3 minutos de leitura

Veja como foi o webinar da Dootax sobre ESG

Por:
Você sabe por que é essencial investir em ESG? Confira os melhores momentos do nosso webinar e fique por dentro do assunto.
ESG

Deseja baixar o artigo em PDF?

ESG é um assunto que vem ganhando destaque e relevância no meio corporativo. Apesar disso, muitas empresas ainda não entendem a sua real importância ou não sabem como colocar seus conceitos em prática.

Pensando nisso, a Dootax promoveu mais um webinar gratuito, dessa vez com o tema: “ESG: aumente o lucro e valor de mercado”. O evento contou com a mediação de Yvon Gaillard, nosso Co-Founder & Head of Sales. Já os convidados foram Felipe Pinheiro, Tax Intelligence Manager da C&A, e Mariane Cortez, Project Manager de Treinamentos e Programas de Intraempreendedorismo da ACE Cortex.

Se você tem interesse nesse assunto e quer entender por que é essencial investir em ESG, continue a leitura e fique por dentro dos destaques do webinar!

Principais medidas para se enquadrar nos critérios ESG

Você sabe quais são os pontos fundamentais para que uma empresa seja enquadrada nos critérios de ESG? Durante o webinar, Mariane Cortez mencionou alguns deles.

O primeiro é analisar se existe impacto real das iniciativas de ESG ao longo de toda a cadeia de produção. Isso deve incluir tanto ações internas, voltadas aos colaboradores, quanto externas.

Além disso, essas iniciativas devem visar o longo prazo; não podem ser apenas algo pontual. As soluções precisam estar alinhadas com elas, pois os clientes também já estão atentos às boas práticas das empresas e buscam por produtos que atendam a esses critérios.

Por fim, é importante ter um plano de sustentação de negócios baseado em um modelo de crescimento com quatro focos:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Meio ambiente;
  • Gestão transparente.

Em breve, não vai haver mais espaço para empresas que não olham para potenciais negócios sem levar em conta o ESG. Que tal começar agora?

Começando a implementar o compliance tributário

Está pensando em estruturar o compliance tributário no seu negócio, mas não sabe por onde começar? Os participantes do webinar deram algumas dicas para pequenas e médias empresas que desejam estar em conformidade com todas as normas e leis.

Felipe Pinheiro mencionou a importância de ter atenção quanto aos processos fiscais e tributários. Uma prática comum nas empresas é deixar um contador cuidar de tudo. Mas é preciso acompanhar essas atividades, além de participar das decisões e análises.

Parceiros podem ajudar – e muito – no cumprimento das normas. No entanto, as empresas não podem deixar de orientá-los e procurar entender o que estão fazendo. E por falar em parcerias, existem diversas startups com soluções que ajudam a colocar o compliance tributário em prática – como a Dootax.

Confira todas as dicas neste vídeo:

O papel da tecnologia na adoção do ESG

Não há dúvida de que as soluções tecnológicas vieram para ficar. Mas você sabe quão importante é a tecnologia para as empresas implementarem práticas de ESG?

Mais do que otimizar processos, ela elimina o trabalho manual, que demanda muito tempo e energia dos colaboradores. Assim, o time pode focar em outras questões e se dedicar mais às práticas ambientais, sociais e de governança. Ou seja: um ponto puxa o outro. Isso sem falar nos erros e desperdícios de materiais que são evitados com o uso de ferramentas digitais.

As tecnologias são essenciais. Mas, para que elas sejam bem implementadas e contribuam para a pauta de ESG, é importante que haja uma mudança de cultura. Os colaboradores precisam entender de fato os benefícios que elas trazem para as rotinas de trabalho.

Confira a opinião de Mariane Cortez sobre o assunto:

De olho no futuro

Que olhar para o futuro é fundamental para sobreviver no mercado, isso não é novidade. Mas, afinal, quais preocupações a sua empresa precisa ter com relação aos próximos anos?

O ESG, é claro, não pode ficar de fora do planejamento. Afinal, companhias que investem nessas melhores práticas já estão mais bem posicionadas no mercado. Vale lembrar que a própria Bolsa já conta com alguns índices diretamente relacionados a ESG.

A sociedade mudou. Os consumidores e os investidores estão atentos a esse tipo de pauta. Então, por que adiar a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança? Não dá para deixar para depois: quem quiser se manter competitivo precisa olhar para esse tipo de pauta quanto antes.

ESG: o momento de investir é agora

É cada vez maior o número de empresas que buscam melhores práticas que envolvam questões de meio ambiente, sociais e de governança corporativa. Esses são os 3 aspectos que compõem o ESG – sigla em inglês para environmental, social e governance.

Na prática, podemos dizer que ESG são diretrizes que companhias utilizam para minimizar impactos ambientais, construir um mundo mais justo e preservar os melhores procedimentos administrativos.

Adotar essas práticas pode aumentar a lucratividade, valor de mercado e a reputação de uma empresa ao longo do tempo. Mas as vantagens não param por aí.

Ao longo do webinar, ficou claro que o ESG não é uma moda passageira: ele veio para ficar. E se você tem interesse no assunto, não pode deixar de conferir todas as dicas desse bate-papo. Assista agora ao vídeo completo!

(Visited 64 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?