BPO fiscal aliado à automação: o segredo para tornar a área de tax mais estratégica

Por:
4 minutos de leitura
BPO fiscal

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Com BPO fiscal e automação, sua área fiscal pode ser mais estratégica e alcançar o compliance. Descubra os benefícios dessa parceria de sucesso.

Deseja baixar o artigo em PDF?

A complexidade tributária do Brasil torna a gestão fiscal um verdadeiro desafio. Por conta disso, as empresas buscam opções que tornem mais eficientes as rotinas fiscais e explorem o potencial estratégico da área de tax. E o BPO fiscal aliado à automação pode ser a solução para esses desafios.

Segundo um levantamento do IBPT, as empresas brasileiras gastam em torno de R$ 181 bilhões por ano com burocracia tributária. Além disso, precisam seguir o que consta em mais de 4,6 mil normas para ficar em dia com as obrigações.

Com tantos processos demandando atenção dos profissionais da área fiscal, as empresas encontraram um aliado e tanto: o BPO (Business Process Outsourcing). Essa prática de contratar uma empresa para cuidar de atividades que não fazem parte do seu core business vem ganhando força em várias áreas. No setor fiscal, não seria diferente.

Quando o BPO fiscal é usado em conjunto com a automação, ele proporciona uma grande economia de tempo, além de reduzir custos. Confira mais informações ao longo deste artigo!

O que é o BPO fiscal?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing – ou terceirização de processos de negócio. Esse termo é usado para se referir ao método de subcontratação de operações relacionadas ao negócio. Quando essa terceirização é aplicada à área de tax, recebe o nome de BPO fiscal.

Ao longo dos últimos anos, a área de tax vem sofrendo muitas transformações. Até algum tempo atrás, os profissionais da área fiscal eram responsáveis pela rotina fiscal, apuração de tributos e entrega das obrigações. Hoje, eles são profissionais estratégicos.

Ou seja, a equipe de especialistas da área fiscal pode fazer estudos tributários e contribuir em diversos setores dentro da empresa. É possível auxiliar em decisões junto ao setor comercial, avaliação dos planos de expansão, criação de produtos, entre muitas outras.

Porém, exercer esse papel estratégico com tantas obrigações legais para cumprir é um desafio. O BPO fiscal pode ser implementado juntamente para liberar os profissionais dos processos que demandam tempo e focar em gerar mais valor.

O papel do BPO fiscal em uma empresa

Existem muitos serviços que podem ser terceirizados com o BPO fiscal. Veja só os principais:

  • Apuração e recolhimento de tributos;
  • Organização de dados exigidos pela fiscalização;
  • Atualização em relação às mudanças na legislação fiscal e tributária;
  • Gestão dos documentos fiscais;
  • Entrega das declarações do SPED fiscal e contábil;
  • Entre muitas outras atividades.

Ao tirar esses processos da equipe interna, são diversos os benefícios que podem ser observados:

Redução de custos

A organização pode diminuir os seus custos ao optar pelo BPO fiscal. Em vez de manter a equipe interna e a estrutura para fazer todas as rotinas fiscais, esses serviços ficam nas mãos de uma empresa parceira especializada.

Além da redução dos gastos com a execução dos serviços, também é possível mitigar o risco de não cumprir suas obrigações legais – garantindo o compliance fiscal.

Facilidade na escalabilidade

Aumentar ou diminuir a escala rapidamente é a segunda vantagem do BPO fiscal. Conforme as operações variam, pode ser necessário contratar mais pessoas. Ou, então, os profissionais contratados podem ficar ociosos.

Essas são situações que podem atrasar o crescimento da empresa e aumentar os custos. Porém, o BPO fiscal permite que a demanda seja atendida de forma plena independentemente do seu volume – e os custos ficam proporcionais.

Atuação estratégica da equipe interna

A área de tax possui um papel crucial nas atividades de diversos setores de uma organização, atuando como um braço estratégico nas tomadas de decisão. Sem ficar presos nos processos manuais, os profissionais fiscais podem expandir essa atuação para gerar mais valor internamente.

Redução da rotatividade de pessoal

A terceirização dos processos manuais e repetitivos do setor fiscal pode acabar com problemas de rotatividade. Ao alocar os profissionais em atividades de teor estratégico mais dinâmicas e importantes, eles ficam mais motivados e conseguem visualizar os resultados do seu empenho no sucesso do negócio.

BPO fiscal e automação

Automação: uma grande aliada do BPO fiscal

Muitos gestores podem pensar que o BPO fiscal e a automação disputam lugar dentro de uma organização. Mas a verdade é bem diferente: essas duas ferramentas são grandes aliadas para gerar os melhores resultados.

É perfeitamente possível integrar o BPO fiscal com ferramentas de RPA fiscal para obter os benefícios de ambos. Na prática, elas funcionam em conjunto para maximizar a produtividade do departamento fiscal. Trata-se de uma relação em que todos saem ganhando – especialmente a equipe de tax da sua empresa!

Explore os benefícios do BPO fiscal e da automação

Você já conhecia todo o potencial do BPO fiscal aliado à automação? Essas duas estratégias podem funcionar muito bem em conjunto para elevar a eficiência nas rotinas fiscais das organizações.

É possível levar todos esses benefícios para a sua empresa com BPO fiscal da Certacon e as ferramentas de automação fiscal da Dootax. Essa combinação certamente pode maximizar os resultados da área fiscal e torná-la mais estratégica.

Quer saber mais? Assista à nossa Resenha Fiscal sobre o assunto e descubra como essa parceria de sucesso pode aumentar a eficiência e compliance da sua área fiscal.

Visited 69 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?