Categories: Novidades da Dootax

Dootax no Seminário PEC 45

A reforma tributária é considerada uma das prioridades no Congresso e para discutir o tema e criar um diálogo direto com os principais especialistas, a Amcham (Câmara Americana de Comércio) promoveu no dia 19/9 o Seminário Regional Reforma Tributária PEC 45/2019, em São Paulo. A Dootax foi uma das convidadas e conta agora como foi o encontro.

O Seminário Regional Reforma Tributária para discutir a PEC 45/2019 contou com os integrantes do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), entre eles o professor e economista Bernard Appy. Além de diretor do CCiF, Appy é o mentor da PEC 45/2019 e discursou sobre a necessidade da reforma.

O evento também contou com lideranças políticas, como a do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o relator da proposta de emenda à Constituição 45/2019, Aguinaldo Ribeiro e o deputado federal Baleia Rossi, responsável por apresentar a PEC à Câmara, em abril.

Como funcionaria a PEC 45

O texto da PEC propõe a criação de um Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) nos mesmos padrões de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), este tipo de tributação já é utilizado em diversos lugares do mundo, incluindo países desenvolvidos. O IBS substituiria 5 impostos atuais: PIS, Cofins e IPI que é de competência federal, o ICMS estadual e por fim, o ISS, um imposto municipal.

A unificação dos impostos facilitaria a arrecadação e diminuiria a burocracia. Assim, todos os setores pagariam o mesmo tributo, em um ambiente mais justo e transparente.

Complexidade do atual sistema

Atualmente nosso país é considerado o que mais perde tempo calculando e pagando impostos, cerca de 2000 horas por ano para atender o compliance fiscal. Isso é reflexo da complexidade do atual sistema.

Segundo Appy, outra consequência problemática do cenário tributário é que atualmente as regiões do Brasil atraem empresas que não possuem vocação para estar ali. “O estado de São Paulo dá incentivo para frigorifico. Sem benefício, eles estariam no centro-oeste, onde está o boi. O centro-oeste, por sua vez, dá incentivo para montadora, que, sem benefício, provavelmente estaria em São Paulo”. Para ele, os benefícios são uma maneira ineficaz para um politica de desenvolvimento regional

Foto: Amcham Brasil

Por conta dos impactos, o especialista também propõe um período de transição de 10 anos para o novo imposto. Nesse tempo as alíquotas dos atuais tributos cairiam, enquanto a do IBS subiria. É previsto que ao final ela permaneça em torno de 25%.

Ao final do primeiro painel, o deputado federal e presidente do Congresso, Rodrigo Maia, também discursou. Maia lembrou que nosso país gasta atualmente 14% do PIB com previdência, 13% com pessoal e 6% com juros, totalizando 33% da carga tributária. E ainda reiterou o compromisso da realização de uma reforma que seja transparente e transformadora.

Quer saber mais sobre a reforma?

A Dootax agradece o convite da Amcham para participar do Seminário Regional sobre Reforma Tributária e PEC 45/2019. Somos uma startup que apoia e fomenta o debate de uma reforma que venha, de fato, trazer benefícios para o Brasil.

Você já conhecia as características da PEC 45? Visite nosso blog para conferir outras matérias sobre a reforma tributária.

Recent Posts

Regulamentação da reforma tributária: confira os principais pontos da proposta

Tempo de leitura: 4 min Entenda a expectativa e os principais pontos da regulamentação da…

6 dias ago

O guia completo sobre o DTEC – Domicílio Tributário Eletrônico do Contribuinte

Tempo de leitura: 3 min Descubra as principais informações sobre o DTEC e otimize sua…

1 semana ago

Simplifique suas operações com soluções bancárias fiscais

Tempo de leitura: 4 min Desvende como as soluções bancárias fiscais revolucionam operações financeiras, impulsionando…

2 semanas ago

Além dos números: transformando tax com leveza, bom humor e automação

Tempo de leitura: 4 min Descubra como tecnologia e uma dose de bom humor podem…

3 semanas ago

Dificuldade para monitorar a situação fiscal dos CNPJs: como resolver?

Tempo de leitura: 4 min Está difícil monitorar a situação fiscal de todos os CNPJs…

3 semanas ago

Pagamento de FGTS via Pix: automatize com a Dootax

Tempo de leitura: 3 min O pagamento de FGTS agora deve ser feito via Pix.…

4 semanas ago