A oferta de soluções “na nuvem” (cloud-based) é tradicionalmente reconhecida como um dos fatores que aproxima as pequenas e médias empresas, das grandes – quando não imensas – corporações. Os serviços na nuvem possibilitam que as PME briguem num campo de batalha mais justo, porque reduzem o custo inicial de aquisição de softwares e permite que o investimento seja pulverizado ao longo do tempo.
Mas não é essa a única vantagem da “nuvem”! Mesmo as grandes corporações estão de olho em outras vantagens das soluções cloud-based e em seu tripé de benefícios:
Escala – Quando sua solução está na nuvem, o limite de processamento tende ao infinito. Big Data é o assunto do momento, e exemplos de escalabilidade como o Netflix seriam inimagináveis se dependêssemos de hardware próprio.
Onipresença – Soluções cloud-based podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer tempo. Certamente você ainda encontra empresas onde é preciso uma VPN para ter acesso ao “web”mail, mas se depender da nuvem, essas serão empresas do passado.
Foco no usuário – Soluções na nuvem estão intimamente ligadas ao modelo SaaS – Software as a Service, e isso indica que o foco das aplicações é sempre o serviço que ela entrega. Para proporcionar a melhor experiência ao usuário, é imprescindível abstrair das preocupações com hardware/estrutura/linguagem e etc.
Em resumo, cada vez mais as soluções cloud-based passam a ser alvo das grandes empresas, porque para determinadas tarefas, a nuvem oferece o melhor custo-benefício em relação as soluções on-premise. As preocupações com segurança, privacidade e controle das informações internas permanecem latentes em todas as corporações, mas sabemos que hoje a nuvem já é uma opção possível e às vezes, imbatível.