Gestão fiscal

SEFAZ-MT começa a alertar sobre consumo indevido de NFe/NFCe

A partir de 16 de maio de 2018, a SEFAZ-MT passa a aplicar as regras de validação de consumo indevido dos sistemas autorizadores das Notas Fiscais Mercantis e do Consumidor Eletrônica (NFe e NFCe).

De acordo com as novas restrições, o contribuinte que estiver utilizando indevidamente os sistemas ficará impossibilitado de enviar novas requisições para validação de documento pelo prazo de uma hora.

O bloqueio correrá quando o documento fiscal (NFe ou NFCe), enviada pelo contribuinte, for rejeitada repetida e continuamente. Nesses casos será encaminhado uma mensagem de rejeição “656 – Rejeição: Consumo indevido” e ele terá que corrigir o erro (alterar o conteúdo do xml de requisição) antes de encaminhar o documento novamente para validação.

Após 50 bloqueios o contribuinte receberá a rejeição 656 permanente, isso caso ele insista em continuar insistentemente reenviando a mesma requisição rejeitada anteriormente. Para ser desbloqueado será necessário entrar em contato com a SEFAZ-MT.

As regras de bloqueio visam reduzir o mau uso dos sistemas, pois mesmo sem dar o devido tratamento aos erros, os contribuintes enviam repetidamente arquivos com as mesmas instruções. Portanto, é de extrema importância que os aplicativos sejam ajustados e os arquivos rejeitados sejam corrigidos antes de um novo reenvio, informa a SEFAZ-MT.

A medida está prevista na nota técnica do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT) que integra representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal. A informação é do Gabinete de Comunicação e foi divulgado pelo site Só Notícias.

Foto de Liza Summer/Pexels

Evite problemas com a SEFAZ-MT

Para você cliente do Dootax Repositório DFe e Dootax Emissor DFe, não precisa se preocupar com essa mudança estabelecida pela SEFAZ-MT, pois nosso software já segue todas as melhores práticas recomendadas para o desenvolvimento e integração de documentos fiscais eletrônicos.

Qual software sua empresa utiliza para emissão de documentos fiscais? Seu fornecedor já está compliance com as regras de reenvio de requisições? Surgiu alguma dúvida, deixe aqui seu comentário.

Recent Posts

Regulamentação da reforma tributária: confira os principais pontos da proposta

Tempo de leitura: 4 min Entenda a expectativa e os principais pontos da regulamentação da…

6 dias ago

O guia completo sobre o DTEC – Domicílio Tributário Eletrônico do Contribuinte

Tempo de leitura: 3 min Descubra as principais informações sobre o DTEC e otimize sua…

1 semana ago

Simplifique suas operações com soluções bancárias fiscais

Tempo de leitura: 4 min Desvende como as soluções bancárias fiscais revolucionam operações financeiras, impulsionando…

2 semanas ago

Além dos números: transformando tax com leveza, bom humor e automação

Tempo de leitura: 4 min Descubra como tecnologia e uma dose de bom humor podem…

3 semanas ago

Dificuldade para monitorar a situação fiscal dos CNPJs: como resolver?

Tempo de leitura: 4 min Está difícil monitorar a situação fiscal de todos os CNPJs…

3 semanas ago

Pagamento de FGTS via Pix: automatize com a Dootax

Tempo de leitura: 3 min O pagamento de FGTS agora deve ser feito via Pix.…

4 semanas ago