Automação ou automatização?

Por:
5 minutos de leitura
Automação ou Automatização?

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Português é uma língua complicada, com várias palavras similares. Esse é o caso de Automação ou Automatização. Você sabe qual é o correto?

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você já ouviu falar em automação ou automatização? Esses termos são frequentemente utilizados no contexto tecnológico, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Todos sabemos quão extenso e complicado é o idioma Português. No dicionário Dicio Online, por exemplo, estão catalogados 400.000 palavras. Como o idioma está em constante atualização esse número tende a aumentar.

Para comparação o idioma inglês tem mapeado 600.000 palavras no dicionário Oxford, o alemão possui 330.000.

Se ficou curioso e quer ver mais sobre outros idiomas, veja a página do Wikipedia.

Mas por que estamos falando tudo isso?

Simples! Para esclarecer a dúvida se a palavra correta é automação ou automatização.

Automação ou automatização? Ambos são aceitáveis!

De forma simples, a automação refere-se ao uso de máquinas e sistemas para realizar tarefas de forma automática, sem a intervenção humana. É como ter um assistente virtual que executa atividades repetitivas e rotineiras, liberando tempo e recursos para outras atividades mais estratégicas.

Já a automatização, por sua vez, está relacionada ao processo de tornar algo automático, seja por meio de programação ou criação de sistemas inteligentes. Envolve a criação de um sistema ou mecanismo que executa uma sequência de ações de forma pré-programada, sem a necessidade de intervenção manual.

Em resumo, a automação se refere ao uso de tecnologia para executar tarefas automaticamente, enquanto a automatização trata do processo de tornar algo automático através da programação ou sistemas inteligentes.

A forma automatização é preferível, pois deriva da palavra automatizar, enquanto automação é um aportuguesamento do inglês Automation.

A automação ou automatização pode trazer vários benefícios em diferentes áreas, incluindo:

  • Maior eficiência: a automação pode ajudar a reduzir erros humanos, acelerar processos e aumentar a produtividade, resultando em uma operação mais eficiente e com menor custo.
  • Redução de custos: essa tecnologia também pode ajudar a reduzir custos operacionais, além de evitar erros que podem resultar em prejuízos.
  • Melhor tomada de decisão: a automatização ainda pode fornecer dados e análises mais precisos e em tempo real, permitindo tomadas de decisão mais informadas.

Dootax é sua ferramenta para automação ou automatização fiscal

Sim, tudo isso foi só uma desculpa para conseguir falar um pouco mais de nossas soluções de automação fiscal. Com elas, é possível garantir mais eficiência e aumento de produtividade.

Conheça mais sobre cada uma delas a seguir:

Dootax Pagamento de Tributos

O pagamento de tributos é uma das principais atividades realizadas pelo setor fiscal, não é? Para tornar essa tarefa mais ágil e segura, a Dootax desenvolveu uma solução de automação ou automatização fiscal: o Dootax Pagamento de Tributos.

A solução automatiza o recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais, garantindo o compliance fiscal da sua empresa. Com ela é possível emitir milhares de guias tributárias em segundos. Dessa forma, traz agilidade para as rotinas fiscais e libera os colaboradores para focar em atividades mais estratégicas para o seu negócio.

A ferramenta contempla ainda a integração bancária para pagamento em qualquer banco. Com ela, em apenas 15 minutos sua empresa tem suas guias pagas. Também possui integração com os principais ERPs do mercado.

Veja alguns dos benefícios da solução de automação ou automatização fiscal:

  • Emissão ágil: emita 1000 guias tributárias em menos de 1 minuto.
  • Reduza erros humanos: 30% do retrabalho contábil pode ser eliminado com automação.
  • Economia: reduza gastos com multas, juros e guias duplicadas.
  • Compliance: tenha acesso aos relatórios e fique em dia com suas obrigações fiscais.
  • Guias de operação: única solução do mercado que gera todas as guias por operação – nota a nota.

Dootax Gestão de Certidões

Você quer melhorar o desempenho da sua empresa no gerenciamento de certidões negativas? O Dootax Gestão de Certidões é uma plataforma de automação fiscal para gerenciar certidões positivas e certidões negativas de débito com agilidade e organização.

Com ela você emite, consulta e controla suas CNDs de maneira centralizada. Basta cadastrar sua empresa e filiais na plataforma. Assim, o sistema passa acessar os sites responsáveis e, de maneira automática, realizar o download de todas as certidões.

