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As inovações no e-commerce que você precisa saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Você está por dentro das inovações no e-commerce? Os avanços tecnológicos tiveram um grande impacto no mundo do comércio eletrônico, transformando a maneira como os consumidores se conectam com as marcas e capacitando-os para fazer compras de maneira mais econômica.

Impulsionado pela conveniência de receber os produtos em sua porta, o comércio eletrônico agora se tornou uma parte integrante da vida cotidiana. E esse movimento foi fortemente impulsionado pela pandemia do COVID-19, que levou muitos consumidores a experimentarem a conveniência das compras pela internet.

Explorando as inovações no e-commerce, as empresas garantem que as pessoas possam anteder às suas necessidades de compra com facilidade e, como resultado, o setor de comércio eletrônico continua a crescer cada vez mais.

Quer entender melhor quais são as inovações no e-commerce que você precisa saber? Confira ao longo deste artigo.

6 inovações no e-commerce que você precisa acompanhar

1. Plataformas omnichannel

Os hábitos de compra modernos envolvem um processo de pesquisa, consideração e compra que passam por vários canais. Um consumidor pode acessar os produtos em uma loja física, pelo website, por um aplicativo e/ou entrar em contato por telefone, por exemplo.

As estatísticas mostram que 90% dos clientes esperam boas interações em vários canais e dispositivos, destacando a importância das plataformas omnichannel – que garantem a integração de todos os canais de atendimento para a criação de uma experiência única.

2. Personalização extensa

Personalização é a maior tendência no comércio eletrônico no momento. Os consumidores esperam uma experiência de compra relevante com base em suas preferências pessoais.

Uma personalização eficaz vem da compreensão das preferências e do comportamento dos clientes. Felizmente, a tecnologia evoluiu para fornecer precisamente esse nível de percepção. O impacto potencial da tecnologia de comércio eletrônico em sua empresa é enorme. Quase todas as ações do usuário online são capturadas e armazenadas, criando um vasto conjunto de informações conhecido como big data.

inovações no e-commerce
Fundo foto criado por snowing – br.freepik.com

3. Crescimento do mobile

As plataformas móveis vêm ganhando espaço ano após ano. Afinal, é cada vez maior o número de consumidores que realizam suas compras usando dispositivos móveis.

Deixar de fornecer uma experiência de compra orientada para dispositivos móveis pode levar um e-commerce a perder clientes em potencial. Equipar-se com tecnologia compatível com dispositivos móveis é, portanto, crucial para maximizar suas chances de sucesso futuro.

4. Marketing de conversação

Os canais de marketing tradicionais fluem em apenas uma direção. O novo conceito de marketing de conversação abriu uma comunicação bidirecional, criando inúmeras oportunidades para o sucesso do comércio eletrônico.

Obter informações diretamente dos clientes faz mais sentido do que tentar prever. Você pode estabelecer uma conversa personalizada, em tempo real e individual por trás disso, com a certeza de que realmente entende as necessidades de seus clientes.

Abaixo estão algumas das tecnologias mais eficientes para estimular as conversas com os clientes:

  • Chatbots: os chatbots são excelentes ferramentas de marketing de conversação, capazes de lidar com várias conversas ao mesmo tempo. Eles fornecem respostas aos seus clientes, com base no conhecimento reunido em vários canais, enquanto mantêm um tom consistente para sua marca.
  • Chat ao vivo: o chat ao vivo permite que suas equipes de suporte se comuniquem com os clientes por meio de mensagens ao vivo. Você pode iniciar um convite de bate-papo preventivo para clientes específicos com base em seu comportamento.
  • Mensagens móveis: os smartphones são outra maneira de sua empresa chegar aos clientes. Trata-se de uma forma de garantir que sua marca alcance o público por meio de aplicativos de mensagens.

5. Inteligência Artificial para comunicações com o cliente

Sem dúvidas, a aplicação da Inteligência Artificial representa uma das maiores inovações no e-commerce. Essa tecnologia desempenha um papel importante na vida cotidiana, tendo um grande impacto em como vivemos e trabalhamos.

Existem vários exemplos de ferramentas de IA e automação com aplicativos de atendimento ao cliente para sua empresa, incluindo assistentes acionados por voz, como a Siri da Apple. A pesquisa mostra que 45% dos millennials já estão usando esse tipo de pesquisa ativada por voz para compras online.

Os chatbots e assistentes virtuais representam o futuro das empresas. Alguns já estão integrando chatbots em seus sistemas para melhorar a experiência de seus clientes e impulsionar a imagem da marca.

Com a ajuda dos bots, você pode pedir comida, despachar a bagagem no aeroporto, reservar um quarto de hotel, agendar seu voo e obter recomendações para quase tudo que você imaginar. O chatbot do Starbucks, por exemplo, dá aos clientes detalhes sobre o status do pedido, detalhes de pagamento, entre outras informações.

Deixe os robôs trabalharem

6. Pagamento automático dos impostos

Você já teve problemas com o recolhimento da GNRE e teve que lidar com atrasos nas entregas porque os caminhões ficaram parados em postos fiscais? Ou então teve o orçamento afetado por juros ou multas pelo atraso no pagamento de impostos? Essas são situações que podem ser contornadas com as inovações no e-commerce.

Existem soluções digitais que automatizam todo o processo de pagamento de impostos: apuração, cálculo, geração das guias e pagamento. Dessa forma, seu e-commerce ganha tranquilidade e evita complicações indesejadas.

Você já conhecia essas inovações no e-commerce? Quer entender melhor como automatizar o recolhimento de tributos na sua empresa? Então conheça as soluções da Dootax!

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Carlos Lima

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