Pagamento de FGTS via Pix: automatize com a Dootax

Por:
3 minutos de leitura
Pagamento de FGTS

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

O pagamento de FGTS agora deve ser feito via Pix. Descubra como agilizar essa tarefa com automação fiscal, economizando tempo e dinheiro.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você sabia que agora o pagamento de FGTS deve ser feito via Pix? Esse foi o método escolhido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para proporcionar agilidade e facilidade ao processo – o que também beneficia os trabalhadores.

Essa é uma inovação que beneficia todas as partes: o poder público, trabalhadores e empresas. Mas é possível ganhar ainda mais eficiência ao automatizar o pagamento de FGTS.

Com o Dootax Pagamento de Tributos, sua empresa pode pagar o FGTS automaticamente. Quer entender melhor como essa tecnologia pode gerar benefícios? Confira ao longo deste artigo!

O que você precisa saber sobre o pagamento de FGTS via Pix?

O Pix causou uma verdadeira revolução nos pagamentos para os brasileiros, certo? Esse sistema de pagamento instantâneo estabelecido pelo Banco Central do Brasil permite a transferência segura de valores entre contas em poucos segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive em feriados e fins de semana.

Aproveitando-se desses benefícios, o Ministério do Trabalho e Emprego migrou o pagamento de FGTS para o Pix. Com isso, as guias de pagamento – que podem ser emitidas no portal do FGTS Digital ou no eSocial – podem ser pagas por um QR Code ou pela opção de copiar e colar o código.

Por outro lado, o pagamento de FGTS não poderá mais ser realizado com dinheiro em espécie. Ou seja, é preciso efetuar o recolhimento por meio de sistemas disponibilizados pelo banco ou agente financeiro.

Na prática, esse processo simplificado pelo Pix otimiza o processo de individualização na conta do trabalhador e facilita a rotina dos profissionais do setor financeiro. Pagamento de FGTS

Benefícios de automatizar o pagamento de FGTS

Acabamos de ver como o pagamento de FGTS via Pix pode gerar vários benefícios. Porém, esses benefícios são ainda maiores com a automação do processo de recolhimento.

Em vez de fazer o cálculo, emissão de guias e pagamento – via Pix – manualmente, é possível deixar essas tarefas nas mãos de soluções digitais. Com isso, são várias as vantagens que podem ser aproveitadas:

  • Redução de erros. Automatizar o processo de pagamento do FGTS elimina a possibilidade de erros humanos, como dados incorretos ou duplicidades, garantindo precisão nos registros e evitando multas por equívocos no pagamento.
  • Economia de tempo. Com a automação, os profissionais da área fiscal não precisam mais dedicar tempo significativo para realizar a emissão e pagamento do FGTS. Isso permite que eles se concentrem em outras tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado para a empresa.
  • Cumprimento de prazos. Automatizar o pagamento do FGTS ajuda a garantir que os prazos legais estabelecidos sejam cumpridos de forma consistente, evitando possíveis penalidades e ações legais contra a empresa.
  • Conformidade regulatória. A automação do pagamento de FGTS ajuda a garantir a conformidade com as regulamentações fiscais e trabalhistas do Brasil, uma vez que as regras são aplicadas de forma consistente e sem margem para interpretações subjetivas.
  • Facilidade de auditoria. Com os pagamentos automatizados, os documentos relacionados ao FGTS são mais organizados e facilmente acessíveis, facilitando processos de auditoria interna e externa, caso sejam necessários.
  • Redução de custos. A automação do recolhimento de FGTS resulta em economia de custos, principalmente devido à redução de erros, multas e horas de trabalho dedicadas ao processo manual.

Dootax Pagamento de Tributos: sua ferramenta para pagar FGTS automaticamente

Cansou de desperdício de tempo com o recolhimento manual de FGTS? Deixe nossos robôs cuidarem dessa tarefa para você.

O Dootax Pagamento de Tributos já automatiza o pagamento do FGTS via Pix. Com essa solução, é possível automatizar o processo completo de recolhimento, configurar notificações e tarefas agendadas.

Diga adeus a:

  • Tarefas repetitivas e demoradas;
  • Erros de digitação;
  • Risco de multas, juros e duplicidades.

E por que automatizar?

  • Produtividade. Sua equipe focada em tarefas mais estratégicas.
  • Agilidade. Processos mais rápidos e eficientes.
  • Compliance. Tranquilidade de estar sempre em dia com as obrigações.

Confira os diferenciais da solução:

  • Automação de ponta a ponta, da emissão ao pagamento;
  • Grande diversidade de documentos de arrecadação;
  • Integração com todos os bancos e principais ERPs;
  • Múltiplas formas de pagamento;
  • Controle de permissões de usuários;
  • Plataforma com criptografia de dados e Single Sign-On;
  • Onboarding ágil e humanizado.

Quer fazer o pagamento do FGTS via Pix automaticamente? Entre em contato com a gente e agende uma demonstração da solução.

Visited 99 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como emitir e pagar guias tributárias de forma ágil e 100% automática

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Agilize processos
e reduza custos
com o Dootax
Pagamento de Tributos