4 minutos de leitura

5 razões para automatizar o recolhimento de tributos no seu CSC

Por:
Está em busca de um aumento na eficiência operacional do seu CSC? Descubra os benefícios da automação do recolhimento de tributos.
Recolhimento de Tributos

Deseja baixar o artigo em PDF?

Se você está em busca de um salto no desempenho no seu CSC, a automação do recolhimento de tributos é uma ótima ideia. Com o auxílio da tecnologia, você pode ganhar agilidade e reduzir custos – sempre mantendo o compliance fiscal.

As empresas que já automatizam o recolhimento de tributos comprovam os inúmeros benefícios desse investimento. Neste artigo vamos ressaltar as principais razões para apostar na automação e mostrar a aplicação dessa tecnologia maior empresa de alimentos do mundo. Confira!

O papel do Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Um Centro de Serviços Compartilhados é responsável por centralizar uma variedade de funções de apoio da empresa – que podem incluir finanças, contabilidade, transações de RH, serviços de TI, instalações, logística, transações de vendas, entre outras.

Na prática, os principais benefícios de implementar um CSC são:

  • Reduzir custos de descentralização;
  • Elevar a qualidade e profissionalismo dos processos de suporte ao negócio;
  • Aumentar a flexibilidade de custos para serviços de suporte;
  • Criar um maior grau de flexibilidade estratégica.

Porém, a transformação digital surgiu para levar o CSC a um novo patamar – e atualizar-se é fundamental.

A “Pesquisa Global de Serviços Compartilhados”, realizada pela Deloitte, destacou que tecnologias como cloud, RPA ou ERP foram empregadas por mais de 85% dos entrevistados. Além disso, as empresas de Global Business Services (GBS) se colocam como catalisadoras da transformação tecnológica ao aplicar ações digitais em suas estruturas.

Os centros de serviços compartilhados (CSC) sempre se concentraram em fornecer serviços mais baratos, mais rápidos e melhores. Embora a eficiência de custos continue a ser importante, há mais pressão do que nunca para que a tecnologia seja incorporada no DNA dessas operações para que seja possível gerar mais valor para toda a empresa.

Desafios no recolhimento de tributos

Um dos desafios para a produtividade do CSC está no recolhimento de tributos. Com várias operações ocorrendo a todo instante, o processamento manual de tantas informações pode tomar um tempo precioso.

Veja só todas as etapas que costumam ser percorridas para o recolhimento manual dos tributos em um Centro de Serviços Compartilhados:

  1. Abertura do chamado para o CSC;
  2. Solicitação manual da guia;
  3. Recebimento da guia pronta no CSC;
  4. Pagamento da guia;
  5. Recebimento do comprovante no CSC;
  6. Envio manual do comprovante por e-mail.

Com isso, toda a operação se torna mais lenta – afetando, inclusive, a eficiência das entregas. Os caminhões precisam sair da empresa com as guias pagas, certo? Com processos manuais, as operações ficam limitadas ao horário comercial. Isso gera um alto tempo de espera e custos extras com transporte.

Recolhimento de Tributos
Photo by NordWood Themes on Unsplash

5 razões para automatizar o recolhimento de tributos no CSC

Acabamos de ver como funciona o recolhimento manual dos tributos. Com o processo automático, tudo fica muito mais simples. Afinal, a gestão é centralizada na plataforma. E, como você pode imaginar, o tempo gasto é muito menor. Mas os benefícios não param por aí. Veja só as principais razões para automatizar o recolhimento de tributos no CSC:

1. Agilidade no processo

A automação de processos é um elemento-chave para uma transformação digital que gera mais eficiência nos processos internos. É possível reduzir em até 85% o tempo gasto com atividades manuais e repetitivas – como o cálculo de tributos ou a emissão de guias para o recolhimento dos valores calculados.

2. Autonomia das filiais

Com uma solução que automatiza os processos, as filiais da organização ganham autonomia para gerar guias e fazer os pagamentos. Assim, as operações nunca ficam paradas – gerando ganho de tempo para toda a empresa.

3. Redução de custos

Com a automação do recolhimento de tributos, é possível reduzir os custos de diversas maneiras:

  • Eliminação de atrasos no pagamento;
  • Eliminação de situações de pagamento de guias em duplicidade;
  • Menor necessidade de pessoas para realização das rotinas;
  • Diminuição de gastos com transporte – com menos caminhões parados de forma desnecessária.

4. Profissionais realocados para atividades que geram mais valor

Os profissionais que dedicavam horas de seus dias para emissão e pagamento de guias podem ser realocados para tarefas mais analíticas. Dessa forma, eles podem gerar ainda mais valor para a organização.

5. Compliance fiscal

A automação do recolhimento de tributos também contribui para manter o compliance fiscal. Você pode se certificar de que as informações apuradas são efetivamente as mesmas que utilizadas na emissão das guias – evitando erros de digitação ou esquecimento de emissão de qualquer guia.

Pensando ainda no fluxo completo do processo, temos ainda a integração para pagamento. A guia que foi gerada no processo anterior, sem manipulação humana, é exatamente a mesma guia que será enviada para o contas a pagar ou para o banco.

Automatize com o Dootax Pagamento de Tributos

E aí, está preparado para automatizar o recolhimento de tributos no seu CSC? O Dootax Pagamento de Tributos é a solução ideal para recolher impostos federais, estaduais e municipais automaticamente.

Com a Dootax, você pode obter todos os benefícios que mencionamos anteriormente e muito mais! Confira o relato de Rogério Oliveira, Gerente de TI – Tax Product da Nestlé, que contou como a Dootax agilizou processos e reduziu custos no CSC por meio da automação do pagamento de tributos.

Quer levar a automação no recolhimento de tributos para a sua empresa? Então, conheça melhor os recursos do Dootax Pagamento de Tributos e agende uma demonstração!

(Visited 25 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?