Como consultar CND automaticamente?

Por:
3 minutos de leitura
Consultar CND

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você está em busca de mais eficiência no processo de consultar CND? Então, descubra agora todas as vantagens do Dootax Gestão de Certidões.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você está em busca de mais eficiência nos processos de controlar, emitir e consultar CND? As certidões negativas de débito são documentos essenciais para diversas finalidades, porém o monitoramento delas pode tomar um tempo precioso do departamento fiscal e tributário.

Para contornar esse desafio, muitos gestores fiscais estão adotando uma solução que é usada em diversas outras rotinas de uma empresa: a automação. Ao consultar CND automaticamente, você ganha tempo e produtividade – além de garantir mais segurança.

Quer conhecer melhor o processo de consultar CND automaticamente? Confira logo a seguir e fique por dentro dos benefícios da automação da gestão de certidões negativas.

A complexidade de gerenciar e consultar CND

A Certidão Negativa de Débitos tem como objetivo comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não existem pendências financeiras ou processuais.

Trata-se de um documento que pode ser emitido por vários órgãos do governo – cada um com uma finalidade diferente. Na prática, diversas ações usuais para uma empresa exigem certidões negativas para serem realizadas: abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação, solicitar um empréstimo, entre outras.

Por isso, consultar CND é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível emitir certidão negativa via internet, cada tipo de documento, como certidão estadual, federal e municipal, tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.

Isso leva a alguns problemas que podem fazer parte do dia a dia no setor fiscal:

  • Necessidade de acessar vários sites para consultar certidões da sua empresa e de terceiros;
  • Desperdício de muitas horas organizando as certidões;
  • Perda de negócios ou licitações por não estar com as certidões negativas de débito em dia;
  • Falta de conhecimento sobre o surgimento de certidões positivas.
Consultar CND
Executivo computador foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Benefícios de consultar CND automaticamente

Grande parte dos órgãos já permitem consultar CND em formato digital. Para isso, é preciso acessar o site do órgão e informar os dados solicitados. Porém, esse é um processo que ainda toma bastante tempo quando feito de forma manual.

É justamente neste momento que entra a importância da automação ao consultar CND. Hoje em dia existem soluções de robotização (RPA – Robotic Process Automation) que podem automatizar a captura, interpretação e processamento de informações utilizadas no dia a dia do negócio. O seu objetivo é eliminar a necessidade de intervenção humana na realização de atividades baseadas em rotinas manuais e repetitivas – como consultar e tirar Certidão Negativa Estadual, por exemplo.

Além de simplificar a emissão e gerenciamento da CND, um sistema fiscal de RPA ainda pode gerar vários outros benefícios no departamento fiscal: redução de custos, aumento da produtividade, diminuição das chances de erros, facilidade na estruturação de processos internos, consistência dos resultados obtidos, entre outros.

Veja mais vantagens de consultar CND automaticamente por meio de um sistema de controle de certidões negativas:

  • Otimize seu trabalho;
  • Reduza horas extras;
  • Não perca mais nenhum prazo;
  • Consulte todas as CNDs em um só lugar;
  • Trabalhe com menos burocracia.

Dootax Gestão de Certidões: a melhor solução para consultar CND

Você quer consultar CND automaticamente e aproveitar todos os benefícios que a tecnologia de RPA fiscal tem a oferecer?

Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas da sua empresa, como Certidão Negativa de Débitos Estadual, de Regularidade do FGTS, Certidões Nada Consta e outras de forma automática e centralizada.

Gostou de saber mais sobre o processo de consultar CND automaticamente? Continue a visita em nosso blog e descubra como organizar seu trabalho com a automação para CND da Dootax.

Visited 250 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Descubra como colocar isso em prática.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?