Automação NFS-e: por que realizá-la?

Por:
3 minutos de leitura
Automação NFS-e

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Deseja baixar o artigo em PDF?

A automação NFS-e permite que o processo de preenchimento e emissão das notas seja feita de maneira mais rápida. Saiba mais neste artigo.

A sua empresa já faz a automação NFS-e? Essa é uma forma que muitas organizações prestadoras de serviço encontraram de simplificar os processos no departamento fiscal – reduzindo custos e diminuindo os riscos.

Uma empresa que realiza diversas prestações de serviço diariamente gera um grande volume de processos para o departamento fiscal. Afinal, é preciso fazer a emissão da NFS-e para cada um desses serviços – o que requer a dedicação do tempo de diversos profissionais.

Porém, todo o processo de emissão da nota fiscal e recolhimento do ISS pode ser automatizado com auxílio da tecnologia. Neste artigo veremos por quais motivos você deveria investir nessa tendência.

automação de NFS-e

O que é NFS-e?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a versão digital da nota fiscal emitida pelas empresas que prestam serviços. Trata-se do documento que substitui a tradicional nota fiscal emitida em papel – que formaliza uma prestação de serviço entre a organização e seu cliente.

O principal objetivo por trás da criação da NFS-e foi simplificar os processos. Em vez de preencher todas as informações manualmente e entregar uma nota fiscal impressa, tornou-se possível transmitir esses dados em formato digital.

Além de facilitar a vida das empresas, o surgimento da NFS-e também gerou mais praticidade para o poder público – que simplificou o processo de recebimento desses documentos fiscais e pode fiscalizar com mais eficiência o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Uma outra possibilidade que surgiu com essa modernização da Nota Fiscal de Serviços foi a automação NFS-e. Por ser um documento digital, é possível explorar a tecnologia para auxiliar no momento do preenchimento das informações e transmissão para o poder público.

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Exemplo de NFSe (Créditos: Prefeitura do Rio de Janeiro)

Benefícios da NFS-e

A NFS-e surgiu para gerar mais praticidade e segurança – tanto para o contribuinte quanto para o poder público. E são vários os benefícios da sua utilização:

  • Redução de custos com papéis, impressão e armazenamento das notas fiscais.
  • Simplificação de processos tributários para as empresas prestadoras de serviço.
  • Diminuição das chances de erros no preenchimento e redução da necessidade de tarefas manuais repetitivas dentro do departamento fiscal.
  • Possibilidade de integração das informações com outras soluções que também utilizam dados em formato digital.
  • Aumento da segurança na realização das transações.
  • Possibilidade de automação de processos na emissão da NFS-e.
  • Facilidade e eficiência na fiscalização feita pelas prefeituras.

Por que investir na automação NFS-e?

Acabamos de ver como a simples existência da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica já gera vários benefícios para sua empresa. Porém, a automação NFS-e pode tornar a vida do departamento fiscal ainda mais fácil.

Veja alguns ótimos motivos para investir na automação NFS-e:

Ganho de tempo

via GIPHY

A automação NFS-e permite que o processo de preenchimento e emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica seja feita com o mínimo de intervenção humana. Isso significa que os profissionais do departamento fiscal precisam dedicar menos tempo a essas tarefas – podendo focar em outras atividades.

Redução dos erros

É natural que erros humanos aconteçam. Seja pela digitação de um número errado ou com o esquecimento de um prazo, nenhuma empresa está livre dessas situações. Porém, a automação NFS-e deixa as tarefas nas mãos de sistemas inteligentes que não cometem esses mesmos erros.

Eficiência no armazenamento

Uma plataforma que faz a automação NFS-e também facilita a guarda desses documentos fiscais – o que é ótimo para garantir o armazenamento pelo prazo mínimo previsto na legislação. Além disso, também se torna mais prático localizar os documentos necessários no dia a dia de trabalho.

Integração com outros sistemas

As informações das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas ficam armazenadas em formato digital e podem ser acessadas por outros sistemas que a sua empresa utiliza – como um ERP. Dessa forma, torna-se mais prático integrar informações de vários setores para aumentar a capacidade de tomada de decisão dos gestores.

Possibilidade do recolhimento automático do ISS

Além de emitir a NFS-e automaticamente, você também pode facilitar o recolhimento do ISS sobre os serviços prestados. Uma boa solução digital pode apurar o valor devido, emitir as guias de pagamento e fazer o recolhimento automático do ISS devido ao município.

via GIPHY

Dootax: a solução de automação NFS-e para sua empresa

Você ficou interessado na automação NFS-e? As soluções da Dootax podem ajudá-lo a simplificar a emissão desses documentos e a fazer o pagamento automático de todos os tributos federais, estaduais e municipais – incluindo o ISS.

Além disso, vários outros processos do departamento fiscal podem ser automatizados para que você perca menos tempo para alcançar o compliance fiscal.

Visited 392 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na emissão de notas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min A segurança do programa emissor de nota fiscal é um dos principais fatores a se considerar na busca por uma solução. Conheça a opção ideal.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?