Software de automação de GNRE

Por:
3 minutos de leitura
Software de automação de GNRE

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você quer conhecer quais são as principais vantagens de investir em um software de automação de GNRE. Contamos tudo no nosso blog.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Um software de automação de GNRE pode significar um grande salto de desempenho para as empresas brasileiras. Trata-se de uma tecnologia que simplifica a emissão e pagamento da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – aumentando a produtividade do departamento fiscal e reduzindo os riscos fiscais.

Com tantas obrigações contábeis e fiscais a serem seguidas pelas empresas brasileiras, todas as formas de aumentar a eficiência são bem-vindas, não é? O software de automação de GNRE certamente pode proporcionar diversos benefícios de grande valor.

Confira logo a seguir as principais vantagens de investir em um software de automação de GNRE!

Quem precisa emitir a GNRE?

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao estado e recolhidos em outra unidade da federação.

Trata-se de uma regra de partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que tem como objetivo recolher o imposto nos Estados de destino – facilitando a arrecadação.

Na prática, as empresas que precisam emitir a GNRE são aquelas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual.

Emitir GNRE
Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE

Problemas que ocorrem ao descumprir GNRE

Seja por falta de informações sobre a exigência ou dificuldades operacionais, muitas empresas deixam de fazer a emissão e recolhimento da GNRE. Porém, essa falha pode gerar consequências negativas.

Quando uma empresa não cumpre a exigência de emissão e/ou recolhimento da GNRE, o poder público interpreta como um tipo de sonegação fiscal. Como consequência, podem ser aplicadas punições severas.

Além disso, um lote de mercadorias que está em transporte sem o devido recolhimento da GNRE poderá ficar retida nas barreiras de fiscalização estaduais – causando mais custos e transtornos para a empresa.

Segundo a Cláusula Nona do Convênio Arrecadação 01/98, no caso do descumprimento do prazo de arrecadação da GNRE, o agente arrecadador infrator responderá, além da atualização monetária, calculada através do índice utilizado pela União para atualização dos seus créditos tributários, à multa de 2% ou 0,33% ao dia, o que for maior, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês ou fração de mês sobre o valor atualizado.

Por que usar um software de automação de GNRE?

Acabamos de conferir os principais riscos em não cumprir as exigências legais referentes à GNRE. Para evitar essas complicações e ganhar em eficiência no departamento fiscal, você pode utilizar um software de automação de GNRE.

Com o software de automação de GNRE da Dootax, você pode emitir e pagar guias tributárias automaticamente. Veja os principais benefícios dessa solução:

Agilidade na emissão

O emissor de GNRE da Dootax emite centenas de guias tributárias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.

Pagamento descomplicado

O software de automação de GNRE da Dootax envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Segurança

A solução da Dootax respeita as normas internacionais de segurança, com o uso de avançadas tecnologias para garantir a proteção de todos os usuários, seguindo as melhores práticas da internet. Por isso, seus dados são protegidos e criptografados.

Elimine erros humanos

Chega de multas! Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados. Afinal, as rotinas de emissão e arrecadação ficarão nas mãos de uma tecnologia precisa e eficiente.

Diminua FTEs (full-time equivalent)

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Ao usar o software de automação GNRE, você pode alocar as pessoas para funções mais estratégicas e deixar os robôs com o trabalho braçal.

Caminhão barrado nunca mais

Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Garanta a fluidez da sua logística automatizando a GNRE.

Comece a automatizar GNRE com a Dootax!

A Dootax faz a emissão e o pagamento da guia nacional de recolhimento tributário de modo totalmente automático.

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil
Visited 164 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como emitir e pagar guias tributárias de forma ágil e 100% automática

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Agilize processos
e reduza custos
com o Dootax
Pagamento de Tributos