Para que serve o QR Code da NFC-e?

Por:
2 minutos de leitura
QR Code da NFC-e

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Deseja baixar o artigo em PDF?

Como o QR Code da NFC-e ajuda o Fisco à combater a evasão fiscal, e porque os contribuintes serão os maiores fiscalizadores.

Você sabe para que serve o QR Code da NFC-e?

Na NFC-e, o processo de autorização prévia da SEFAZ aprovando a emissão da nota é muito delicado, porque envolve o cliente esperando na loja para poder sair com a mercadoria. Como forma de amenizar esse problema foi criada a contingência offline, permitindo que em caso de qualquer problema técnico o contribuinte consiga imprimir o DANFE e liberar o consumidor.

Essa impressão do DANFE totalmente offline e sem que a SEFAZ tome conhecimento da operação, põe em cheque toda a credibilidade da NFC-e, já que contribuintes mal intencionados poderiam imprimir o DANFE através da contingência offline e posteriormente não transmitir os dados da operação, ou fazê-lo de forma incompleta.

QR code da nfc-e

Função do QR Code da NFC-e

O QR Code – por incrível que pareça – é a alternativa que o Fisco encontrou para minimizar essa possibilidade de evasão fiscal, e de quebra ainda apresenta alguma facilidade para os consumidores que podem utilizá-lo para consultar os dados da NFC-e no site da SEFAZ.

Na formação do QR Code da NFC-e, o emitente deve incluir duas informações importantes:

– O valor total da operação; garantindo que quando essa nota fiscal for enviada à SEFAZ o emitente não alterará o valor da venda.

– O Token (ou Código de Segurança do Contribuinte); como a impressão em contingência offline não depende de nenhuma autorização da SEFAZ e nem possui assinatura digital, o Token permite à SEFAZ reconhecer o emitente daquele DANFE e também garante às empresas que terceiros não consigam falsificar DANFEs utilizando seus dados.

Apesar de o QR Code da NFC-e apresentar alguma inteligência buscando diminuir a evasão fiscal, somente o consumidor que recebe a NFC-e é que poderá de fato exercer o poder fiscalizador verificando se aquela nota fiscal foi realmente transmitida à SEFAZ.

QR Code da NFC-e
Foto de Pixabay

Emissão de NFC-e de maneira descomplicada

A solução de emissão de NFCe do Dootax, funciona como uma mensageria de seu “frente de caixa”, através do certificado digital faz a assinatura eletrônica do documento, a comunicação, autorização com a Secretaria da Fazenda responsável e a impressão ou envio da DANFE para o usuário. Tudo feito de maneira prática, basta uma simples requisição e o nosso software cuida de toda a parte burocrática. Entre em contato para uma apresentação e conheça toda as vantagens para a sua empresa.

Gostou de saber mais sobre o QR Code da NFC-e? Continue a visita em nosso blog e descubra como ter mais segurança e praticidade na emissão de NFC-e.

Visited 469 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na emissão de notas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Emitir nota fiscal eletrônica é uma rotina que requer atenção para evitar problemas com o Fisco. Mas, afinal, vale a pena investir em um software?

Tempo de leitura: 3 min Afinal, vale a pena investir em um sistema de nota fiscal? Se você está em dúvida, não deixe de conferir este conteúdo.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?