Blog

Novo web service de distribuição de documentos fiscais eletrônicos

Tempo de leitura: 2 minutos

A Receita Federal do Brasil divulgou na última sexta-feira (23), através do portal nacional da NF-e, a Nota Técnica 002/2014, que apresenta o novo web service de distribuição de documentos fiscais eletrônicos.

Esse novo web service disponibilizará para os atores da NF-e informações e documentos fiscais eletrônicos de seu interesse, inclusive substituindo o serviço atual de Manifestação do Destinatário da NF-e.

A distribuição dos documentos será realizada para emitentes, destinatários, transportadores e terceiros informados no conteúdo da NF-e, conforme tabela abaixo:

distribuição de documentos fiscais eletrônicos
distribuição de documentos fiscais eletrônicos

Os prazos para a entrada em funcionamento são:

– Ambiente de Homologação (ambiente de testes das empresas): 15/09/2014;
– Ambiente de Produção: 06/10/2014;
– Desativação do Web Service NfeConsultaDest (atualmente utilizado para a Manifestação do Destinatário): 02/02/15.

Desde 2012, quando foi criada a figura da Manifestação do Destinatário no projeto da NF-e, as empresas tentam operacionalizar sistemicamente uma forma de ter acesso à todos os documentos emitidos contra o seu CNPJ, facilitando assim a escrituração de suas notas fiscais de entrada.

Mesmo com o web service de Manifestação do Destinatário no ar desde o final de 2012, pouquíssimas empresas conseguiram utilizá-lo com o objetivo de resgatar as notas emitidas contra seu CNPJ. Os motivos são variados, mas principalmente porque o serviço de Manifestação é bastante instável – o que o torna também pouco confiável – e porque somente estão acessíveis as notas emitidas (e integradas ao ambiente nacional da NF-e) nos últimos 15 dias.

Nesse novo web service de distribuição de documentos – cujo objetivo não é somente permitir a Manifestação, mas também disponibilizar o XML da NF-e para os demais contribuintes envolvidos na operação – as notas ficarão acessíveis pelo período mínimo de 3 meses, além de contar com uma nova arquitetura já revisada e livre das falhas que foram identificadas durante o desenvolvimento do serviço de Manifestação.

Que tal conhecer nossa solução de Manifestação do Destinatário e Repositório de Documentos Fiscais Eletrônicos? Nosso software monitora a SEFAZ, centraliza em um único portal todas as NFEs emitidas e recebidas e disponibiliza diversos relatórios para simplificar o gerenciamento de DFe da sua empresa.

(Visited 124 times, 2 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Thiago Souza

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Guerra Fiscal
Guerra Fiscal

Você sabe o que é Guerra fiscal? Quais os problemas dessa disputa pode trazer ao Brasil e como o governo vem trabalhando para evitar esse tipo de situação?

Entendendo a Substituição Tributária
Entendendo a Substituição Tributária

Afinal, o que é Substituição Tributária e quando ela se aplica? Neste artigo, você vai entender como funciona essa forma de contribuição.

Como empresas buscam Inovação no Nordeste
Como empresas buscam Inovação no Nordeste

Neste artigo vamos entender melhor como as empresas buscam inovação no Nordeste, uma região que se destaca cada vez mais.

Escritórios