Blog

Automação para e-commerce

Tempo de leitura: 3 minutos

Em um dia normal, uma loja virtual tem dezenas de atividades para realizar. Do controle de estoque ao marketing e pagamentos, parece quase impossível ficar no controle de todos os aspectos da sua loja sem utilizar a automação para e-commerce.

Além disso, o cenário digital está crescendo e evoluindo a cada dia. Um e-commerce que deseja se manter competitivo precisa se manter atualizado com as últimas tendências e agir com rapidez. E a automação para e-commerce certamente está entre essas tendências.

Além das várias tarefas que precisam ser concluídas em um dia, os proprietários de lojas de comércio eletrônico têm um problema urgente que eles lutam para resolver: simplificar os diferentes fluxos de trabalho que precisam ser executados manualmente. Com a automação para e-commerce, toda a gestão da empresa é otimizada – gerando melhorias em todos os setores.

Quer conhecer melhor os benefícios da automação para e-commerce? Confira a seguir!

Emitir guias

O que é automação para e-commerce?

De forma bem direta, a automação para e-commerce permite converter diferentes tarefas e processos manuais em trabalho automático. Por exemplo, em vez de atualizar os controles de estoque manualmente sempre que é efetuada uma compra ou venda, é possível garantir que esse processo seja feito automaticamente por um sistema digital.

Seja gerenciando seu estoque, automatizando sua contabilidade ou executando campanhas de e-mail marketing, a automação para e-commerce é necessária em todas as etapas. À medida que a força de trabalho evolui para se concentrar nas partes mais importantes do crescimento do seu negócio, você pode automatizar os fluxos de trabalho mundanos que geralmente são executados manualmente.

Benefícios da automação para e-commerce

Muitas empresas de comércio eletrônico lutam para gerenciar suas tarefas diárias. A automação do fluxo de trabalho no comércio eletrônico pode ajudá-lo a otimizar essas tarefas e as torna fáceis de executar, aumentando a produtividade.

Mas, além de aumentar a produtividade, a automação para e-commerce gera diversos outros benefícios. Aqui estão os principais deles:

  • Redução de erros. Os fluxos de trabalho automatizados eliminam a necessidade de entradas manuais, o que resulta na redução de erros causados por humanos.
  • Eliminação de riscos. Um pequeno erro humano pode ter consequências drásticas. Já os fluxos de trabalho automatizados não erram, eliminando assim os riscos.
  • Aumento da produtividade. Se você automatizar seus trabalhos demorados, você economizará muito tempo que poderá usar para se concentrar em outras coisas.
  • Redução de custos. Esforços manuais geram gastos. Você precisa contratar mais mão de obra, treiná-los para seus trabalhos específicos. Mas com a automação, você pode executar suas tarefas existentes com recursos limitados. Isso economiza dinheiro.
  • Facilidade no monitoramento de dados. Muitas ferramentas de automação fornecem relatórios, gráficos e tabelas fáceis de entender. Com esse recurso, torna-se mais fácil identificar falhas e corrigi-las.
  • Simplificação do gerenciamento de tarefas. A automação para e-commerce resulta em um melhor gerenciamento de tarefas. Ao simplificar o fluxo de trabalho e centralizar os dados, todos os processos podem ser realizados com mais eficiência.
Automação para e-commerce
Fundo foto criado por snowing – br.freepik.com

Quais tarefas podem ser automatizadas?

A automação para e-commerce pode ser aplicada em toda estrutura da empresa. Para facilitar esse entendimento, vamos analisar quais tarefas podem ser automatizadas:

Marketing

  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Publicação de conteúdos no blog
  • Monitoramento do tráfego no site
  • Ações de remarketing
  • Registro das atividades dos usuários

Suporte ao cliente

  • Atendimento ao cliente com uso de chatbots
  • E-mails automáticos
  • FAQ interativo

Tarefas administrativas

  • Realização de backups de arquivos
  • Gerenciamento dos fluxos de trabalho
  • Recrutamento e contratação
  • Controle do estoque
  • Rastreamento de entregas de produto
  • Integração entre processos

Tarefas financeiras

  • Lembretes de pagamento ao cliente
  • Fluxos de caixa da empresa
  • Folha de pagamento
  • Emissão e gerenciamento de notas fiscais
  • Pagamento de contas
  • Pagamento de tributos

Entre tantas atividades que podem ser automatizadas, é importante destacar a automação do pagamento de tributos. Afinal, as rotinas tributárias de um e-commerce podem tomar um tempo precioso, não é? Cada operação de venda realizada gera obrigações relacionadas ao pagamento de impostos e obrigações acessórias.

Para resolver isso, é possível utilizar uma solução que recolhe os tributos do seu e-commerce de forma automática. Com a Dootax você consegue calcular e recolher automaticamente todos os tributos federais, estaduais e municipais. Além disso, vários outros processos do departamento fiscal podem ser automatizados para que você perca menos tempo para alcançar o compliance fiscal.

Você já conhecia a importância da automação para e-commerce? Quer conhecer melhor as funcionalidades do DOODoc Pagamento de Tributos? Então visite nossa página!

(Visited 6 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como a Dootax pode ajudar sua empresa a se preparar para a Black Friday?
Como a Dootax pode ajudar sua empresa a se preparar para a Black Friday?

Sua empresa está pronta para o aumento nas vendas? Saiba como as soluções da Dootax ajudam seu negócio a se preparar para a Black Friday.

Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros
Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros

Saiba como realizar a Manifestação de Destinatário de maneira prática e sem erros e garanta a segurança de sua empresa.

Tax Transformation: saiba tudo sobre essa tendência
Tax Transformation: saiba tudo sobre essa tendência

Você já ouviu falar em Tax Transformation? Neste conteúdo você descobre tudo sobre esse conceito tão relevante para a área tributária.

Escritórios