Você quer mais praticidade no processo de gerar guias de GNRE por apuração? Ao incorporar as tecnologias corretas, é possível automatizar esse procedimento – gerando mais eficiência e aumentando a produtividade do departamento fiscal.
Em vez de percorrer todo o processo para geração das guias manualmente, sua empresa pode usar uma solução digital que não demanda esforço humano nesta rotina. Parece perfeito, não é mesmo?
Confira a seguir como gerar as guias de GNRE por apuração com mais facilidade!
O que é a GNRE por apuração?
A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável pelo recolhimento do ICMS nas vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária.
Ou seja, a GNRE facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.
Quando falamos sobre a GNRE, podemos classificar a geração das guias de duas formas diferentes:
- GNRE por operação. A geração da GNRE por operação é feita quando a empresa não tem a inscrição estadual no estado de destino. Nessa situação, a empresa precisa emitir uma grande quantidade de guias – geralmente de valores mais baixos.
- GNRE por apuração. A GNRE por apuração é realizada quando a empresa possui inscrição estadual na UF, gerando uma única guia para todas as notas do período apurado. Neste caso, as guias possuem valores mais altos.
Ou seja, a GNRE por apuração é usada pelas empresas que têm inscrição no estado de destino da mercadoria – uma inscrição na Sefaz do estado do cliente. Neste caso, é apurado o montante vendido no mês para um determinado estado e gerada uma única guia – com data de vencimento definida pela legislação estadual de destino.
Como gerar as guias com mais eficiência?
Afinal de contas, como gerar as guias de GNRE por apuração com facilidade e eficiência?
O segredo está na automação do processo!
Com a automação de processos, você pode percorrer todos os passos para geração de guias GNRE sem a necessidade de esforços manuais. Ou seja, uma solução digital fica responsável por todos os procedimentos – gerando diversos benefícios:
- Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
- Simplificação de processos no departamento fiscal
- Precisão nos cálculos do ICMS a ser recolhido
- Consistência e previsibilidade no cumprimento das obrigações
- Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
- Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
- Redução das chances de erros e falhas
- Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente
- Eliminação de problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização
Dootax Pagamento de Tributos: a solução para facilitar a GNRE por apuração
O Dootax Pagamento de Tributos é a sua solução definitiva para emissão da GNRE de forma automática. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.
- Otimiza processos e aumenta a produtividade.
- Reduz custos.
- Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.
O Dootax Pagamento de Tributos funciona de uma forma muito simples para solucionar os seus problemas:
- Integração. O usuário envia para a Dootax os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe. Esse envio pode ser feito através de FTP/(s)FTP, de API ou em um upload manual.
- RPA Fiscal. O Dootax Pagamento de Tributos acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
- Pagamento. A Dootax faz a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.
Conclusão
Em suma, a automatização no processo de geração de guias GNRE por apuração pode ser uma revolução na gestão do departamento fiscal da sua empresa. Ferramentas como o Dootax Pagamento de Tributos, com sua capacidade de integrar e simplificar processos, oferecem não apenas eficiência, mas também precisão e consistência no cumprimento das obrigações fiscais.
Este incremento na eficácia organiza melhor os fluxos de trabalho, economiza tempo e reduz a possibilidade de erros, assegurando uma gestão fiscal mais efetiva.
Investir em tecnologia e automação é, portanto, investir na robustez e saúde financeira da sua organização. Afinal, o futuro dos negócios é digital e as empresas que otimizarem suas operações fiscais hoje estarão em vantagem amanhã.
Descubra mais sobre como o Dootax Pagamento de Tributos pode revolucionar o gerenciamento fiscal da sua empresa. Entre em contato conosco para uma demonstração gratuita.