A emissão da GR-PR faz parte das rotinas da sua empresa? A guia de recolhimento do estado do Paraná é um documento fundamental para o pagamento de diversos tributos estaduais, mas pode tomar um tempo precioso dos profissionais do departamento fiscal.
As organizações que ainda não automatizaram a emissão da GR-PR lidam com processos manuais lentos e que desperdiçam dinheiro. Mais do que isso, sofrem com erros operacionais que prejudicam o negócio, prejuízos com caminhões parados em barreiras fiscais e pagamento de juros, multas ou guias duplicadas.
A automação pode acabar com esses problemas tão comuns e promover um salto de eficiência. Confira a seguir como emitir GR-PR de forma automática!
O que é GR-PR?
A GR-PR (guia de recolhimento do estado do Paraná) é o documento que deve ser emitido para realizar o pagamento de:
- ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
- IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor;
- ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis Doação de quaisquer Bens ou Direitos;
- Taxas de serviços públicos;
- Outras receitas relacionadas a tributos cobrados por entidades públicas estaduais.
Como emitir GR-PR?
A emissão da GR-PR online pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do Paraná. Ao acessar o portal de emissão, será preciso preencher uma série de informações:
- Código da Receita correspondente ao tributo e tipo de recolhimento efetuado;
- Data de vencimento;
- N° da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS/PR;
- N° da inscrição no CNPJ ou no CPF/MF, quando se tratar de contribuinte não inscrito no CAD ICMS/PR;
- Mês/ano ou ano, referente ao período do fato gerador do tributo pago;
- N° de identificação do documento referente ao pagamento efetivado;
- Código do município, quando se tratar de recolhimento de IPVA ou referente à comercialização de produtos primários (ICMS);
- Código do produto, quando se tratar de produto primário (ICMS) ou produto sujeito ao FECOP;
- Valores correspondentes;
- Dados do contribuinte responsável pelo recolhimento;
- Dados do destinatário, nas operações com mercadorias;
- Valor base de cálculo do tributo, se houver;
- Percentual da alíquota do tributo, se houver;
- Placa do veículo e UF do licenciamento, em casos de recolhimento do IPVA ou transporte de mercadorias (ICMS);
- Informações complementares – indicando a que se destina o recolhimento efetuado.
Como automatizar o recolhimento da GR-PR?
Você quer poupar tempo e aumentar a eficiência na emissão e pagamento da GR-PR? Com o Dootax Pagamento de Tributos você realiza o recolhimento de forma ágil e 100% automática.
O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o recolhimento automático de guias. Trata-se de um software na nuvem (SaaS) que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para o seu negócio.
Ao emitir uma GR-PR online de forma manual, o profissional leva 5 minutos. Já com a solução da Dootax, é possível emitir milhares de guias em segundos.
Benefícios do Dootax Pagamento de Tributos
A plataforma da Dootax automatiza o processo de recolhimento de tributos de ponta a ponta, conforme a sua necessidade. Ela permite que você configure notificações, tarefas automáticas e gere relatórios. Além disso, oferece segurança por meio de criptografia de dados e controle de permissões de usuários.
- Emissão ágil. Emita 1000 guias GR-PR em menos de 1 minuto.
- Reduza erros humanos. 30% do retrabalho contábil pode ser eliminado com automação.
- Economia. Reduza gastos com multas, juros e guias duplicadas.
- Pensamento estratégico. Foque nas tarefas que realmente importam para seu negócio.
- Guias de operação. Única solução do mercado que gera todas as guias por operação – nota a nota.
Quer saber como o Dootax Pagamento de Tributos funciona?
São apenas três passos para automatizar a emissão e pagamento das suas guias GRPR, DUA, GNRE, DARE, entre outras:
- Integrações. O usuário envia os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe para a Dootax. Esse envio pode ser feito através de FTP(s), de API ou em um upload manual.
- RPA Fiscal. A ferramenta acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
- Pagamento. A Dootax então realiza a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.
O que achou de descobrir como emitir GR-PR? Ficou com alguma dúvida? Continue a visita em nosso blog e saiba tudo sobre nosso RPA fiscal para pagamento de tributos.