços manuais para todas as rotinas do dia a dia, muitas delas podem ser realizadas de forma automática por ferramentas digitais – como a emissão de NF-e, cálculo e pagamento de tributos, integração com órgãos de fiscalização, entre outras.

Para compreender mais sobre o assunto, confira este webinar da Dootax com a participação de Jorge Campos do portal SPED Brasil:

Você já conhecia a importância do compliance tributário para sua empresa? A Dootax possui as melhores soluções digitais para ajudá-lo a alcançar o compliance tributário. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

(Visited 90 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

CBS: benefícios e desvantagens do novo imposto
CBS: benefícios e desvantagens do novo imposto

Com o CBS, o Governo busca criar um sistema tributário mais simples, neutro e homogêneo. Mas o que podemos esperar dele? Confira ao longo deste artigo.

Organize seu trabalho com a automação para CND
Organize seu trabalho com a automação para CND

Neste artigo vamos entender melhor como você pode organizar seu trabalho com a automação para CND (Certidão Negativa de Débito). Confira!

Software de CND: agilize suas tarefas fiscais
Software de CND: agilize suas tarefas fiscais

Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Veja logo a seguir como colocar isso em prática.

Escritórios