Como o gerenciador de DTE da Dootax pode agilizar seu trabalho?

Por:
4 minutos de leitura
gerenciador de DTe

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

O Dootax Caixa Postal Fiscal é o gerenciador de DTe da Dootax. Agilize seu trabalho e fique em dia com as comunicações do governo.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Sua empresa ainda não utiliza um gerenciador de DTE para agilizar o trabalho no departamento fiscal? Com o uso da tecnologia, torna-se possível automatizar diversos processos manuais e repetitivos – facilitando o alcance do compliance fiscal e aumentando a produtividade.

Muito ouvimos falar sobre a transformação digital, não é? Porém, é importante sair da teoria e aplicar esse conceito na prática. Já existem soluções completas para transformar o seu departamento fiscal e dar um salto de eficiência, e hoje você vai conhecer uma delas.

Neste artigo, vamos mostrar como um gerenciador de DTE pode agilizar seu trabalho. Acompanhe.

DTE comunicações extraviadas

O que é Domicílio Tributário Eletrônico?

O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) é uma plataforma criada pelo governo para servir como canal principal de comunicação entre o contribuinte e as mensagens e cobranças oficiais do governo.

Antes do surgimento do DTE, as cartas registradas eram a única forma de recebimento de intimações pelo contribuinte – gerando uma grande burocracia e tornando os processos muito lentos.

Com a migração dessa comunicação para o formato digital, o contribuinte pode ser intimado para apresentar defesas e tomar ciência de atos administrativos por meio de uma caixa postal disponível na internet.

A intimação realizada por meio do DTE pode ser realizada pelas Prefeituras, Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal – com o uso de plataformas diferentes para cada uma dessas esferas. O sigilo, a identificação, a autenticidade e a integridade dessas comunicações são garantidos com um controle do acesso com base na autorização dos usuários com certificação digital.

Entretanto, toda agilidade proporcionada pelo DTE tem um contraponto: a presunção de conhecimento dos fatos. Após o credenciamento do contribuinte no sistema, os prazos processuais começam a correr a partir do envio da intimação em formato digital – mesmo que o contribuinte não acesse a mensagem e não tenha conhecimento sobre o seu conteúdo.

Ou seja, é preciso ficar muito atento para não perder os prazos recursais por conta dessa presunção de conhecimento dos fatos. A partir do momento da disponibilização da comunicação pela autoridade tributária, o prazo começará a fluir em 15 dias no caso da Receita Federal (DTE). Já para as esferas estaduais e municipais é necessário consultar como funciona a fluência dos prazos.

DTE perder prazo

O papel do gerenciador de DTE

Você quer garantir o acesso às notificações do DTE no momento em que forem enviadas? Ou, então, quer aumentar a eficiência no controle dessas intimações? O segredo está no uso de um gerenciador de DTE.

Estamos falando de uma tecnologia baseada na robotização de processos (RPA) – que permite que tarefas repetitivas passem a ser executadas por robôs. Com base em atividades de baixa complexidade, como a assimilação de informações e preenchimento automático de formulários, esses robôs podem ficar encarregados de diversas rotinas dentro de um setor fiscal.

O monitoramento do recebimento de DTE é uma tarefa repetitiva e sempre com as mesmas variáveis, certo? Portanto, esse é um processo que pode ser facilmente substituído por um software gerenciador de DTE.

A grande vantagem de consultar DTE automaticamente é a confiança e segurança na execução das tarefas realizadas por um robô. O profissional que ficava responsável por gerenciar DTE pode ser alocado para desenvolver uma atividade mais estratégica na organização, trazendo vantagens competitivas e benefícios.

gerenciador de DTE
Foto de Corinne Kutz/Unsplash

Conheça o gerenciador de DTE da Dootax

Você ficou interessado no uso de um sistema gerenciador de DTE? Então precisa conhecer o Dootax Caixa Postal Fiscal. Trata-se de uma solução de RPA que permite a centralização dos Domicílios Tributários Eletrônicos e simplificação do acesso entre o Fisco e o seu negócio.

Para quem tem muitos DTEs, estar atualizado com todas as notificações do governo é trabalhoso. Com o Dootax Caixa Postal Fiscal, sua empresa gerencia diversos DTEs com organização, agilidade e segurança. Confira os principais recursos e diferenciais da ferramenta:

  • Gestão de caixas postais federais, estaduais e dos principais municípios;
  • Integração nativa com a solução Dootax Gestão de Tarefas Fiscais;
  • Leitura de mensagens sem dar ciência, nas caixas postais que permitem;
  • Configuração de tarefas agendadas;
  • Geração de relatórios exportáveis;
  • Alertas de notificações importantes;
  • Monitoramento de conta corrente federal e estadual (serviço adicional).

Com a plataforma da Dootax, a segurança dos seus dados é garantida por meio de vários recursos, como Single Sign-On, backups automatizados e criptografia de dados em repouso. Além disso, nossa equipe oferece um onboarding ágil e suporte humanizado com SLA e opção 24/7.

Agora que você já sabe tudo o que um gerenciador de DTE pode fazer pela sua empresa, o que acha de dar o próximo passo? Solicite uma demonstração da solução da Dootax.

DTE compliance fiscal
Visited 1.004 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na gestão dos DTEs?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como centralizar os DTEs e simplificar o acesso da sua empresa ao Fisco

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Centralize mensagens
e elimine riscos
com o Dootax
Caixa Postal Fiscal