Para que um e-commerce consiga prosperar, inúmeros aspectos precisam estar alinhados, certo? Entre esses aspectos estão todas as obrigações legais. Portanto, se você gerencia uma loja online, precisa conhecer a influência que a GNRE pode exercer sobre seu sucesso no mercado.
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) está entre os documentos que devem ser emitidos por uma loja online no decorrer de suas operações. Quando essa emissão é feita com eficiência, as operações correm tranquilamente. Por outro lado, um pequeno erro pode tomar grandes proporções.
Quer entender melhor como a GNRE influencia sua loja online? Confira ao longo deste artigo.
O que é GNRE e quem precisa recolher?
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao Estado e recolhidos em outra unidade da federação.
Ou seja, trata-se de uma regra de partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que tem como objetivo recolher o imposto nos Estados de destino, facilitando a arrecadação.
Portanto, as empresas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual precisam emitir a GNRE – o que inclui as empresas de comércio eletrônico.
Problemas na emissão da GNRE e caminhão parado: prejuízo para a loja online
Você já teve que lidar com um caminhão parado em um posto fiscal? Essa é uma situação não muito incomum para uma loja online, que lida com muitas entregas ocorrendo simultaneamente. Porém, os impactos dos problemas com caminhões parados podem ser muito prejudiciais para o seu negócio – gerando um aumento de custos e o atraso na entrega das mercadorias.
Apesar de existirem diferentes legislações para regular o transporte de cargas nos estados brasileiros, existe uma exigência em comum em qualquer local do território brasileiro: os documentos fiscais durante o transporte. E um dos principais documentos que devem ser emitidos corretamente é a GNRE.
Ou seja, os problemas na emissão da GNRE podem impactar no aumento de casos de caminhões parados em postos fiscais. Como consequência, sua loja online passa a sofrer com vários prejuízos:
- Maior desgaste dos caminhões
- Aumento do custo de diária dos motoristas (e demais membros da equipe)
- Atrasos na entrega
- Insatisfação do cliente
- Prejuízos com multas e juros
- Demandas extras no departamento fiscal
Automação da GNRE: a solução para sua loja online
A emissão manual da GNRE pode ser facilmente executada por um profissional do departamento fiscal. Porém, requer bastante tempo e atenção constante para que nenhum detalhe passe despercebido. Afinal, basta um erro de digitação para gerar problemas no recolhimento adequado do ICMS.
Entretanto, existe uma forma de garantir a emissão da GNRE com mais agilidade e eficiência: a automação desse processo!
Os avanços tecnológicos permitem a substituição dos processos manuais e repetitivos por processos automatizados e sistemas inteligentes. Ou seja, você pode utilizar softwares para realizar a emissão da GNRE de forma automática. Dessa forma, você elimina os problemas na emissão desse documento – e também acaba com as complicações com caminhões parados.
Os principais benefícios da automação da GNRE incluem:
- Eliminação das complicações com caminhões parados em postos ficais por problemas com a GNRE
- Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
- Precisão nos cálculos
- Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
- Consistência e previsibilidade nos resultados
- Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
- Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
- Melhoria da qualidade das informações obtidas
- Redução das chances de erros e falhas