Você está por dentro das inovações no e-commerce? Os avanços tecnológicos tiveram um grande impacto no mundo do comércio eletrônico, transformando a maneira como os consumidores se conectam com as marcas e capacitando-os para fazer compras de maneira mais econômica.
Impulsionado pela conveniência de receber os produtos em sua porta, o comércio eletrônico agora se tornou uma parte integrante da vida cotidiana. E esse movimento foi fortemente impulsionado pela pandemia do COVID-19, que levou muitos consumidores a experimentarem a conveniência das compras pela internet.
Explorando as inovações no e-commerce, as empresas garantem que as pessoas possam anteder às suas necessidades de compra com facilidade e, como resultado, o setor de comércio eletrônico continua a crescer cada vez mais.
Quer entender melhor quais são as inovações no e-commerce que você precisa saber? Confira ao longo deste artigo.
Os hábitos de compra modernos envolvem um processo de pesquisa, consideração e compra que passam por vários canais. Um consumidor pode acessar os produtos em uma loja física, pelo website, por um aplicativo e/ou entrar em contato por telefone, por exemplo.
As estatísticas mostram que 90% dos clientes esperam boas interações em vários canais e dispositivos, destacando a importância das plataformas omnichannel – que garantem a integração de todos os canais de atendimento para a criação de uma experiência única.
Personalização é a maior tendência no comércio eletrônico no momento. Os consumidores esperam uma experiência de compra relevante com base em suas preferências pessoais.
Uma personalização eficaz vem da compreensão das preferências e do comportamento dos clientes. Felizmente, a tecnologia evoluiu para fornecer precisamente esse nível de percepção. O impacto potencial da tecnologia de comércio eletrônico em sua empresa é enorme. Quase todas as ações do usuário online são capturadas e armazenadas, criando um vasto conjunto de informações conhecido como big data.
As plataformas móveis vêm ganhando espaço ano após ano. Afinal, é cada vez maior o número de consumidores que realizam suas compras usando dispositivos móveis.
Deixar de fornecer uma experiência de compra orientada para dispositivos móveis pode levar um e-commerce a perder clientes em potencial. Equipar-se com tecnologia compatível com dispositivos móveis é, portanto, crucial para maximizar suas chances de sucesso futuro.
Os canais de marketing tradicionais fluem em apenas uma direção. O novo conceito de marketing de conversação abriu uma comunicação bidirecional, criando inúmeras oportunidades para o sucesso do comércio eletrônico.
Obter informações diretamente dos clientes faz mais sentido do que tentar prever. Você pode estabelecer uma conversa personalizada, em tempo real e individual por trás disso, com a certeza de que realmente entende as necessidades de seus clientes.
Abaixo estão algumas das tecnologias mais eficientes para estimular as conversas com os clientes:
Sem dúvidas, a aplicação da Inteligência Artificial representa uma das maiores inovações no e-commerce. Essa tecnologia desempenha um papel importante na vida cotidiana, tendo um grande impacto em como vivemos e trabalhamos.
Existem vários exemplos de ferramentas de IA e automação com aplicativos de atendimento ao cliente para sua empresa, incluindo assistentes acionados por voz, como a Siri da Apple. A pesquisa mostra que 45% dos millennials já estão usando esse tipo de pesquisa ativada por voz para compras online.
Os chatbots e assistentes virtuais representam o futuro das empresas. Alguns já estão integrando chatbots em seus sistemas para melhorar a experiência de seus clientes e impulsionar a imagem da marca.
Com a ajuda dos bots, você pode pedir comida, despachar a bagagem no aeroporto, reservar um quarto de hotel, agendar seu voo e obter recomendações para quase tudo que você imaginar. O chatbot do Starbucks, por exemplo, dá aos clientes detalhes sobre o status do pedido, detalhes de pagamento, entre outras informações.
Você já teve problemas com o recolhimento da GNRE e teve que lidar com atrasos nas entregas porque os caminhões ficaram parados em postos fiscais? Ou então teve o orçamento afetado por juros ou multas pelo atraso no pagamento de impostos? Essas são situações que podem ser contornadas com as inovações no e-commerce.
Existem soluções digitais que automatizam todo o processo de pagamento de impostos: apuração, cálculo, geração das guias e pagamento. Dessa forma, seu e-commerce ganha tranquilidade e evita complicações indesejadas.
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