Além de acessar todos os documentos em uma só plataforma de automação fiscal, economizando tempo da sua equipe, você pode configurar diferentes tipos de notificações, como: novas certidões, certidões a vencer, vencidas, entre outras.

Veja os principais benefícios dessa solução:

  • Produtividade: aumente a eficiência operacional de sua equipe.
  • Centralização: controle suas certidões em um só lugar e facilite a comunicação entre departamentos.
  • Segurança: informações protegidas com criptografia de ponta.
  • Compliance: não perca mais prazos e fique em dia com suas obrigações.

Dootax Caixa Postal Fiscal

Sabia que existe uma solução para quem quer gerenciar Domicílio Tributário Eletrônico com mais eficiência e facilitar a comunicação com o Fisco? O Dootax Caixa Postal Fiscal é ideal para empresas que têm vários DTEs e querem estar sempre em dia com os prazos e comunicações do governo.

Nossa automação fiscal permite que você visualize todas as mensagens recebidas em uma única tela e ainda receba alertas de notificações importantes. Assim, sua equipe não precisa mais gastar horas por dia acessando vários DTEs em busca de novas mensagens.

Você também pode ler as notificações e escolher o momento de dar ciência, o que garante um maior controle de prazos.

Veja as principais vantagens da solução:

  • Gestão otimizada: gerencie seus DTE em tempo recorde.
  • Produtividade: economize tempo para realizar as tarefas mais importantes.
  • Notificação estratégica: dê ciência no momento que você achar mais adequado.
  • Centralização: acesse suas mensagens em um só lugar e facilite a comunicação entre as áreas.
  • Segurança: nunca mais tenha comunicações extraviadas.

Dootax Repositório DFe

É essencial armazenar documentos fiscais de forma segura e organizada, não é mesmo? Para isso, conte com o Dootax Repositório DFe, a solução da Dootax para arquivar documentos na nuvem.

Com ele, sua empresa arquiva NFe e CTe com total segurança e em um só lugar, sem depender de papel. Assim, torna-se mais fácil a localização e o acesso a todos os comprovantes. O sistema permite a geração de DANFe ou DACTe em tempo real, simplificando a leitura das informações.

A ferramenta conta com diferentes filtros para facilitar as análises da sua empresa. E tem mais: ela permite que você monitore todas as NFs emitidas contra o seu CNPJ, além de simplificar a Manifestação do Destinatário.

Confira os principais benefícios da solução:

  • Rápida localização: ganhe agilidade para localizar NFe e seus XMLs.
  • Integração fácil: tenha diversos canais integrados para o recebimento de XML.
  • Segurança: armazenamento confiável de todos os documentos fiscais.
  • Obrigações em dia: esteja preparado para as exigências do Fisco.

Dootax Emissor DFe

Emitir documentos fiscais eletrônicos é parte comum do dia a dia de um departamento fiscal, entretanto, existem diversos problemas que podem acontecer durante esta tarefa, que vão desde gastos desnecessários até problemas com o armazenamento de documentos e seus números de série

O Emissor DFe é a solução ideal para quem precisa emitir e gerenciar DFe com agilidade e segurança. 

Além disso,  o sistema também é capaz de unificar a emissão dos documentos em uma só plataforma, simplificando o seu processo fiscal e fazendo com que sobre muito mais tempo para que seu time foque em outras atividades mais importantes

Vantagens em automatizar a emissão de documentos fiscais eletrônicos:

  • Relatórios automatizados e diversos tipos de alertas;
  • Comunicação com os principais sistemas do mercado atual;
  • Modernização na gestão dos Documentos Fiscais Eletrônicos;
  • Sistema intuitivo, rápido e seguro;
  • Redução de gastos com ferramentas de alto custo.

Modernize sua área fiscal com a Dootax

A automação é uma tendência crescente na área fiscal e pode trazer diversos benefícios para as empresas e organizações. Um dos principais benefícios é a redução de erros e retrabalhos, que podem afetar negativamente a conformidade fiscal e a saúde financeira da empresa.

Com a automação, é possível realizar tarefas fiscais de forma mais rápida e precisa, sem a necessidade de intervenção humana em cada etapa do processo. Isso significa que a empresa pode economizar tempo e recursos, além de reduzir os custos com horas extras dos profissionais e aprimorar a eficiência operacional.

Agora que você já sabe a diferença entre automação ou automatização e conhece as soluções da Dootax, que tal bater um papo com nossos especialistas e entender melhor como elas funcionam?

Visited 1.491 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?