A matéria sobre “RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal” foi divulgada em outros meios de comunicação, como Terra e Estadão.
Nada mais justo que divulgarmos também essa matéria em nosso próprio blog, certo? Confira abaixo a matéria na íntegra.
RPA fiscal: Os benefícios da modernização do setor fiscal
Os departamentos fiscais das empresas brasileiras foram invadidos por uma tecnologia transformadora: o RPA fiscal. Com o uso das novas tecnologias, processos manuais dão lugar a processos automatizados e geram diversos benefícios no dia a dia de trabalho.
O Robotic Process Automation – RPA se refere à robotização dos processos empresariais. A geração de guias para recolhimento de tributos, pagamento de impostos e o cumprimento das obrigações fiscais estão entre as atividades que podem ser executadas sem a necessidade de intervenção humana.
Com a aplicação dessas novas tendências, as empresas que estão atualizadas conseguem obter saltos no seu desempenho – gerando benefícios que impactam nos resultados de toda a organização.
Transformação digital no departamento fiscal
O mundo passa por uma grande transformação digital que gera impactos dentro das organizações brasileiras. Vários processos foram modernizados para melhorar o desempenho dos mais diversos setores de uma empresa.
Com o departamento fiscal não foi diferente. Os profissionais que lidam com as obrigações fiscais e recolhimentos de tributos da empresa podem aproveitar essa tendência tecnológica para automatizar os processos internos. Trata-se de uma nova realidade que deixa as tarefas repetitivas nas mãos das máquinas e utiliza os profissionais da contabilidade para atividades mais estratégicas.
Benefícios do RPA Fiscal
Como você deve imaginar, a robotização das rotinas fiscais gera diversos benefícios para o departamento fiscal de uma organização. Veja os principais benefícios da automação promovida pelo RPA Fiscal:
- Aumento da produtividade do setor. Com a utilização da automação fiscal, é possível reduzir em até 85% o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas – como a emissão de guias para pagamento ou o cálculo de todos os tributos devidos.
- Compliance fiscal. Compliance fiscal é o cumprimento de todas as normas, políticas e diretrizes relacionadas às obrigações fiscais. Com um RPA Fiscal as chances de erros são reduzidas e você pode garantir que todas as obrigações realmente estão sendo cumpridas.
- Eficiência no pagamento de tributos. Uma das principais rotinas do departamento fiscal é a apuração e pagamento de tributos, certo? A automação fiscal permitiu o surgimento de soluções que apuram e realizam o pagamento dos tributos de forma automática – como o Dootax Pagamento de Tributos.
- Redução de custos com mão de obra. Com a possibilidade de realizar várias atividades de forma automática, o departamento fiscal necessita de menos mão de obra para a execução das rotinas. Além disso, a força de trabalho pode ser alocada em atividades de viés estratégico para gerar ainda mais qualidade ao serviço.
- Integração de informações. Os dados gerados com as ferramentas de automação fiscal podem ser integrados com outras ferramentas utilizadas pelo restante da organização para gerar informações ainda mais úteis.
- Auxílio na gestão da empresa. Com o fácil acesso às informações do departamento fiscal, o RPA Fiscal também contribui com informações úteis para os gestores da empresa.
Gostou de saber o que o RPA fiscal pode fazer por sua empresa? Continue a visita em nosso blog e saiba tudo sobre a plataforma de automação fiscal da Dootax.