Quais são os principais tributos de uma empresa? Tudo sobre taxas, impostos e contribuições

Por:
4 minutos de leitura
Tributos de uma empresa

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Aprenda mais sobre os tributos de uma empresa e descubra as diferenças entre taxas, impostos e contribuições.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Todos os termos utilizados quando falamos sobre os tributos de uma empresa podem causar uma grande confusão. Afinal, são diversas nomenclaturas diferentes que, em muitos casos, são utilizadas de forma errônea. Você sabe o que difere as taxas, impostos e contribuições?

Esses são alguns termos técnicos que merecem ser estudados para evitar problemas de comunicação na gestão tributária de uma organização. É muito comum vermos pessoas reclamando sobre o alto valor dos impostos, mas nem todos os tributos que precisam ser pagos são, realmente, impostos, não é mesmo?

Entre os tributos de uma empresa estão taxas, impostos e contribuições, e veremos, neste artigo, quais são os conceitos desses termos para evitar confusões.

Você sabia que o Brasil é campeão em tributação? Conheça agora os principais impostos pagos pelas empresas brasileiras!

Os tributos de uma empresa

Para compreender melhor os tributos de uma empresa, que incluem taxas, impostos e contribuições, vamos recorrer ao Código Tributário Nacional, que define tributo no seu artigo 3º:

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

O texto da lei diz que o tributo é uma exigência obrigatória que deve ser paga em dinheiro, não pode ser estabelecida como punição por um ato ilícito e deve estar prevista em lei. É o artigo 5º do Código Tributário que dispõe sobre quais são os tributos:

Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

No entanto, a Constituição Federal, em seus arts. 145, 149, 149-A, classifica os tributos em: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

É a partir dessas definições da lei que são criados todos os tributos pagos ao longo da vida – tanto como pessoa física quanto pessoa jurídica. Alguns exemplos de tributos de uma empresa são Imposto de Renda, Contribuição Social, IPTU, IPVA, PIS, COFINS e ICMS.

Veja mais exemplos de tributos conforme as esferas:

Tributos municipais

Esses tributos são recolhidos por cada município brasileiro. Os tributos municipais que devem ser pagos por uma empresa são:

  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
  • Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Tributos estaduais

Diferentemente dos tributos municipais, a responsabilidade pelo recolhimento dos impostos estaduais é de cada estado brasileiro. Confira os tributos estaduais que devem ser pagos pelas empresas:

  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECP)

Tributos federais

Grande parte dos tributos pagos por uma empresa são impostos federais, por essa razão, eles representam a maior parcela das despesas tributárias de uma organização. Veja os principais:

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto de Exportação (IE)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
Tributos de uma empresa
Foto de Nataliya Vaitkevich/Pexels

Tributos de uma empresa: taxas, impostos e contribuições

Mas, afinal, quais são os principais tributos de uma empresa? Entre todos os tributos previstos no Código Tributário Nacional, os que mais interessam às empresas são as taxas, impostos e contribuições.

É dentro desses três grupos que estão divididos todos os tributos de uma empresa, pagos no decorrer das suas atividades.

Taxas

Você sabe o que são taxas? A taxa é um tributo vinculado a uma prestação de serviço pelo Estado, que coloca à disposição dos contribuintes determinados serviços – como iluminação pública ou coleta de lixo. Entre as suas principais características estão a divisibilidade (cada usuário utiliza o serviço individualmente) e a especificidade (é possível apontar exatamente qual é o serviço prestado).

Entre os exemplos de tributo dentro da categoria de taxas cobradas pelo poder público estão:

  • Taxa de Emissão de Documentos;
  • Taxas do Registro do Comércio (Juntas Comerciais);
  • Taxa de Segurança contra Incêndios;
  • Taxa de Fiscalização de Estabelecimento.

Impostos

Os impostos são os principais tributos de uma empresa. Eles são encargos financeiros que incidem sobre o patrimônio, a renda e o consumo. Sua principal característica é a não vinculação, sendo cobrados independentemente de qualquer serviço prestado pelo Estado.

Os principais impostos pagos pelas empresas brasileiras podem ser divididos de acordo com o destino da arrecadação:

  • Federais: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Proprietários de Veículos Automotivos (IPVA);
  • Municipais: Imposto sobre Serviços (ISS).

Contribuições

De acordo com a Constituição Federal, as contribuições podem ser de dois tipos: de melhoria ou especiais. Confira as características de cada uma delas.

  • Contribuição de melhoria: é um tributo pouco usado, que deve estar vinculado a uma contraprestação estatal. Ele incide quando o governo faz uma obra pública que gera valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada, e como limite individual o acréscimo de valor que, da obra, resultar para cada imóvel beneficiado.
  • Contribuição especial: é um tributo que pode ser instituído pela União com uma finalidade específica. Entre os principais exemplos estão as Contribuições Sindicais e Contribuições Sociais (PIS/PASEP).

Qual a diferença entre tributos e impostos?

Tributos e impostos são termos relacionados, mas possuem diferenças específicas. Tributo é um conceito mais amplo, que engloba todas as espécies de obrigações financeiras impostas aos cidadãos pelo Estado, sejam elas de natureza fiscal, parafiscal ou extrafiscal. Portanto, além dos impostos, os tributos também incluem taxas e contribuições de melhoria.

Impostos, por sua vez, são uma das modalidades de tributos. Eles são valores financeiros exigidos compulsoriamente pelo Estado, sem que haja uma contraprestação direta e específica por parte do ente estatal.

Portanto, a principal diferença entre tributos e impostos é que os tributos englobam diferentes espécies de obrigações financeiras impostas pelo Estado, enquanto os impostos são apenas uma modalidade específica de tributos, cuja finalidade é financiar as atividades gerais do governo.

O que achou de saber mais sobre os tributos de uma empresa? Você já conhecia os conceitos dos principais impostos pagos pelas empresas brasileiras? Continue a visita em nosso blog e descubra como automatizar o pagamento de impostos federais.

Visited 7.076 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?