Automação Fiscal

Como automatizar a emissão do DARE-SP?

O DARE-SP é o documento de arrecadação usado pelos contribuintes para o recolhimento de tributos e demais receitas públicas estaduais em São Paulo. Progressivamente, o DARE-SP está sendo adotado como substituto para as arrecadações de tributos feitas anteriormente através de GARE e GNRE.

Entretanto, mesmo com todo o processo de emissão e pagamento podendo ser realizado pela internet, é necessário investir muito tempo quando esses processos são feitos manualmente. É por isso que a automação é a solução adotada por muitas empresas que buscam otimizar o desempenho das rotinas fiscais.

Mas, afinal, como automatizar a emissão do DARE-SP? Descubra logo a seguir!

O que é o DARE-SP?

O DARE-SP – ou Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – é o documento usado para o pagamento de tributos e taxas estaduais no estado de São Paulo.

É importante destacar que o estado de São Paulo está passando por uma reformulação do ambiente de pagamento de tributos e taxas estaduais desde 2020. Com isso, a SEFAZ-SP vem progressivamente adotando o DARE-SP como substituto para a GARE e GNRE-SP.

O DARE-SP é composto, basicamente, de duas partes:

  • Documento Principal. Contém as principais informações referentes ao contribuinte que está recolhendo tributos e demais receitas públicas estaduais. Ele é usado para efetuar o pagamento junto à rede bancária e a via do contribuinte autenticada serve como comprovante de pagamento.
  • Documento(s) Detalhe. Contém as informações relacionadas ao recolhimento dos tributos e demais receitas públicas – como código e descrição da receita, tipo e descrição do serviço, nome ou razão social, CPF, CNPJ, Renavam, nº AIIM, nº do parcelamento, data de vencimento e observação, se houver. Além disso, pode conter outros campos que variam com o código de receita.

Veja a seguir um exemplo de DARE-SP disponibilizado pela Sefaz:

Exemplo de DARE-SP – Sefaz SP

Tributos que podem ser recolhidos com o DARE-SP

Veja quais são os principais tributos que podem ser recolhidos com a emissão do DARE-SP:

Como automatizar a emissão do DARE-SP?

O Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais, muito utilizado para o pagamento de impostos estaduais em São Paulo, é uma exigência comum para empresas e indivíduos.

A emissão manual desse documento costuma ser um processo tedioso e demorado. No entanto, com a implantação de uma solução de Automação de Processos Robóticos (RPA) fiscal, tal trabalho pode ser significativamente simplificado.

A automação de processos robóticos, ou RPA, é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas e de rotina. Quando aplicado à rotina fiscal, o RPA pode ajudar a lidar com a variedade de obrigações que as empresas têm de cumprir, incluindo a emissão do DARE-SP.

Benefícios de automatizar a emissão do DARE-SP

Abaixo, listamos os principais benefícios da automação da emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais com RPA fiscal:

  • Economia de tempo: O RPA permite que as empresas economizem tempo ao eliminar a necessidade de realizar tarefas manuais.
  • Minimização de erros: O uso automático evita erros humanos, garante que as informações sejam preenchidas corretamente e evita multas por atraso ou informações incorretas.
  • Conformidade fiscal: A automação assegura que todas as exigências sejam cumpridas no prazo, facilitando o alcance do compliance fiscal.
  • Maior foco nas tarefas centrais: Com o RPA cuidando das tarefas rotineiras e repetitivas, as equipes podem se concentrar em tarefas que demandam maior atenção e habilidades, melhorando a produtividade geral.

Em resumo, a automação da emissão do DARE-SP, utilizando uma solução de RPA fiscal, é uma estratégia eficaz para melhorar a eficiência e a precisão dos processos fiscais em sua empresa. Investir nessas soluções pode levar a grandes benefícios para o negócio.

A solução ideal para emitir DARE-SP automaticamente

Você quer poupar tempo e aumentar a eficiência na emissão e pagamento do DARE-SP? Com o Dootax Pagamento de Tributos você realiza o recolhimento das guias de forma ágil e 100% automática.

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias, como DARE, GNRE e DUA, de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

Agora que já conhece as principais vantagens de recolher DARE-SP automaticamente, continue a visita em nosso blog e descubra 6 razões para automatizar com a Dootax.

Recent Posts

Desoneração da folha de pagamento: “circo sem lona” ou a “casa da mãe Joana”?

Tempo de leitura: 4 min Explore a trajetória turbulenta da desoneração da folha de pagamento…

5 dias ago

Monitoramento de inscrições estaduais: descomplique com a Dootax

Tempo de leitura: 3 min Chega de correr riscos desnecessários. Monitore suas inscrições estaduais de…

6 dias ago

O que são débitos fiscais e como consultar?

Tempo de leitura: 4 min Descubra por que monitorar débitos fiscais é crucial para empresas…

1 semana ago

Regulamentação da reforma tributária: confira os principais pontos da proposta

Tempo de leitura: 4 min Entenda a expectativa e os principais pontos da regulamentação da…

3 semanas ago

O guia completo sobre o DTEC – Domicílio Tributário Eletrônico do Contribuinte

Tempo de leitura: 3 min Descubra as principais informações sobre o DTEC e otimize sua…

3 semanas ago

Simplifique suas operações com soluções bancárias fiscais

Tempo de leitura: 4 min Desvende como as soluções bancárias fiscais revolucionam operações financeiras, impulsionando…

4 semanas ago