O setor de autopeças é muito promissor para as empresas brasileiras. Entretanto, o cumprimento das obrigações fiscais é um grande desafio por conta de toda a complexidade das exigências que afetam as organizações desse segmento.
A solução encontrada por muitas empresas para garantir o compliance fiscal no setor de autopeças é a automação fiscal. Com o uso da tecnologia, é possível simplificar os processos, reduzir os riscos e ainda aumentar a produtividade das rotinas fiscais.
Quer descobrir quais são os benefícios da automação fiscal para o setor de autopeças? Confira ao longo deste artigo!
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As particularidades tributárias do setor de autopeças
Segundo uma pesquisa da KPMG, as vendas de peças e serviços para veículos devem começar uma retomada em 2022 e recuperar os altos níveis anteriores até 2024. Ou seja, estamos em um momento de crescimento para esse mercado – e várias oportunidades surgem com isso.
Entretanto, o crescimento dessas empresas deve ser acompanhada de um bom acompanhamento tributário. São várias as exigências do Fisco que devem ser seguidas, e o aumento no volume de vendas torna os processos internos ainda mais complexos.
A realidade tributária do setor de autopeças possui várias particularidades. A principal delas é a existências de produtos sujeitos à tributação monofásica – que é um regime tributário diferenciado de cobrança de PIS e COFINS. Isso requer a classificação correta das suas mercadorias e um bom planejamento tributário.
Benefícios da automação fiscal para as empresas do setor de autopeças
Para lidar com os desafios tributários, os departamentos fiscais das empresas do setor de autopeças apostam em uma tecnologia transformadora: o RPA fiscal. Com o uso das novas tecnologias, processos manuais dão lugar a processos automatizados e geram diversos benefícios no dia a dia de trabalho.
O Robotic Process Automation – RPA, quando empregado na área fiscal e tributária, refere-se à automação dos processos fiscais. A geração de guias para recolhimento de tributos, pagamento de impostos e o cumprimento das obrigações fiscais estão entre as atividades que podem ser executadas sem a necessidade de intervenção humana.
Na prática, são vários os benefícios que as empresas do setor de autopeças podem aproveitar ao incorporar a automação fiscal:
1. Maior produtividade
O processo de apuração de tributos, emissão das guias e seu pagamento toma bastante tempo, certo? Ao usar a automação fiscal, esses processos podem ser realizados de forma automática – sem intervenção humana.
Com isso, a equipe do setor fiscal fica livre para realizar outras funções. Ou seja, cada uma das tarefas realizadas automaticamente por um software de automação gera um ganho de produtividade dentro do departamento fiscal.
2. Redução de custos
Você já efetuou um pagamento em duplicidade? Ou recolheu incorretamente um tributo? Essas são situações que levam a um gasto desnecessário e envolvem uma grande burocracia para conseguir “reverter”.
Um software de automação fiscal garante que as atividades manuais e repetitivas sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Por conta disso, também ocorre uma redução de falhas – garantindo que os processos sejam executados com precisão.
3. Armazenamento seguro dos documentos fiscais
Além de agilizar as rotinas do departamento fiscal, um software de automação fiscal também armazena todos os documentos e informações que circulam. Trata-se de uma maneira de garantir a segurança desses dados – além de facilitar o acesso para as pessoas autorizadas.
4. Garantia do compliance fiscal
Cumprir todas as obrigações fiscais é um dos grandes objetivos do setor de autopeças. Porém, esse é um exercício que envolve muitos fatores. E um software de automação fiscal pode ajudá-lo nessa missão.
Garantir o compliance fiscal é importante não apenas para minimizar gastos e manter a empresa em situação regular, mas também para a reputação da organização no mercado. Manter-se longe de complicações legais certamente tornará a marca mais atrativa para clientes, fornecedores e parceiros.
5. Ciclo de vendas mais ágil
Você já teve problemas com caminhões repletos de mercadorias parados em barreiras fiscais? Essa é uma complicação que pode ser causada por falhas na documentação necessária. Como consequência, ocorre um atraso nas entregas e todo o ciclo de vendas pode ser comprometido.
A emissão, pagamento e envio automático das guias evita caminhões parados na barreira e reduz o tempo de operação. Ou seja, um software de automação fiscal reduz drasticamente as chances de ter seus produtos parados por dias em postos fiscais.
Está pronto para investir na automação fiscal?
Vimos ao longo deste artigo como a automação fiscal pode se tornar uma grande aliada das empresas do setor de autopeças. Com o uso correto da tecnologia, torna-se possível lidar com toda a complexidade tributária com praticidade e eficiência. E a Dootax tem as soluções ideais para ajudar o seu negócio a otimizar as rotinas fiscais. Veja o que nossos clientes dizem:
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