Você já ouviu falar sobre Centro de Serviços Compartilhados (CSC)? Esse é um conceito que foi criado com objetivo de incentivar áreas diferentes dentro de uma empresa a executar o trabalho de forma alinhada e centralizada.
Esse intercâmbio entre os diversos departamentos pode trazer vários benefícios para uma organização. Com a consolidação de atividades transacionais em uma estrutura central, é possível promover reduções de custos, padronização dos processos e ganhos de escala.
Quer entender melhor como funciona e os benefícios do Centro de Serviços Compartilhados (CSC)? Então, continue a leitura!
Criado ainda na década de 70, nos Estados Unidos, o conceito Centro de Serviços Compartilhados (CSC) chegou ao Brasil nos anos 90. Inicialmente, o CSC funcionava como uma ferramenta integrada às empresas para a criação de estratégias para a gestão e a melhoria dos processos. Mas esse conceito vem evoluindo ao longo dos anos.
Na prática, um Centro de Serviços Compartilhados fica responsável por centralizar uma variedade de funções de apoio da empresa – que podem incluir finanças, contabilidade, transações de RH, serviços de TI, instalações, logística, transações de vendas, entre outras.
Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode ser implementado por vários motivos:
O uso de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) gera uma série de benefícios para as organizações. Veja os principais:
Leia também: Por que ter um software de gestão de tarefas fiscais no CSC?
Afinal, como implementar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) com sucesso? Confira algumas dicas importantes a seguir.
Isso é fundamental para o sucesso de qualquer Centro de Serviços Compartilhados (CSC). A operação deve ser vista como um negócio independente e, como tal, um plano de negócios detalhado deve ser preparado. Isso deve abordar questões sobre como os sistemas serão integrados e como os processos de negócios são harmonizados.
Para que um CSC seja efetivo, é fundamental que exista uma equipe produtiva e capacitada. Mas, mais do que isso, também é necessário um responsável para coordenar e inspirar essa equipe. Por isso, é importante selecionar um responsável por implementar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Ao implementar um CSC, você deve estar preparado para um período de transição. Dessa forma, é possível minimizar os impactos das mudanças e evitar ineficiências ao longo do processo. Além disso, é necessário garantir que o centro receba os recursos adequados.
Segundo a Pesquisa Global de Serviços Compartilhados (2019), tecnologias como cloud, ERP ou RPA foram empregadas por mais de 85% dos entrevistados. Além disso, 80% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) que implementaram a automação de processos tiveram uma economia de até 20%.
Ou seja, as tecnologias são cada vez mais importantes na padronização e automação de processos – gerando ganhos em eficiência, diminuição da burocracia e investimentos em setores estratégicos.
Um ótimo exemplo disso é o uso de uma solução de automação para os processos fiscais de uma organização. Em vez de depender de processos manuais e suscetíveis a erros humanos, é possível alcançar um padrão de excelência a partir de um RPA.
Você já conhecia o conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC)? Quer entender melhor como funciona a automação fiscal? Então, confira também o artigo “Como a robotização pode revolucionar a rotina fiscal do CSC?”. Boa leitura!
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