A gestão de Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) pode não ser uma tarefa simples, certo? Apesar de ter surgido para facilitar a distribuição de informações entre contribuintes e o governo, o DTE ainda demanda muito tempo dos profissionais em várias organizações.
Isso acontece porque são diversas caixas postais para checar – exigindo que esteja sempre alerta para as notificações. Assim, verificar as notificações manualmente torna-se trabalhoso e inviável.
Porém, é possível automatizar esse processo e utilizar a tecnologia a favor do seu negócio – e a Dootax oferece uma solução de automação da gestão de Domicílio Tributário Eletrônico. Continue a leitura e saiba mais!
DTE ou Domicílio Tributário Eletrônico trata-se de uma caixa postal disponibilizada pelo governo, onde a empresa pode receber correspondências de caráter oficial do Fisco.
Para obter a sua caixa postal, o primeiro passo é fazer a adesão ao DTE, processo online e simples. Basta acessar a plataforma equivalente ao Domicílio Tributário Eletrônico de acordo com o estado ou município em que a organização está localizada.
Depois de feita a adesão, as intimações passam a ser realizadas em formato digital. Prefeituras, Secretarias de Fazenda Estaduais e Federal podem migrar a comunicação para esse formato – mas com o uso de plataformas diferentes para cada uma dessas esferas.
A criação do Domicílio Tributário Eletrônico proporcionou mais agilidade às empresas em relação à burocracia e a morosidade dos processos baseados no envio de cartas registradas.
Contudo, é importante se atentar a gestão efetiva do DTE, pois, com as correspondências digitais, a empresa tem de tomar ciência de processos ou notificações que podem estar sendo empregadas a ela.
Confira abaixo, alguns benefícios de fazer a adesão ao DTE:
No entanto, acessar todos os portais para verificar a existência de correspondências é algo trabalhoso e passível ao erro humano, como esquecimento ou falta de atenção. A gestão de Domicílio Tributário Eletrônico deve englobar a automatização do processo para ser eficiente.
Com a automação, fica mais prático gerir as notificações enviadas pelos setores do governo. Além disso, automatizando, você não perde prazos importantes.
Como trouxemos anteriormente, a gestão de Domicílio Tributário Eletrônico pode ser prejudicada por sofrer interferência humana passível de erros. Outro ponto importante é justamente o fato de que, quando não automatizada, a gestão seja feita manualmente.
Dessa forma, para conferir todas as correspondências, é necessário acessar diversos sites e portais diferentes, demandando muitas horas de trabalho.
Outro desafio da gestão manual do DTE é a presunção de conhecimento dos fatos. Mas o que é isso? A presunção de conhecimento dos fatos não leva em conta se o contribuinte acessou realmente a caixa postal e tem conhecimento sobre os prazos, ou não.
A partir do envio da intimação em formato digital, o prazo começa a correr e, por isso, é possível perder prazos importantes. Uma vez que, se não é acessado regularmente, a intimação pode passar sem conhecimento do contribuinte.
Nesse cenário, podemos elencar os principais desafios da gestão de Domicílio Tributário Eletrônico:
Com a solução Dootax Caixa Postal Fiscal, você elimina todos os desafios da gestão de Domicílio Tributário Eletrônico de forma automática.
Essa solução permite que você acesse todas as notificações federais, estaduais e municipais sem precisar acessar caixas postais diferentes a cada momento. Assim sua empresa tem mais tempo e não perde datas importantes.
Com a Caixa Postal Fiscal da Dootax, você ganha todos esses benefícios:
Centralize todos os DTEs facilitando o acesso ao Fisco e gerencie a comunicação com o governo em um lugar só. Chega de perder prazos ou horas de trabalho por conta da gestão manual do DTE.
Aproveite os benefícios da solução da Dootax para automatizar a gestão de Domicílio Tributário Eletrônico. Entre em contato com os nossos especialistas!
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