Blog

Guia tributária – como pagar rapidamente?

Tempo de leitura: 3 minutos

A guia tributária é um dos elementos mais comuns dentro de um departamento fiscal. Com um sistema tributário tão complexo como o Brasileiro, são diversos os impostos que precisam ser recolhidos todas as semanas. E as guias são a maneira de realizar esse recolhimento.

O pagamento de uma guia tributária demanda alguns minutos de trabalho dos funcionários. Mas quando somamos todo esse tempo ao longo de um mês inteiro, notamos como os processos de emissão e pagamento de guias toma um tempo precioso.

Justamente por isso, pagar rapidamente a guia tributária está entre os maiores objetivos do departamento fiscal. E neste artigo você vai descobrir como colocar isso em prática!

Emitir guias

Guia tributária: uma velha conhecida do setor fiscal

Você certamente sabe muito bem do que estamos falando quando o assunto é guia tributária, não é? Mas você já reparou na quantidade de guias que precisam ser emitidas e no tempo que isso toma de sua equipe?

São diversos os tributos que requerem a emissão e pagamento de guias:

  • PIS
  • COFINS
  • CSLL
  • INSS
  • DARF
  • GPS (Guia de Previdência Social)
  • ICMS
  • ICMS-ST
  • FECPDAE/BA, DAE/CE, DAE/PE, DAE/SE DAR/AM, DAR/PI DARE/GO, DARE/MA, DARE/RO, DARE/RR, DARE/SP, DARJ/RJ, DUA/ES, GARE/SP, GR/PR, GNRE (Todas as UFs)
  • ISS / Documento de Arrecadação Municipal

Se cada guia emitida demandar 5 minutos de um funcionário, ao final de um mês ele terá perdido um grande tempo que poderia ser utilizado em outras atividades mais estratégicas. Afinal, a emissão de guia tributária é um processo manual e repetitivo que não requer conhecimentos técnicos.

Como pagar rapidamente a guia tributária?

Conforme acabamos de ver, o processo de emissão manual da guia tributária requer bastante tempo – principalmente considerando o volume de operações que as empresas podem ter.

Além disso, algumas das obrigações possuem regras próprias que aumentam a complexidade desse processo. Por exemplo: na emissão da GNRE, cada UF pode exigir informações específicas para cada tipo de receita – e como SP, RJ e ES estão fora do Portal Nacional da GNRE Online, o contribuinte deve então acessar especificamente cada endereço individualmente.

A boa notícia é que existe uma forma de emitir e pagar as guias tributárias com rapidez: automatizando o processo. Atualmente, existem soluções digitais que realizam todo o processo automaticamente, sem que seja necessário um esforço humano.

Veja quais são os principais benefícios da automação do pagamento da guia tributária:

Guia tributária – como pagar rapidamente?
Negócio foto criado por Dragana_Gordic – br.freepik.com

Agilidade na emissão

Ao automatizar o processo de emissão da guia tributária, você emite centenas de guias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.

Pagamento descomplicado

Um sistema inteligente envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Redução de erros humanos

Chega de multas! Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados. Afinal, as rotinas de emissão e arrecadação ficarão nas mãos de uma tecnologia precisa e eficiente.

Aumente a produtividade

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Ao usar a automação de guia tributária, você pode alocar as pessoas para funções mais estratégicas e deixar os robôs com o trabalho braçal.

Evite seus caminhões parados em barreiras fiscais

Sua empresa já teve caminhões parados em barreiras fiscais por conta de erros relacionados à emissão e pagamento de guias tributárias?

Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Com a automação do processo, você pode garantir a fluidez da sua logística. Os documentos sempre são emitidos automaticamente e os caminhões partem da organização com as exigências legais cumpridas.

Conheça o DOODoc Pagamento de Tributos!

Você ficou interessado na automação da guia tributária? A Dootax faz a emissão e o pagamento de todos os tributos brasileiros.

Com o DOODoc Pagamento de Tributos é possível automatizar a emissão de todas as guias Federais, Estaduais e Municipais!

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Você já sabia como pagar rapidamente suas guias tributárias? Está disposto a levar todas as vantagens da automação para sua empresa? Então experimente o DOODoc Pagamento de Tributos por 30 dias grátis!

(Visited 15 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Automação NFS-e: por que realizá-la?
Automação NFS-e: por que realizá-la?

A automação NFS-e permite que o processo de preenchimento e emissão das notas seja feita de maneira mais rápida. Saiba mais neste artigo.

Como gerar guia GNRE mais rápido
Como gerar guia GNRE mais rápido

Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

5 motivos para ter um software de automação fiscal
5 motivos para ter um software de automação fiscal

A Dootax listou 5 benefícios para investir em um software de automação fiscal para a sua empresa. Confira agora!

Escritórios