A guia tributária é um dos elementos mais comuns dentro de um departamento fiscal. Com um sistema tributário tão complexo como o Brasileiro, são diversos os impostos que precisam ser recolhidos todas as semanas. E as guias são a maneira de realizar esse recolhimento.
O pagamento de uma guia tributária demanda alguns minutos de trabalho dos funcionários. Mas quando somamos todo esse tempo ao longo de um mês inteiro, notamos como os processos de emissão e pagamento de guias toma um tempo precioso.
Justamente por isso, pagar rapidamente a guia tributária está entre os maiores objetivos do departamento fiscal. E neste artigo você vai descobrir como colocar isso em prática!
Guia tributária: uma velha conhecida do setor fiscal
Você certamente sabe muito bem do que estamos falando quando o assunto é guia tributária, não é? Mas você já reparou na quantidade de guias que precisam ser emitidas e no tempo que isso toma de sua equipe?
São diversos os tributos que requerem a emissão e pagamento de guias:
- PIS
- COFINS
- CSLL
- INSS
- DARF
- GPS (Guia de Previdência Social)
- ICMS
- ICMS-ST
- FECPDAE/BA, DAE/CE, DAE/PE, DAE/SE DAR/AM, DAR/PI DARE/GO, DARE/MA, DARE/RO, DARE/RR, DARE/SP, DARJ/RJ, DUA/ES, GARE/SP, GR/PR, GNRE (Todas as UFs)
- ISS / Documento de Arrecadação Municipal
Se cada guia emitida demandar 5 minutos de um funcionário, ao final de um mês ele terá perdido um grande tempo que poderia ser utilizado em outras atividades mais estratégicas. Afinal, a emissão de guia tributária é um processo manual e repetitivo que não requer conhecimentos técnicos.
Como pagar rapidamente a guia tributária?
Conforme acabamos de ver, o processo de emissão manual da guia tributária requer bastante tempo – principalmente considerando o volume de operações que as empresas podem ter.
Além disso, algumas das obrigações possuem regras próprias que aumentam a complexidade desse processo. Por exemplo: na emissão da GNRE, cada UF pode exigir informações específicas para cada tipo de receita – e como SP, RJ e ES estão fora do Portal Nacional da GNRE Online, o contribuinte deve então acessar especificamente cada endereço individualmente.
A boa notícia é que existe uma forma de emitir e pagar as guias tributárias com rapidez: automatizando o processo. Atualmente, existem soluções digitais que realizam todo o processo automaticamente, sem que seja necessário um esforço humano.
Veja quais são os principais benefícios da automação do pagamento da guia tributária:

Agilidade na emissão
Ao automatizar o processo de emissão da guia tributária, você emite centenas de guias em segundos, sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário.
Pagamento descomplicado
Um sistema inteligente envia as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. E você pode acessar os relatórios a qualquer hora.
Redução de erros humanos
Chega de multas! Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados. Afinal, as rotinas de emissão e arrecadação ficarão nas mãos de uma tecnologia precisa e eficiente.
Aumente a produtividade
Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Ao usar a automação de guia tributária, você pode alocar as pessoas para funções mais estratégicas e deixar os robôs com o trabalho braçal.
Evite seus caminhões parados em barreiras fiscais
Sua empresa já teve caminhões parados em barreiras fiscais por conta de erros relacionados à emissão e pagamento de guias tributárias?
Guias com erros ou ausentes podem fazer com que caminhões fiquem parados em barreiras fiscais, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo. Com a automação do processo, você pode garantir a fluidez da sua logística. Os documentos sempre são emitidos automaticamente e os caminhões partem da organização com as exigências legais cumpridas.
Agilize o recolhimento de guia tributária com automação
Você ficou interessado na automação da guia tributária? A Dootax faz a emissão e o pagamento de todos os tributos brasileiros.
Para saber mais sobre a solução, leia agora: Gerador de GNRE: conheça as vantagens.