IVA imposto: o que a tributação do Canadá pode nos ensinar?

Por:
3 minutos de leitura
IVA imposto

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Confira a entrevista com a doutora em política tributária, Melina Lukic, e saiba como o Canadá adotou o imposto IVA.

Deseja baixar o artigo em PDF?

O que será que podemos aprender com o sistema tributário do Canadá? Já faz um bom tempo que debatemos a necessidade de uma reforma tributária e a criação de um IVA imposto em terras tupiniquins.

Durante os anos 90, o Canadá adotou este tipo de tributação e para saber o que o país norte-americano tem para nos ensinar, conversarmos com Melina Lukic, doutora em direito tributário e moradora de Toronto.

Acompanhe logo abaixo a entrevista sobre o imposto IVA feita por Yvon Gaillard.

Brasil o país do futebol da burocracia

Vivemos em um país prejudicado por um sistema tributário complexo. De acordo com dados do Banco Mundial, o Brasil gasta 1501 horas por ano apenas para pagar impostos.

O resultado disso tudo? 18,1% das empresas brasileiras admitem pagar multas e juros mensalmente, decorrentes de atrasos de guias tributárias – de acordo com levantamento feito pela consultoria LAFIS e encomendado pela Dootax.

E de fato, o assunto esteve evidência nos últimos tempos, a Dootax inclusive produziu vários textos para fomentar o debate. Mas o cenário agora mudou.

A pandemia do novo coronavírus alterou drasticamente a realidade de todos, gerando uma crise jamais vista.

Ainda que as manchetes dos sites tenham mudado, o debate não pode parar agora. Já que um sistema tributário sólido pode trazer ao brasil mais competitividade e fortalecer a renda das pessoas que mais precisam.

IVA imposto
Business photo created by snowing – www.freepik.com

Imposto IVA e a importância de um bom exemplo

IVA é a sigla para Imposto Sobre Valor Agregado. Especialistas afirmam que ele pode facilitar a arrecadação em nosso território e consequentemente diminuiria a burocracia.

No mundo mais de 160 países já adotaram o imposto IVA. Entre eles, podemos evidenciar Nova Zelândia, Índia e claro, o Canadá.

Em 1991, os canadenses implementaram, que em inglês é conhecido como value-added tax (VAT).

E para explicar como o IVA imposto modificou o país, batemos um papo com Melina Lukic, Indirect Tax Senior Manager de uma consultoria canadense, diretora de cursos da York University e doutora em política tributária. Confira:

Por que o Canadá alterou seu sistema tributário?

A doutora em política tributária, Melina Lukic contou por que o Canadá precisou realizar uma reforma tributária no inicio dos anos 90.

Como funciona o imposto IVA canadense?

Assim como o Brasil, o Canadá é uma federação e o imposto IVA precisou se adequar às suas características. Veja quais foram.

Tributar ou não serviços financeiros? Eis a questão…

Um debate polêmico em nosso país é em relação a tributação dos serviços financeiros. Será que o Canadá também enfrentou um dilema parecido? Acompanhe a resposta da doutora em política tributária Melina Lukic.

O sistema tributário canadense atualmente

Quase 30 anos após realizar uma reforma tributária, o Canadá é um exemplo para seguir. Saiba agora como está o atual sistema do pais.

Qualidades do Brasil: será que existem?

Sistema tributário brasileiro é sinônimo de burocracia, porém há pontos positivos. Confira a opinião de Melina Lukic.

Reforma tributária deve começar pelo consumo?

Por fim, Melina explica se uma reforma tributária brasileira deve começar pela tributação do consumo.

A Dootax agradece a participação da Melina Lukic. Apoiamos o debate de uma reforma tributária efetiva. E se você quiser ficar por dentro do assunto, leia também: Entenda a 2ª fase da reforma tributária.

Visited 918 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Sua empresa vai pagar mais ou menos impostos?