Os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) surgiram com o propósito de incentivar áreas diferentes dentro de uma empresa a executar o trabalho de forma alinhada e centralizada. Com a transformação digital, eles continuaram a se desenvolver, adotando novas tecnologias que aumentam a eficiência das operações.
Segundo a Pesquisa Global de Serviços Compartilhados (2019), 80% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) que implementaram a automação de processos tiveram uma economia de até 20%. Devido ao sucesso dos CSCs, as empresas tendem a expandir o escopo das iniciativas de serviços compartilhados, integrando cada vez mais processos baseados em conhecimento juntamente com processos transacionais. Com a ascensão do Robotic Process Automation (RPA), a tecnologia digital se tornou um pilar central dos CSC.
O futuro parece brilhante para as empresas que têm sucesso na construção de seus CSCs e ainda mais para aquelas que optam por digitalizá-los. A eficiência de processos aprimorada e os custos reduzidos fornecem melhor valor para o negócio e se tornam uma vantagem competitiva no mercado.
Quer entender melhor o impacto da transformação digital para os Centros de Serviços Compartilhados (CSC)? Confira logo a seguir!
Ao levar a transformação digital para os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), as organizações conseguem contornar diversos problemas que afetam sua eficiência. Confira, a seguir, os principais.
Um fator importante que afeta negativamente a eficiência do CSC é a falta de compreensão dos processos de ponta a ponta. À medida que as equipes recebem a lista de tarefas, elas não podem vê-la no contexto de todo o processo e das responsabilidades de outras equipes cooperantes. Na maioria das vezes, eles são capazes de dizer quem é o fornecedor de solicitações, pedidos ou documentos financeiros sem ter conhecimento das etapas posteriores do processo e dos problemas com os quais outros funcionários lutam.
O trabalho diário apenas para “apagar incêndios” leva à perda de iniciativa para desafiar o status quo e sinalizar problemas. Essa prática afeta negativamente a produtividade dos processos e, consequentemente, a satisfação do cliente.
Nos Centros de Serviços Compartilhados também se nota uma forte pressão na automação de processos, que é percebida como um meio para melhorar o trabalho, eliminar erros e reduzir custos. Muitas vezes esquecemos o fato de que, para que a automação traga os resultados esperados, ela deve ser aplicada a processos padronizados e funcionando corretamente. O problema surge quando a automação está sujeita a sistemas desestruturados e desordenados.
Outro fator importante que aumenta diretamente os custos operacionais, além de elevar o risco para a qualidade dos processos, é o alto índice de desgaste de funcionários. A equipe de gestão de CSC que luta com a pressão da redução contínua de custos obtém o efeito oposto como bônus – custos adicionais de recrutamento, treinamento, integração na empresa e processos.
Os desafios que acabamos de abordar podem ser superados estabelecendo processos automatizados desde o início. Com o uso das tecnologias certas, é possível alocar recursos com mais eficácia com base na demanda, equipando os clientes internos com análises para monitorar os custos dos serviços consumidos.
Confira as tecnologias mais adotadas no movimento de transformação digital do CSC:
Não é novidade que a gestão fiscal e tributária no Brasil é complexa. Afinal, somos um país campeão em burocracia. A solução para transformar o departamento fiscal do CSC é apostar em uma ferramenta de automação fiscal.
Com RPA, é possível ganhar agilidade e produtividade. Em vez de depender de processos manuais e suscetíveis a erros humanos, CSCs passam a alcançar um padrão de excelência. Isso inclui a possibilidade de pagar tributos, gerenciar CND, centralizar os DTE e muito mais.
Você já conhecia o impacto da transformação digital no CSC? Quer continuar aprendendo sobre a importância da automação na sua organização? Então, confira nosso artigo sobre automação fiscal para CSC!
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