Inteligência artificial, robôs e automação: o futuro do e-commerce

O mercado do e-commerce está cada vez mais promissor. O hábito de comprar por meio da internet vem se tornando comum para o consumidor. Com toda a facilidade proporcionada pela tecnologia, é crescente o número de pessoas que optam por fazer suas compras sem sair de casa.

Ano após ano, os números do mercado de vendas virtuais seguem aumentando. E em 2018 isso não foi diferente. Segundo pesquisa realizada pela Statista, o número de consumidores digitais no Brasil em 2018 chegou em 73 milhões. Ao comparar a mesma métrica de 2017, identifica-se um crescimento de cerca de 10%.

Além disso, de acordo com levantamento feito pelo Ebit/Nielsen , o e-commerce brasileiro cresceu 12% e faturou 53,2 bilhões em 2018. E no ano de 2019 esse crescimento continua acontecendo. Conforme levantamento do Webshoppers, o comércio eletrônico teve um crescimento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019.

Porém, todo esse aquecimento no setor significa que existem inúmeras empresas disputando um lugar no mercado. E o caminho para o sucesso passa pela atualização em relação às tendências para o e-commerce.

Neste artigo vamos compreender o que você deve esperar do futuro do e-commerce. Confira.

Como será o futuro do e-commerce?

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A tecnologia exerce um papel cada vez mais importante dentro das organizações brasileiras, não é? Para as lojas virtuais, essa é uma tendência ainda mais evidente. Afinal, estamos falando sobre modelos de negócio que funcionam somente digitalmente e buscam oferecer uma experiência cada vez melhor para o cliente.

Levando isso em consideração, o futuro do e-commerce passa pelo uso adequado das novas tecnologias. Veja algumas tendências que você deve acompanhar:

Inteligência artificial

A inteligência artificial está cada vez mais avançada e pode ser usada para beneficiar os e-commerces. Veja algumas utilizações dessa tecnologia:

  • Recomendação de produtos. Quando um consumidor navega pela sua loja virtual, ele pode receber recomendações personalizadas conforme seus gostos pessoais. E quem fica responsável por essas indicações são soluções com inteligência artificial.
  • Campanhas promocionais personalizadas. Você pode executar ações de marketing digital segmentadas de acordo com diversos fatores – incluindo tendências, localização, comportamento do cliente, origem do tráfego, entre outros.
  • Acesso a informações estratégicas. Além de melhorar a experiência do cliente, a inteligência artificial pode ser usada internamente para que você tenha acesso a informações estratégicas com mais facilidade – seja sobre o estoque, finanças ou outras áreas da empresa.
  • Cruzamento de informações. Com o auxílio de soluções digitais, você pode cruzar informações de várias áreas da empresa – como as informações sobre seus clientes com o controle financeiro.
  • Auxílio na detecção de fraude. Com a inteligência artificial, você também pode ser alertado sobre atividades suspeitas ou fraudulentas realizadas por determinado cliente.

Chatbots no e-commerce

Já imaginou se você pudesse responder às dúvidas dos seus clientes sem precisar perder tempo com cada mensagem que chega? Essa é a proposta dos chatbots, que são softwares configurados para atender seus clientes simultaneamente – 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essa tecnologia pode ser incorporada nas suas mídias sociais, Whatsapp ou no próprio site do e-commerce. Quando um cliente possui uma dúvida, ele pode acionar o chatbot e ter uma conversa como se estivesse sendo atendido por uma pessoa.

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Automação de processos

A automação de processos pode ser incorporada de diversas formas em um e-commerce. Cada tarefa que pode ser automatizada gera um ganho de tempo e uma economia de recursos, certo? Portanto, quanto mais atividades puderem ser automatizadas, maiores são os benefícios para a empresa.

Hoje em dia é possível encontrar soluções digitais para automatizar diversos processos: ações de marketing, pagamento de compras, gestão do estoque, controle financeiro, ações de marketing, gestão de pessoas, tirar dúvidas de clientes, recolhimento de tributos, entre outras.

Automação do recolhimento de tributos

As rotinas tributárias de um ecommerce podem tomar um tempo precioso, não é? Cada operação de venda realizada gera obrigações relacionadas ao pagamento de impostos e obrigações acessórias. Com toda a complexidade tributária no Brasil, isso pode se tornar uma complicação em longo prazo.

Para resolver isso, é possível utilizar uma solução que recolhe os tributos do seu e-commerce de forma automática. Com a Dootax você consegue calcular e recolher automaticamente todos os tributos federais, estaduais e municipais. Além disso, vários outros processos do departamento fiscal podem ser automatizados para que você perca menos tempo para alcançar o compliance fiscal.

Gostou do conteúdo? Então continue a visita em nosso blog e saiba mais sobre inteligência artificial para o departamento fiscal e tributário.

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