A sua empresa já faz a automação NFS-e? Essa é uma forma que muitas organizações prestadoras de serviço encontraram de simplificar os processos no departamento fiscal – reduzindo custos e diminuindo os riscos.
Uma empresa que realiza diversas prestações de serviço diariamente gera um grande volume de processos para o departamento fiscal. Afinal, é preciso fazer a emissão da NFS-e para cada um desses serviços – o que requer a dedicação do tempo de diversos profissionais.
Porém, todo o processo de emissão da nota fiscal e recolhimento do ISS pode ser automatizado com auxílio da tecnologia. Neste artigo veremos por quais motivos você deveria investir nessa tendência.
O que é NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a versão digital da nota fiscal emitida pelas empresas que prestam serviços. Trata-se do documento que substitui a tradicional nota fiscal emitida em papel – que formaliza uma prestação de serviço entre a organização e seu cliente.
O principal objetivo por trás da criação da NFS-e foi simplificar os processos. Em vez de preencher todas as informações manualmente e entregar uma nota fiscal impressa, tornou-se possível transmitir esses dados em formato digital.
Além de facilitar a vida das empresas, o surgimento da NFS-e também gerou mais praticidade para o poder público – que simplificou o processo de recebimento desses documentos fiscais e pode fiscalizar com mais eficiência o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Uma outra possibilidade que surgiu com essa modernização da Nota Fiscal de Serviços foi a automação NFS-e. Por ser um documento digital, é possível explorar a tecnologia para auxiliar no momento do preenchimento das informações e transmissão para o poder público.
Benefícios da NFS-e
A NFS-e surgiu para gerar mais praticidade e segurança – tanto para o contribuinte quanto para o poder público. E são vários os benefícios da sua utilização:
- Redução de custos com papéis, impressão e armazenamento das notas fiscais.
- Simplificação de processos tributários para as empresas prestadoras de serviço.
- Diminuição das chances de erros no preenchimento e redução da necessidade de tarefas manuais repetitivas dentro do departamento fiscal.
- Possibilidade de integração das informações com outras soluções que também utilizam dados em formato digital.
- Aumento da segurança na realização das transações.
- Possibilidade de automação de processos na emissão da NFS-e.
- Facilidade e eficiência na fiscalização feita pelas prefeituras.
Por que investir na automação NFS-e?
Acabamos de ver como a simples existência da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica já gera vários benefícios para sua empresa. Porém, a automação NFS-e pode tornar a vida do departamento fiscal ainda mais fácil.
Veja alguns ótimos motivos para investir na automação NFS-e:
Ganho de tempo
A automação NFS-e permite que o processo de preenchimento e emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica seja feita com o mínimo de intervenção humana. Isso significa que os profissionais do departamento fiscal precisam dedicar menos tempo a essas tarefas – podendo focar em outras atividades.
Redução dos erros
É natural que erros humanos aconteçam. Seja pela digitação de um número errado ou com o esquecimento de um prazo, nenhuma empresa está livre dessas situações. Porém, a automação NFS-e deixa as tarefas nas mãos de sistemas inteligentes que não cometem esses mesmos erros.
Eficiência no armazenamento
Uma plataforma que faz a automação NFS-e também facilita a guarda desses documentos fiscais – o que é ótimo para garantir o armazenamento pelo prazo mínimo previsto na legislação. Além disso, também se torna mais prático localizar os documentos necessários no dia a dia de trabalho.
Integração com outros sistemas
As informações das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas ficam armazenadas em formato digital e podem ser acessadas por outros sistemas que a sua empresa utiliza – como um ERP. Dessa forma, torna-se mais prático integrar informações de vários setores para aumentar a capacidade de tomada de decisão dos gestores.
Possibilidade do recolhimento automático do ISS
Além de emitir a NFS-e automaticamente, você também pode facilitar o recolhimento do ISS sobre os serviços prestados. Uma boa solução digital pode apurar o valor devido, emitir as guias de pagamento e fazer o recolhimento automático do ISS devido ao município.
Dootax: a solução de automação NFS-e para sua empresa
Você ficou interessado na automação NFS-e? As soluções da Dootax podem ajudá-lo a simplificar a emissão desses documentos e a fazer o pagamento automático de todos os tributos federais, estaduais e municipais – incluindo o ISS.
Além disso, vários outros processos do departamento fiscal podem ser automatizados para que você perca menos tempo para alcançar o compliance fiscal.