Nota Fiscal de Serviços: pensou em automatizar?

Por:
4 minutos de leitura
nota fiscal de serviços

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Nota fiscal de serviços é a versão digital da nota emitida por empresas que prestam serviços. Neste artigo veremos razões para automatizá-la.

Fazer a emissão da nota fiscal de serviços após cada prestação de serviço realizada pode tomar um tempo precioso do departamento fiscal, não é? Para as empresas que possuem um grande volume de transações diárias, essa se torna uma preocupação constante – criando um fluxo interminável de trabalho.

Por outro lado, automatizar a nota fiscal de serviços é a solução encontrada por muitas organizações para otimizar o seu desempenho. Trata-se de uma maneira eficiente de obter vários benefícios: aumento da produtividade, redução de custos, diminuição das falhas, facilidade para alcançar o compliance fiscal, entre vários outros.

Neste artigo veremos por quais razões você deveria pensar em automatizar a nota fiscal de serviços. Confira.

Automatizar nota fiscal de serviços

O que é a nota fiscal de serviços?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a versão digital da nota fiscal emitida pelas empresas que prestam serviços. Na prática, estamos falando de um documento que surgiu para substituir a tradicional nota fiscal emitida em papel. O seu objetivo segue o mesmo: formalizar a prestação de serviço de uma empresa para o seu cliente.

O principal objetivo da NFS-e é simplificar os processos. Em vez de preencher todos os dados manualmente e entregar uma nota fiscal impressa, tornou-se possível transmitir esses dados em formato digital. Além disso, também ficou mais prático fazer o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) devido pela prestação dos serviços.

Por ter um formato digital, a NFS-e pode ser emitida com mais agilidade e precisão. Porém, a sua empresa não precisa depender da digitação manual das informações de cada nota fiscal de serviços. É possível automatizar esse processo para obter um desempenho ainda superior.

Nota fiscal de serviços
Exemplo de NFS-e (Créditos: Prefeitura de Recife)

Quais são os riscos da emissão manual?

As empresas que continuam apostando na emissão manual da nota fiscal estão correndo vários riscos que podem gerar impactos negativos. Veja quais são os principais deles:

  • Baixa produtividade. Um departamento fiscal que faz a emissão manual de suas notas fiscais gasta um tempo muito grande apenas realizando esse processo – diminuindo a sua capacidade de atender às outras demandas.
  • Informações incorretas. A emissão manual requer que um profissional digite cada uma das informações da nota fiscal. Isso abre margem para a inserção de dados incorretos em meio aos diversos documentos emitidos diariamente.
  • Confusão nos processos internos. As informações das notas fiscais eletrônicas podem ser usadas internamente para fins gerenciais, certo? Porém, os problemas da emissão manual também podem gerar uma confusão nesses processos internos.
  • Sonegação de impostos. A emissão da nota fiscal de serviço eletrônica é fundamental para o recolhimento do ISS, certo? Portanto, as dificuldades na emissão manual podem gerar uma dificuldade na apuração correta desse imposto.

Quando é a hora de automatizar?

Você ainda está em dúvida sobre automatizar a nota fiscal de serviços? Será que essa é realmente a hora de investir em automação das notas de serviços? Veja alguns fatores que podem indicar que você deveria automatizar esse processo:

  1. Você emite mais de 5 notas fiscais por dia. A emissão de 5 notas fiscais por dia representa um volume superior a 100 notas fiscais por mês. Ou seja, essa é uma demanda bastante alta para um departamento fiscal que faz a emissão de todos esses documentos manualmente.
  2. Você tem um funcionário apenas para emitir NFS-e. Se você precisa de um profissional apenas para emitir a nota fiscal, pode ser o momento de avaliar a contratação de uma solução digital para promover a automação. Afinal, os custos de um funcionário são muito altos – e seria possível alocar esse profissional em outras funções mais importantes e estratégicas.
  3. Você tem problemas no recolhimento de impostos. Você já enfrentou problemas no recolhimento de tributos pela ineficiência na emissão da nota fiscal de serviços? Seria possível resolver essas complicações com a automação dos processos.
  4. Você quer reduzir custos. Diminuir os gastos do departamento fiscal é um dos seus objetivos? Então automatizar a nota fiscal pode ajudá-lo a colocar isso em prática.
Quando é a hora de automatizar?
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Benefícios da automação

Automatizar a emissão da nota fiscal de serviços pode gerar inúmeros benefícios para a sua empresa. Confira os principais deles:

  • Aumento da produtividade do departamento fiscal
  • Redução das chances de erros e falhas humanas
  • Facilidade em alcançar o compliance fiscal
  • Recolhimento correto dos tributos devidos pela prestação de serviços
  • Integração das informações com outros sistemas internos
  • Segurança e tranquilidade para a empresa

Dootax: a solução para automatizar a nota fiscal de serviços

Você já conhecia todos os benefícios de automatizar a nota fiscal? Para colocar isso em prática, é preciso buscar uma plataforma digital que reúna os recursos que a sua empresa necessita e a Dootax pode ajudá-lo nessa missão de automatizar a emissão dos documentos fiscais e o recolhimento correto dos tributos.

Visited 1.080 times, 3 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na emissão de notas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min A segurança do programa emissor de nota fiscal é um dos principais fatores a se considerar na busca por uma solução. Conheça a opção ideal.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?