Implementar a automação para CND é uma ótima maneira de organizar seu trabalho e alavancar a produtividade de todo o departamento fiscal e tributário de uma empresa. Em vez de desperdiçar tempo fazendo pesquisas manuais, é possível consultar CND automaticamente e simplificar o gerenciamento desses documentos.
Os profissionais do setor fiscal precisam se preocupar com inúmeras tarefas no dia a dia, certo? Por esse motivo, a possibilidade de automatizar alguns dos processos manuais é sempre bem-vinda para otimizar o uso do tempo da equipe, que pode passar a focar em atividades mais estratégicas.
Neste artigo vamos entender melhor como você pode organizar seu trabalho com a automação para CND. Confira!
A Certidão Negativa de Débito (CND) é o documento emitido pelos órgãos do governo para confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica. Esse atestado pode abranger pendências de aspectos civil, tributário, fiscal, trabalhista, dentre outros.
Quando uma organização ou instituição do governo deseja fazer negócios com outra empresa, é importante se certificar de que essa empresa esteja atuando em regularidade com as exigências legais para evitar problemas, certo? Com base na emissão de CND, torna-se possível construir relacionamentos mais transparentes para ambas partes.
É importante destacar que existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito, como Certidão Negativa Estadual, Federal, Municipal e outras. Cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes. Veja quais são os principais tipos de CND:
Até alguns anos atrás, o processo para emissão da CND só podia ser feito pessoalmente. Um profissional precisava perder algumas horas em filas de prefeituras, receita estadual ou federal para obter o documento. Porém, com a informatização dos órgãos públicos, esse processo passou a ser feito online.
Ou seja, grande parte dos órgãos já permitem a emissão da Certidão Negativa de Débito em formato digital. Para isso, é preciso acessar o site do órgão e informar os dados solicitados.
Entretanto, organizações que precisam emitir diversas CND ainda perdem um tempo precioso realizando acessos manuais. Trata-se de um processo bastante simples, mas que demanda bastante tempo por conta da repetição. É justamente neste momento que entra a importância da automação para CND.
Hoje em dia existem soluções de RPA (Robotic Process Automation) que podem automatizar a captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia do negócio. O objetivo é eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas – como a emissão e consulta da CND.
Além de simplificar a emissão e gerenciamento da Certidão Negativa de Débito, uma solução de RPA ainda pode gerar vários benefícios para o departamento fiscal, como redução de custos, aumento da produtividade, diminuição das chances de erros, redução de riscos, entre outros.
São muitas as vantagens da automação para CND, não é mesmo? E que tal conhecer uma solução que vai descomplicar o processo de gerenciamento das certidões na sua empresa?
Com Dootax Gestão de Certidões, é possível gerenciar todas as certidões de débito emitidas pela sua empresa em um só lugar, com total segurança e organização. Essa solução de automação para CND garante o controle 100% automatizado de mais de 1.000 tipos de certidões negativas, com um escopo que contempla as esferas federal, estadual e municipal.
Quer saber como o Dootax Gestão de Certidões desburocratiza seu trabalho? Confira aqui em 3 passos:
O Dootax Gestão de Certidões é a solução de automação para CND ideal para todas empresas que buscam mais agilidade, segurança e uma excelente experiência de uso.
O que achou de descobrir a otimização que a automação para CND pode trazer para sua empresa? Se quiser conhecer melhor a solução da Dootax, entre em contato com a gente.
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