3 minutos de leitura

Conhecimento de Transporte Eletrônico: como arquivar com segurança?

Por:
Você tem dificuldade para arquivar Conhecimento de Transporte Eletrônico de forma segura? Descubra como o Dootax Repositório DFe pode ajudar.
Conhecimento de Transporte Eletrônico

Deseja baixar o artigo em PDF?

Como você aquiva o Conhecimento de Transporte Eletrônico na sua empresa? Esse é um procedimento simples, porém fundamental. Falhas no momento de guardar os documentos fiscais podem trazer uma grande dor de cabeça.

Você tem dificuldade para encontrar documentos importantes? Ainda monitora manualmente notas emitidas contra seu CNPJ? Ou está sempre lutando para ficar em dia com obrigações fiscais? Esses são alguns dos problemas que podem ser resolvidos ao usar a tecnologia para armazenar seus documentos com segurança.

Neste artigo vamos conferir como você pode arquivar o Conhecimento de Transporte Eletrônico de forma inteligente, prática e confiável. Aproveite a leitura!

O que é Conhecimento de Transporte Eletrônico?

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento fiscal eletrônico que deve ser emitido para documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal. Trata-se de um documento em eletrônico em formato XML – como a Nota Fiscal eletrônica (NFe).

O CT-e surgiu como o documento substituto eletrônico de diferentes documentos de Transporte de Carga. Ao todo, o Conhecimento de Transporte Eletrônico substitui 6 documentos fiscais de papel:

  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

Importância de arquivar corretamente o CT-e

O CT-e deve ser emitido sempre que houver uma prestação de serviço de transporte de cargas – tanto entre estados quanto entre municípios. A exceção fica por conta das empresas que transportam a própria carga, com motoristas próprios, que estão dispensadas dessa exigência.

Mais do que emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico, é fundamental armazenar esse documento corretamente. Isso permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação.

Mais do que isso, a eficiência ao emitir e armazenar o CT-e também reduz o tempo de permanência dos caminhões em postos fiscais. Por possuir validade em todo o território nacional, ocorre uma descomplicação no transporte de cargas entre estados. Basta que as cargas estejam acompanhadas das NF-es e dos CT-es.

Conhecimento de Transporte Eletrônico
Carreira profissional foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com

Como arquivar o CT-e com segurança?

A solução para arquivar o Conhecimento de Transporte Eletrônico com segurança está na tecnologia. Por ser um documento emitido digitalmente, ele também fica salvo em um ambiente eletrônico. O mais interessante nessa situação é explorar recursos online de armazenamento de dados e informações fiscais.

Em vez de imprimir e guardar pilhas de documentos, você pode ter tudo organizado em um arquivo digital. Assim, torna-se possível centralizar as informações, aumentar a segurança no armazenamento, economizar tempo para análise fiscal e contábil das atividades e ainda garantir o compliance fiscal.

Com o Dootax Repositório DFe, você pode gerenciar seus documentos fiscais em um único painel de monitoramento – conferindo todos os detalhes dos Conhecimentos de Transporte Eletrônico emitidos ou recebidos. Veja mais informações logo a seguir!

Gerencie seus documentos fiscais eletrônicos com o Repositório DFe!

Você quer armazenar os documentos fiscais eletrônicos de forma segura e organizada? Então precisa conhecer o Repositório DFe!

Com o Dootax Repositório DFe, sua empresa arquiva documentos em um só lugar para que você possa acessá-los com facilidade. Confira os principais diferenciais da ferramenta:

  • Agilidade para localizar NFEs e seus XMLs;
  • Integração com diversos canais para o recebimento do XML;
  • Armazenamento seguro de todos os documentos fiscais, como NFe e CTe.

Benefícios do Repositório DFe

  • Rápida localização. Agilidade para localizar NFe e seus XMLs.
  • Integração fácil. Tenha diversos canais integrados para o recebimento de XML.
  • Segurança. Armazenamento confiável de todos os documentos fiscais.
  • Obrigações em dia. Esteja preparado para as exigências do Fisco.

Você quer levar todos os benefícios do Repositório DFe para a sua empresa? Acesse nossa página e solicite uma demonstração!

(Visited 19 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?