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DTE estadual: confira a lista por UF e saiba tudo sobre a adesão

Sua empresa já fez adesão ao DTE estadual? O Domicílio Tributário Eletrônico é uma ótima alternativa para simplificar o acompanhamento das comunicações dos órgãos oficiais. Para isso, basta informar para a Secretaria da Fazenda do seu estado que você deseja fazer essa opção.

Entretanto, muitas empresas ainda não aproveitam os benefícios do DTE estadual por não compreender exatamente como fazer a adesão ou desconhecer as regras de funcionamento. Para ajudá-lo, preparamos um guia completo com o que você precisa saber sobre o DTE estadual. Confira!

Para que serve o DTE estadual?

Em vez de aguardar pelo envio de correspondências, a sua empresa pode ser notificada eletronicamente com avisos emitidos por órgãos oficiais. Essa é a premissa básica do DTE (Domicílio Tributário Eletrônico).

Estamos falando de uma plataforma criada pelo governo para servir como canal principal de comunicação entre o contribuinte e as mensagens e cobranças oficiais do governo. Ou seja, o contribuinte pode ser intimado para apresentar defesas e tomar ciência de atos administrativos por meio de uma caixa postal eletrônica disponível na internet.

As diferentes esferas governamentais podem oferecer a caixa portal por DTE para os contribuintes. Portanto, o DTE estadual se refere às caixas postais das UFs brasileiras.

DTE estadual: lista por UF

Conforme acabamos de ver, cada UF possui sua própria caixa postal de DTE. Confira uma lista completa de todos os estados:

Como funciona a adesão aos DTEs estaduais?

A adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico é feita no site da Secretaria da Fazenda de cada UF – conforme os links acima. O passo a passo pode sofrer pequenas mudanças de estado para estado, mas a opção é feita seguindo as instruções indicadas nessas páginas.

Ao aderir ao DEC ou DTE estadual, o contribuinte terá várias facilidades:

  • Acesso a vários serviços que antes exigiam o deslocamento até a repartição pública;
  • Cadastrar números de celulares e endereços de e-mail para recebimento de avisos quando mensagens importantes forem gravadas na Caixa Postal;
  • Redução no tempo de trâmite dos processos administrativos digitais;
  • Garantia quanto ao sigilo fiscal e total segurança contra o extravio de informações;
  • Acesso, na íntegra, a todos os processos digitais existentes em seu nome, em tramitação na UF de adesão.

A importância de consultar as caixas postais regularmente

A adesão ao DTE estadual é muito simples de ser feita, certo? Em poucos minutos, você garante uma comunicação digital com a UF de sua escolha.

Entretanto, mesmo com todas as vantagens do Domicílio Tributário Eletrônico, o gerenciamento dessa comunicação ainda pode ser um desafio – especialmente para quem tem muitos DTEs e precisa estar sempre atualizado com todas as notificações do governo. 

A consulta constante das caixas postais é fundamental por conta da presunção de conhecimento dos fatos. Após o credenciamento do contribuinte no sistema, os prazos processuais começam a correr a partir do envio da intimação em formato digital, mesmo que o contribuinte não acesse as mensagens e não tenha conhecimento sobre o seu conteúdo.

Ou seja, acessar DTE manualmente requer bastante tempo dos profissionais do departamento fiscal, que precisam acessar diversos sites, um a um. Por esses e outros motivos, muitas empresas optam pelo uso de um sistema gerenciador de DTE. Dessa forma, é possível centralizar e simplificar ainda mais a comunicação entre o governo e o seu negócio.

Você tirou suas dúvidas sobre a adesão ao DTE estadual? Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra como consultar DTE automaticamente e em um só lugar!

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