Como gerenciar CND automaticamente?

Por:
3 minutos de leitura
como gerenciar cnd automaticamente

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Ao invés de perder tempo para emitir certidões negativas e enviá-las manualmente, aprenda aqui a como gerenciar CND automaticamente.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Como gerenciar CND automaticamente? Essa certamente é uma dúvida comum entre os gestores do departamento fiscal e tributário – que precisam lidar com várias horas de trabalho perdidas todas as semanas somente para emissão e envio de Certidões Negativas de Débitos.

Com o avanço da tecnologia, é possível automatizar todo esse processo e ter acesso a certidões negativas de diversas origens com poucos cliques. Trata-se de uma mudança necessária para aumentar a eficiência do setor fiscal e aproximar a organização do compliance fiscal e tributário.

Mas, afinal, como gerenciar CND automaticamente? Confira logo a seguir!

como gerenciar CND automaticamente
Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com

O que são as certidões negativas de débito?

A certidão negativa tem como função de comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não existem pendências financeiras ou processuais.

Trata-se de um documento que pode ser emitido por vários órgãos do governo – cada um com uma finalidade diferente. Dentro do departamento fiscal e tributário, destaca-se a certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União – que é emitida pela Receita Federal.

Na prática, diversas ações usuais para uma empresa exigem certidões negativas para serem realizadas: abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação, solicitar um empréstimo, entre outras.

Por conta disso, essa é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível fazer a emissão da certidão negativa via internet, cada tipo de certidão, como Certidão Negativa Estadual, Federal ou Municipal, tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.

Qual a importância de gerenciar CND com organização?

A gestão eficiente das Certidões Negativas de Débitos (CNDs) é vital para o sucesso de qualquer empresa. Esses documentos são provas cruciais da regularidade fiscal de uma organização perante os diversos entes federativos (União, estados e municípios), assim como para o INSS e o FGTS.

Ter essas certidões em dia significa que a empresa está em dia com suas obrigações tributárias, o que é um fator-chave não só para a manutenção de operações diárias, mas também na hora de participar de licitações ou buscar financiamentos.

Um controle manual e ineficiente das CNDs, por outro lado, pode levar a vários riscos para a empresa. Em primeiro lugar, existe a possibilidade de uma certidão expirar sem que a empresa perceba, resultando em restrições imprevistas, possivelmente em momentos críticos. Além disso, gerenciar CND na mão muitas vezes pode resultar em erros humanos.

Como gerenciar CND automaticamente?

Quem é profissional da área fiscal sabe que precisa se preocupar com inúmeras tarefas no dia a dia, inclusive gerenciar as certidões de débito.

Esse cenário fica ainda mais complicado quando uma empresa precisa emitir certidões, perdendo horas e tendo que acessar uma infinidade de sites manualmente. É um processo repetitivo e que demanda tempo valioso do seu departamento fiscal e tributário.

Felizmente, é possível simplificar esta tarefa através da tecnologia e gerenciar CND automaticamente.

A automação da gestão de Certidões Negativas de Débitos (CNDs) traz consigo uma série de benefícios, otimizando e simplificando o processo. O uso do RPA (Robotic Process Automation) fiscal nesse contexto permite que as empresas automatizem o controle, a emissão e a renovação desses documentos, reduzindo o tempo e esforço despendidos em tarefas manuais e propensas a erros.

Com o RPA fiscal, os processos de emitir e gerar CND se tornam mais ágeis e precisos. O software de automação se encarrega de buscar e monitorar as certidões constantemente, evitando a perda de prazos e garantindo a conformidade fiscal em tempo real. Além disso, o RPA contribui para uma melhor organização dos documentos, minimizando o risco de extravio e facilitando o acesso às informações.

Ao utilizar o RPA fiscal para gerenciar CND, as empresas poderão alocar seus recursos humanos para atividades de maior valor agregado e menos repetitivas, melhorando a eficiência e a produtividade do setor fiscal. Isso, por sua vez, resulta em economia financeira, uma vez que evita potenciais perdas de negócios ocasionadas pela falta de regularidade das certidões.

Dootax: gerencie CND automaticamente

Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa em um só lugar.

Ao usar o Dootax Gestão de Certidões, você pode ser avisado quando uma nova certidão positiva surgir. Além disso, acessar todas suas certidões em um único lugar e centralizar suas atividades para organizar melhor o dia a dia de trabalho do setor fiscal.

Agora que você já sabe como gerenciar CND automaticamente, o que acha de conhecer melhor a solução da Dootax? Saiba como agilizar seu trabalho com nosso software de CND.

Visited 723 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Descubra como colocar isso em prática.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?