3 minutos de leitura

Software de automação de GNRE

Por:
Você quer conhecer quais são as principais vantagens de investir em um software de automação de GNRE. Contamos tudo no nosso blog.
Software de automação de GNRE

Um software de automação de GNRE pode significar um grande salto de desempenho para as empresas brasileiras. Trata-se de uma tecnologia que simplifica a emissão e pagamento da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – aumentando a produtividade do departamento fiscal e reduzindo os riscos fiscais.

Com tantas obrigações contábeis e fiscais a serem seguidas pelas empresas brasileiras, todas as formas de aumentar a eficiência são bem-vindas, não é? O software de automação de GNRE certamente pode proporcionar diversos benefícios de grande valor.

Confira logo a seguir as principais vantagens de investir em um software de automação de GNRE!

Quem precisa emitir a GNRE?

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao estado e recolhidos em outra unidade da federação.

Trata-se de uma regra de partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que tem como objetivo recolher o imposto nos Estados de destino – facilitando a arrecadação.

Na prática, as empresas que precisam emitir a GNRE são aquelas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual.

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais

Problemas que ocorrem ao descumprir GNRE

Seja por falta de informações sobre a exigência ou dificuldades operacionais, muitas empresas deixam de fazer a emissão e recolhimento da GNRE. Porém, essa falha pode gerar consequências negativas.

Quando uma empresa não cumpre a exigência de emissão e/ou recolhimento da GNRE, o poder público interpreta como um tipo de sonegação fiscal. Como consequência, podem ser aplicadas punições severas.

Além disso, um lote de mercadorias que está em transporte sem o devido recolhimento da GNRE poderá ficar retida nas barreiras de fiscalização estaduais – causando mais custos e transtornos para a empresa.

Segundo a Cláusula Nona do Convênio Arrecadação 01/98, no caso do descumprimento do prazo de arrecadação da GNRE, o agente arrecadador infrator responderá, além da atualização monetária, calculada através do índice utilizado pela União para atualização dos seus créditos tributários, à multa de 2% ou 0,33% ao dia, o que for maior, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês ou fração de mês sobre o valor atualizado.

Por que usar um software de automação de GNRE?

Acabamos de conferir os principais riscos em não cumprir as exigências legais referentes à GNRE. Para evitar essas complicações e ganhar em eficiência no departamento fiscal, você pode utilizar um software de automação de GNRE.

Com o Gerador de GNRE da Dootax, você pode emitir e pagar GNRE automaticamente. Veja os principais benefícios dessa solução:

Agilidade na emissão

O emissor de GNRE da Dootax emite centenas de guias tributárias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.

Pagamento descomplicado

A Dootax envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Segurança

A solução da Dootax respeita as normas internacionais de segurança, com o uso de avançadas tecnologias para garantir a proteção de todos os usuários, seguindo as melhores práticas da internet. Por isso, seus dados são protegidos e criptografados.

Elimine erros humanos

Chega de multas! Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados. Afinal, as rotinas de emissão e arrecadação ficarão nas mãos de uma tecnologia precisa e eficiente.

Diminua FTEs (full-time equivalent)

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Ao usar o software de automação GNRE, você pode alocar as pessoas para funções mais estratégicas e deixar os robôs com o trabalho braçal.

Caminhão barrado nunca mais

Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Garanta a fluidez da sua logística automatizando a GNRE.

Comece a automatizar GNRE com a Dootax!

A Dootax faz a emissão e o pagamento da guia nacional de recolhimento tributário de modo totalmente automático.

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Você já conhecia todos os benefícios de um software de automação ode GNRE? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções da Dootax? Visite nossa página e obtenha 30 dias grátis para testar!

(Visited 52 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo - Dootax | Topo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Automação Fiscal
Compliance
Destaque
Gestão fiscal
Novidades da Dootax
Tributação