Os profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?

Por:
2 minutos de leitura
debate LuisPessot

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Dia 16/05/2018 tivemos o debate: "Profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?" no fórum de gestão fiscal e SPED.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Nos dias 15 e 16 de maio de 2018, ocorreu em São Paulo o 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED, organizado pela Confeb, um dos temas que a Dootax esteve presente é no debate: “Os profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas e sistemas?”.

Foram abordados os seguintes tópicos:

  • Existirão tecnologias capazes de não precisar de nenhuma inteligência humana para operá-las?
  • Conseguiremos utilizar a evolução da tecnologia a nosso favor e não contra nós?
  • Quais são os efeitos desta nova revolução na economia?

Esse é um assunto que está nos trend topics do departamento fiscal. Com o avanço da tecnologia, o RPA (Robotic Process Automation) ficou muito mais acessível a todos, esse tema já foi abordado por diversos estudos e matérias publicadas, inclusive por grandes referências como a Gartner.

A Dootax, empresa focada no desenvolvimento de soluções fiscais com o intuito de facilitar o dia a dia do departamento fiscal, também embarcou nessa tecnologia e desenvolveu o RPA Fiscal para emissão e pagamento de Tributos.

Mas o que isso quer dizer?

Profissionais da área tributária serão substituídos por máquinas?
Foto por Tara Winstead/Pexels

Serão os profissionais da área tributária substituídos por máquinas e sistemas?

Nós da Dootax acreditamos que o capital humano deve efetivamente ser usado onde ele é insubstituível, na conferência ou análise mais aprofundada das questões tributárias ou nas questões estratégicas do negócio.

O trabalho manual e repetitivo, além de desmotivador, quando executado por humanos é passível de erro. Seja na digitação de um valor errado, ou simplesmente no esquecimento da execução do trabalho. Isso causa um risco muito grande para a empresa, muitas vezes gerando multa e juros.

Visited 78 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?