Como você aquiva o Conhecimento de Transporte Eletrônico na sua empresa? Esse é um procedimento simples, porém fundamental. Falhas no momento de guardar os documentos fiscais podem trazer uma grande dor de cabeça.
Você tem dificuldade para encontrar documentos importantes? Ainda monitora manualmente notas emitidas contra seu CNPJ? Ou está sempre lutando para ficar em dia com obrigações fiscais? Esses são alguns dos problemas que podem ser resolvidos ao usar a tecnologia para armazenar seus documentos com segurança.
Neste artigo vamos conferir como você pode arquivar o Conhecimento de Transporte Eletrônico de forma inteligente, prática e confiável. Aproveite a leitura!
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento fiscal eletrônico que deve ser emitido para documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal. Trata-se de um documento em eletrônico em formato XML – como a Nota Fiscal eletrônica (NFe).
O CT-e surgiu como o documento substituto eletrônico de diferentes documentos de Transporte de Carga. Ao todo, o Conhecimento de Transporte Eletrônico substitui 6 documentos fiscais de papel:
Leia também: Como consultar CTe?
O CT-e deve ser emitido sempre que houver uma prestação de serviço de transporte de cargas – tanto entre estados quanto entre municípios. A exceção fica por conta das empresas que transportam a própria carga, com motoristas próprios, que estão dispensadas dessa exigência.
Mais do que emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico, é fundamental armazenar esse documento corretamente. Isso permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação.
Mais do que isso, a eficiência ao emitir e armazenar o CT-e também reduz o tempo de permanência dos caminhões em postos fiscais. Por possuir validade em todo o território nacional, ocorre uma descomplicação no transporte de cargas entre estados. Basta que as cargas estejam acompanhadas das NF-es e dos CT-es.
A solução para arquivar o Conhecimento de Transporte Eletrônico com segurança está na tecnologia. Por ser um documento emitido digitalmente, ele também fica salvo em um ambiente eletrônico. O mais interessante nessa situação é explorar recursos online de armazenamento de dados e informações fiscais.
Em vez de imprimir e guardar pilhas de documentos, você pode ter tudo organizado em um arquivo digital. Assim, torna-se possível centralizar as informações, aumentar a segurança no armazenamento, economizar tempo para análise fiscal e contábil das atividades e ainda garantir o compliance fiscal.
A eficiente gestão do Conhecimento de Transporte Eletrônico é crucial para evitar complicações fiscais. Ao adotar tecnologias de armazenamento digital, sua empresa não apenas simplifica a organização documental, mas também assegura conformidade legal. Invista na modernização do arquivamento para otimizar processos e garantir a segurança necessária.
Você quer armazenar os documentos fiscais eletrônicos de forma segura e organizada? Então precisa conhecer o Dootax Repositório DFe. Com ele, sua empresa arquiva NF-es e CT-es emitidos e recebidos em um só lugar para que você possa acessar e manifestar com facilidade.
Agora que já entendeu como armazenar Conhecimento de Transporte Eletrônico, continue a visita em nosso blog e saiba mais sobre o Repositório de NFe da Dootax.
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