A consulta da situação cadastral das empresas para quais você vende ou compra seus produtos e insumos é uma rotina muito importante para evitar problemas e garantir operações bem-sucedidas. Afinal, realizar uma operação com uma empresa que está em situação irregular pode gerar complicações que incorrem em prejuízo para o seu negócio.
Imagine que você esteja transportando um lote de mercadorias com destino para um cliente em situação irregular perante o Fisco. Nessa situação, você corre o risco de ter os seus produtos barrados em uma barreira fiscal – perdendo um tempo precioso e gerando um custo extra no transporte. Com o monitoramento da situação cadastral desse cliente seria possível evitar essa situação.
Entretanto, fazer o monitoramento constante de diversos clientes pode se tornar uma tarefa bastante complicada. É por essa razão que muitas empresas investem na automação da consulta da situação cadastral. Confira a seguir os benefícios desse processo.
A importância da consulta da situação cadastral
A consulta da situação cadastral garante que você se envolva em operações apenas com empresas regularizadas perante o poder público. O conhecimento sobre essa regularidade cria mais segurança no momento de fechar vendas e evita complicações inesperadas em meio a operação.
Essas consultas precisam considerar diversos cadastros e certidões de nível municipal, estadual e federal. Veja algumas das principais preocupações que uma empresa deve ter:
- Certidão Negativa de Débitos – CND
- Sintegra
- Consulta Situação Receita Federal – RFB
- Consulta CNPJ
- Consulta Inscrição Estadual
- Consulta Inscrição Municipal
É com base em todas essas informações que você consegue avaliar se um cliente está apto para comercializar com a sua empresa. Veja duas situações que ajudam a compreender a importância de monitorar a situação cadastral:
- Se um cliente seu estiver com uma situação pendente com o fisco, muitas vezes sua mercadoria pode ser barrada na barreira fiscal
- Por pendências próprias, muitas vezes a sua própria Inscrição Estadual pode ser suspensa – o que obriga, em vez de fazer o recolhimento por apuração, você emitir uma guia GNRE para cada mercadoria transportada
Como é feita a consulta da situação cadastral?
É possível consultar a situação cadastral de outras empresas de forma manual através da internet. Porém, cada uma dessas consultar deve ser feita no órgão responsável pelo cadastro – gerando a necessidade de incorporar diversas rotinas no fluxo de processos para o fechamento de uma venda.
Se você deseja uma consulta da Inscrição Estadual de uma empresa, será preciso seguir os seguintes procedimentos:
- Acessar o site do Sintegra;
- Escolher o estado que você quer pesquisar
- Inserir o CNPJ do cliente e clicar em consultar
- Avaliar todas as informações do cliente e a situação da sua Inscrição Estadual, verificando se o cliente é contribuinte e se a IE está baixada por algum problema
As demais consultas funcionam de uma forma muito semelhante – mas devem ser feitas nos sites específicos de cada órgão. Ao somar diversas consultas e inúmeros clientes que precisam ser monitorados, é possível ter uma boa noção do tempo consumido nesses processos.
Os benefícios da automatização da consulta da situação cadastral
Quando falamos sobre a situação cadastral de uma empresa, é preciso considerar que se trata de um status que pode mudar ao longo dos meses. Uma empresa que está regularizada hoje pode ter complicações nos próximos meses – e vice-versa. Portanto, é preciso adotar um processo interno para garantir o monitoramento constante dessas informações.
Para não comprometer a produtividade do setor fiscal e otimizar esse monitoramento, muitas empresas optam pela automação das consultas da situação cadastral. Com o auxílio de uma solução digital é possível realizar essas consultas de forma automática e receber notificações sempre que houver uma alteração relevante dessas informações.
Veja alguns dos benefícios da automatização da consulta da situação cadastral:
- Atualização constante. Não é preciso realizar consultas manuais todos os dias para verificar a situação cadastral de outras empresas. O sistema fica responsável por fazer uma atualização constante.
- Diminuição de problemas fiscais. Com informações sempre precisas e atualizadas, você minimiza as chances de complicações fiscais por conta da irregularidade de seus clientes.
- Relatórios automáticos. Você pode receber relatórios sobre a situação cadastral de outras empresas em uma frequência pré-determinada de forma automática.
- Monitoramento abrangente. Conforme vimos anteriormente, são diversas as fontes de consultas que devem ser analisadas para acompanhar a situação cadastral de uma empresa. Um sistema automatizado permite a consulta em todas as fontes necessárias para que você não precise correr riscos.
- Aumento da produtividade. Sem perder um tempo precioso apenas realizando consultas manuais, a equipe fiscal pode obter um salto de produtividade ao usar esse tempo para o desenvolvimento de outras atividades.
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