Nota fiscal de e-commerce

Por:
3 minutos de leitura
Nota fiscal de e-commerce

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você quer entender melhor como otimizar a emissão de nota fiscal para o seu e-commerce? Então confira ao longo deste artigo.

Deseja baixar o artigo em PDF?

A nota fiscal de e-commerce é um assunto que continua despertando muitas dúvidas entre empresários e profissionais do departamento fiscal. Com o crescimento da popularidade das vendas pela internet, cumprir todas as obrigações fiscais é um desafio para esses negócios.

Mais do que compreender como funciona o processo de emissão da nota fiscal, é fundamental buscar formas de agilizar esse processo. Afinal, o aumento do número de vendas também representa um crescimento do volume de notas fiscais que devem ser emitidas todos os meses.

Quer entender melhor como otimizar a emissão de nota fiscal de e-commerce? Confira ao longo deste artigo.

O crescimento do e-commerce em 2020
Azul foto criado por freepik – br.freepik.com

O crescimento do e-commerce em 2020

O ano de 2020 está sendo muito atípico para todos por conta da pandemia. Entretanto, apesar de todas as dificuldades impostas pelo coronavírus, o comércio eletrônico viu suas vendas dispararem como nunca.

Segundo um levantamento da Neotrust/Compre&Confie, o faturamento das vendas online no segundo trimestre de 2020 foi de 33 bilhões de reais – representando uma alta de 104% em relação ao mesmo período de 2019, quando o faturamento foi de 16 bilhões de reais.

Além desse grande salto no faturamento, podemos destacar outros pontos do levantamento da Neotrust/Compre&Confie:

  • Aumento da participação das vendas online. Antes de 2020, as vendas pela internet representavam cerca de 5% do total do varejo. Em maio, essa proporção chegou a 13%.
  • Segmentos de destaque. Os segmentos que mais cresceram em 2020 foram alimentos e bebidas (241%), itens de cama, mesa e banho (236%), brinquedos (211%), móveis (174%) e eletroportáteis (164%).
  • Chegada de novos consumidores. 24% dos consumidores que compraram pela internet no período analisado nunca tinham feito uma compra virtual antes.

Importância da nota fiscal de e-commerce

Por conta desse otimismo em relação às vendas pela internet, muitas novas empresas surgiram neste período. Além disso, e-commerces que já possuem anos de atuação estão experienciando um aumento exponencial nos seus resultados de vendas.

Como consequência disso, começam a surgir dúvidas sobre a emissão da nota fiscal de e-commerce. Ao contrário do que muitos pensam, esse é um documento obrigatório em todas operações feitas pelo comércio eletrônico – da mesma forma como acontece com o varejo tradicional.

Isso acontece porque as empresas do comércio devem pagar um valor a título de ICMS sobre cada uma das operações de vendas realizadas – variando conforme o estado de origem e de destino. É por meio da nota fiscal de e-commerce que esses valores são registrados para fins legais.

Além disso, as notas fiscais são os principais documentos para a execução de todas as outras obrigações fiscais e contábeis. Com base nas movimentações de vendas realizadas é possível apurar outros tributos e realizar as obrigações acessórias impostas pelo Fisco.

Importância da automação da nota fiscal

Não há como fugir: é preciso fazer a emissão correta da nota fiscal de e-commerce. Portanto, em vez de lutar contra as obrigações, o melhor a ser feito é buscar as melhores maneiras de lidar com elas, não é?

Nesta situação, destaca-se a automação da nota fiscal de e-commerce. Com o auxílio de uma solução digital, a sua empresa pode emitir automaticamente as notas fiscais após o fechamento das vendas – tornando o processo mais simples, eficiente e reduzindo as chances de erros.

Veja alguns dos principais benefícios de investir na automação da nota fiscal:

  • Aumento da produtividade do departamento fiscal
  • Redução das chances de erros e falhas humanas
  • Facilidade em alcançar o compliance fiscal
  • Recolhimento correto dos tributos devidos nas operações de venda
  • Integração das informações com outros sistemas internos
  • Segurança e tranquilidade para a empresa

Dootax: a solução para automação da nota fiscal de e-commerce

Você ficou interessado na automação da nota fiscal? As soluções da Dootax podem ajudá-lo a simplificar a emissão desses documentos e a fazer o pagamento automático de todos os tributos federais, estaduais e municipais – incluindo o ICMS.

Além disso, vários outros processos do departamento fiscal podem ser automatizados para que você perca menos tempo para alcançar o compliance fiscal.

Visited 56 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?