Nos dias 15 e 16 de maio de 2018, ocorreu em São Paulo o 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED, organizado pela Confeb, um dos temas que a Dootax esteve presente é no debate: “Os profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?”.
Foram abordados os seguintes tópicos:
- Existirão tecnologias capazes de não precisar de nenhuma inteligência humana para operá-las?
- Conseguiremos utilizar a evolução da tecnologia a nosso favor e não contra nós?
- Quais são os efeitos desta nova revolução na economia?
Esse é um assunto que está nos trend topics do departamento fiscal. Com o avanço da tecnologia, o RPA (Robotic Process Automation) ficou muito mais acessível a todos, esse tema já foi abordado por diversos estudos e matérias publicadas, inclusive por grandes referências como a Gartner.
A Dootax, empresa focada no desenvolvimento de soluções fiscais com o intuito de facilitar o dia a dia do departamento fiscal, também embarcou nessa tecnologia e desenvolveu o RPA Fiscal para emissão e pagamento de Tributos.
Mas o que isso quer dizer?

Serão os profissionais da área tributária substituídos por máquinas e sistemas?
Nós da Dootax acreditamos que o capital humano deve efetivamente ser usado onde ele é insubstituível, na conferência ou análise mais aprofundada das questões tributárias ou nas questões estratégicas do negócio.
O trabalho manual e repetitivo, além de desmotivador, quando executado por humanos é passível de erro. Seja na digitação de um valor errado, ou simplesmente no esquecimento da execução do trabalho. Isso causa um risco muito grande para a empresa, muitas vezes gerando multa e juros.