Fique por dentro dos insights da pesquisa Tax Trends ‘22

Por:
3 minutos de leitura
Pesquisa Tax Trends '22

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você já sabe quais são as tendências da área fiscal para 2022? Confira alguns insights da pesquisa Tax Trends '22.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você quer ter uma visão mais clara sobre as tendências da área de tributos, finanças e tecnologia? A pesquisa Tax Trends ‘22 traçou um panorama sobre carreira, gestão, processos, tecnologia e macrotendências para a área fiscal em 2022.

Acompanhe as transformações que vêm ocorrendo nos últimos anos com os insights da pesquisa Tax Trends ‘22!

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

A pesquisa Tax Trends ‘22 fez um mapeamento das principais tendências de tax em uma pesquisa com mais de 700 participantes do setor financeiro – incluindo resultados, análises, visão de especialistas e dicas para melhorar sua rotina fiscal.

A realização da pesquisa Tax Trends ‘22 foi uma união entre a Dootax e a Arquivei:

  • Dootax: Em um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, a Dootax existe para simplificar as rotinas fiscais das empresas brasileiras. Queremos ajudar o Brasil a ser um país mais produtivo, reduzindo a burocracia para que as empresas se dediquem ao que sabem fazer de melhor.
  • Arquivei: O Arquivei é uma plataforma on-line que empodera empresas com dados inteligentes vindos da consulta e análise automática de documentos fiscais, possibilitando cumprimento de obrigações fiscais, distribuição de informação, relatórios customizados e otimização de processos para diversas partes da empresa.

Na segunda edição da pesquisa Tax Trends, foram convidados a participar profissionais de diversas áreas relacionadas ao segmento fiscal, contábil e tributário de empresas de todos os tamanhos e localidades.

Para isso, foram coletadas 743 respostas entre os dias 10/11/2021 e 01/02/2022 – com um questionário que conta com uma série de perguntas que exploram variáveis qualitativas do segmento de Tax para formar uma visão de tendência dessa área no ano de 2022.

Mas, afinal, quais foram os principais insights da pesquisa Tax Trends ‘22? Veja só:

Pesquisa Tax Trends '22
Foto de Lukas no Pexels

1. Alta aderência à automação de processos em tax

A automação dos processos fiscais e tributários, já disponível no mercado há um tempo, apresenta um grande crescimento nos últimos anos, otimizando a rotina operacional e proporcionando mais tempo aos profissionais para pensar nas questões estratégicas da empresa.

A maior parte dos processos e rotinas no dia a dia já estão sendo automatizados. Em uma escala entre “pouca aderência” e “muita aderência”, a maioria das respostas está entre “neutro” e “muita aderência”.

Veja os pontos mais votados como “muito aderente”:

2. Relevância dos dados de documentos fiscais

A pesquisa demonstra que os dados dos documentos fiscais possuem relevância no âmbito empresarial. O uso desses dados é mais relevante quando o assunto é estratégia operacional e gestão de informações para suportar o contencioso tributário.

O uso de dados para atendimento à fiscalização também merece destaque, sendo colocado como algo relevante para equipes de tax.

3. Crescimento do investimento em automação de processos fiscais em 2022

A amostra geral da pesquisa considera que o investimento em automação de processos fiscais será maior em 2022, seguindo a tendência de digitalização impulsionada pela pandemia de COVID-19.

Quando consideramos a visão dos diretores, o dado mostra que esse grupo acredita que o investimento será maior ou, como segundo ponto mais votado, será igual a 2021.

4. Avanço da automação em 2021

Automação de processos parece ter tido um avanço no ano de 2021. Quando somadas as duas opções de respostas em que há a automação pelas empresas o total é de 55,31%. Além disso, 25,71% estão buscando soluções para automação em suas empresas.

Desse modo, a pesquisa evidencia que a maioria das empresas do setor buscam tecnologias para facilitar suas rotinas de trabalho.

5. Importância do investimento em compliance

Conforme a pesquisa Tax Trends ‘22, cumprir as obrigações fiscais e manter-se em dia com o Fisco é um dos grandes motivos para investir em compliance, seguido de mitigação de riscos.

A reputação da empresa perante o mercado também apresenta relevância como um dos fatores considerados para investir em compliance, indicando, possivelmente, um olhar mais cuidadoso do mercado e dos consumidores com boas práticas corporativas.

6. Automação para alcançar a governança corporativa

Para aproximadamente 93% das empresas, a automação de processos fiscais pode auxiliar no processo de governança corporativa. A diminuição da interferência humana em processos automáticos garante um fluxo de informações mais seguro e pode direcionar a atenção dos profissionais para atividades mais estratégicas, abrindo espaço para análises e melhorias de processos internos.

7. Uso dos dados de tax com viés estratégico

A área fiscal vem ocupando cada vez mais um papel estratégico nas empresas e o uso de dados é fundamental para esse processo. 73% das pessoas que responderam à pesquisa afirmam usar dados na área de tax, seja pontualmente ou até por ferramentas de visualização.

Confira também o que rolou no evento Tax Trends ’22

Você quer conferir mais insights da pesquisa Tax Trends ‘22? Então, assista aos vídeos do evento!

Visited 122 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos descomplicar suas rotinas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2
3

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Você já considerou automatizar processos com um software fiscal? Neste artigo, você vai descobrir todas as vantagens dessa ferramenta.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?