Como gerenciar CND automaticamente? Essa certamente é uma dúvida comum entre os gestores do setor fiscal – que precisam lidar com várias horas de trabalho perdidas todas as semanas somente para emissão e envio de certidões negativas.
Com o avanço da tecnologia, é possível automatizar todo esse processo e ter acesso a certidões negativas de diversas origens com poucos cliques. Trata-se de uma mudança necessária para aumentar a eficiência do departamento fiscal e aproximar a organização do compliance.
Mas, afinal, como gerenciar CND automaticamente? Confira logo a seguir!
O que são as certidões negativas de débito?
A certidão negativa tem como função de comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não existem pendências financeiras ou processuais.
Trata-se de um documento que pode ser emitido por vários órgãos do governo – cada um com uma finalidade diferente. Dentro do departamento fiscal, destaca-se a certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União – que é emitida pela Receita Federal.
Na prática, diversas ações usuais para uma empresa exigem certidões negativas para serem realizadas: abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação, solicitar um empréstimo, entre outras.
Por conta disso, essa é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível fazer a emissão da certidão negativa via internet, cada tipo de certidão tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.
Como gerenciar CND automaticamente?
Quem é profissional da área fiscal sabe que precisa se preocupar com inúmeras tarefas no dia a dia, inclusive gerenciar as Certidões de Débito.
Esse cenário fica ainda mais complicado quando uma empresa precisa emitir certidões, perdendo horas e tendo que acessar uma infinidade de sites manualmente. É um processo repetitivo e que demanda tempo valioso do seu departamento fiscal.
Felizmente, é possível simplificar esta tarefa através da tecnologia. Com o DOOLivery Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa.
Ao usar o DOOLivery Gestão de Certidões, você pode ser avisado quando uma nova certidão positiva surgir. Além disso, acessar todas suas certidões em um único lugar e centralizar suas atividades para organizar melhor o dia a dia de trabalho do setor fiscal.
Em vez de perder tempo para emitir certidões negativas e enviá-las manualmente, todas as pessoas interessadas da sua empresa podem acessá-las facilmente. Isso agiliza não apenas o departamento fiscal, mas diversas outras atividades – como as atividades comerciais que precisam enviar certidões negativas para um novo cliente ou o processo de auditoria que demanda várias CNDs.

DOOLivery Gestão de Certidões: a solução de automação para CND
Agora já sabemos a resposta para a pegunta: como gerenciar CND automaticamente? Com o DOOLivery Gestão de Certidões!
Quer saber como o DOOLivery Gestão de Certidões desburocratiza seu trabalho? Confira aqui em 3 passos:
- Cadastro. A empresa faz o cadastro de sua matriz e filiais no sistema da Dootax.
- RPA de Certidões. O DOOLivery Gestão de Certidões acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões: Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de regularidade do FGTS, Certidões Negativa de Débito Estaduais e Municipais e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
- Integração única. Todas as Certidões recebidas são visualizadas em um único sistema, podendo o usuário criar notificações de novas Certidões, Certidões a vencer, vencidas dentre outras.
O DOOLivery é indicado para todas empresas que buscam mais agilidade, segurança e simplicidade!
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