Planejamento tributário em empresas familiares: como fazer de forma eficiente?

Por:
3 minutos de leitura
Empresas familiares

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Entenda como um bom planejamento tributário pode reduzir os custos com tributos e garantir o compliance fiscal nas empresas familiares.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Um bom planejamento tributário pode fazer toda a diferença para reduzir os custos com tributos e garantir o compliance fiscal nas organizações. Para as empresas familiares, essa é uma estratégia que ganha ainda mais importância para minimizar os impactos de sucessões e transmissões de patrimônio.

A lógica por trás do planejamento tributário é bem simples: apesar de não ser possível eliminar os gastos com tributos, é possível encontrar os melhores caminhos para reduzir o impacto da carga tributária – sempre seguindo as normas previstas na legislação.

Quer entender como as empresas familiares podem fazer um planejamento tributário eficiente? Então acompanhe ao longo deste artigo.

O que é?

O planejamento tributário é um estudo aprofundado sobre os tributos que incidem sobre as operações de uma empresa com o objetivo de reduzir legalmente a carga tributária. Ou seja, são usados meios legais para reduzir os impostos pagos por uma pessoa jurídica, também conhecidos como técnicas de logística tributária.

Dessa forma, é possível compreender com clareza quais tributos realmente devem ser recolhidos pela sua empresa, analisar o enquadramento tributário mais benéfico, aproveitar créditos tributário e incentivos fiscais e encontrar outras formas de reduzir o impacto dos tributos nas finanças.

Planejamento tributário
Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Benefícios do planejamento tributário para empresas familiares

As empresas familiares que investem no seu planejamento tributário podem aproveitar vários benefícios. Veja os principais:

  • Opção pelo melhor regime tributário. Escolher o regime tributário que mais se encaixa com o momento atual da empresa é importante para minimizar as despesas e facilitar o cumprimento de todas as obrigações legais.
  • Aproveitamento de incentivos fiscais. Ao conhecer os principais incentivos fiscais que podem ser explorados pela empresa, é possível aproveitar benefícios como a redução de alíquota, diminuição da base de cálculo ou isenção.
  • Redução de custos. Grande parte das empresas familiares que investem no planejamento procuram justamente a redução de custos. Apesar de não ser possível eliminar os gastos com impostos, você pode trabalhar para pagar o mínimo possível.
  • Menores riscos de autuações. O planejamento tributário é um exercício preventivo para ajudar as empresas familiares a cumprir todas suas obrigações tributárias dentro do prazo. Assim, torna-se possível eliminar os riscos de autuações.
  • Organização do orçamento anual. Um planejamento tributário permite que você conheça com antecedência como as despesas tributárias estão espalhadas ao longo do ano. Com base nessa informação, torna-se possível organizar melhor o orçamento anual da empresa familiar.

O planejamento tributário e a sucessão familiar

Além de todos os benefícios que acabamos de analisar, o planejamento tributário tem um papel especial para a gestão de empresas familiares – que precisam lidar com a sucessão e com a transferências de patrimônio entre os membros da família.

Em todas essas situações, podem incidir tributos sobre o patrimônio da empresa. Com um bom planejamento tributário, é possível passar por esses procedimentos com o mínimo de despesas possível.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Você quer entender melhor como fazer um planejamento tributário eficiente para empresas familiares? Geralmente, esse é um estudo feito com o auxílio de um tributarista, contador ou advogado que possui conhecimentos avançados sobre tributação. Veja quais são as etapas percorridas:

  1. Análise das principais informações da organização – incluindo setor de atuação, faturamento, despesas com folha de pagamento, principais tributos recolhidos, ciclo operacional, estrutura de capital, entre outras.
  2. Avaliação da tributação atual – considerando quais foram os tributos recolhidos no último exercício.
  3. Busca pelas principais alternativas – de enquadramento tributário e estudo da legislação tributária.
  4. Criação de cenários para simular a tributação ao longo do ano – buscando identificar as melhores opções.

Leia também: transformação digital nas empresas familiares

Automação fiscal: uma grande aliada das empresas familiares

Para tornar o planejamento tributária em empresas familiares ainda mais eficiente, você pode contar com o auxílio da tecnologia de automação fiscal.

Com funcionalidades como o pagamento automático dos impostos ou armazenamento de documentos fiscais eletrônicos, sua empresa perde menos tempo com processos burocráticos e garante o compliance.

Com uma solução digital operando no departamento fiscal, torna-se mais fácil organizar todos os dados importantes para um bom estudo sobre as questões tributárias.

Além disso, a automação fiscal ainda gera diversos outros benefícios para as empresas familiares – sendo responsável por reduzir custos e aumentar a produtividade de toda a equipe do setor fiscal.

Você já conhecia a importância do planejamento tributário para empresas familiares? Quer entender melhor como a automação fiscal pode gerar benefícios? Então, leia nosso artigo sobre como a tecnologia contribui para o compliance fiscal!

Visited 124 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?