3 minutos de leitura

GNRE por apuração – ficou mais fácil gerar as guias

Por:
Você quer mais praticidade para e gerar guias de GNRE por apuração? Aprenda como realizar esse procedimento com facilidade.
gnre por apuracao

Você quer mais praticidade no processo de gerar guias de GNRE por apuração? Ao incorporar as tecnologias corretas, é possível automatizar esse procedimento – gerando mais eficiência e aumentando a produtividade do departamento fiscal.

Em vez de percorrer todo o processo para geração das guias manualmente, sua empresa pode usar uma solução digital que não demanda esforço humano nesta rotina. Parece perfeito, não é mesmo?

Confira a seguir como gerar as guias de GNRE por apuração com mais facilidade!

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais

O que é a GNRE por apuração?

A GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) é o documento responsável pelo recolhimento do ICMS nas vendas de produtos para fora do Estado que estão sujeitas à substituição tributária.

Ou seja, a GNRE facilita a partilha do ICMS entre os estados envolvidos na operação logística e tem o objetivo de simplificar a arrecadação dos impostos em operações interestaduais.

Quando falamos sobre a GNRE, podemos classificar a geração das guias de duas formas diferentes:

  • GNRE por operação. A geração da GNRE por operação é feita quando a empresa não tem a inscrição estadual no estado de destino. Nessa situação, a empresa precisa emitir uma grande quantidade de guias – geralmente de valores mais baixos.
  • GNRE por apuração. A GNRE por apuração é realizada quando a empresa possui inscrição estadual na UF, gerando uma única guia para todas as notas do período apurado. Neste caso, as guias possuem valores mais altos.

Ou seja, a GNRE por apuração é usada pelas empresas que têm inscrição no estado de destino da mercadoria – uma inscrição na Sefaz do estado do cliente. Neste caso, é apurado o montante vendido no mês para um determinado estado e gerada uma única guia – com data de vencimento definida pela legislação estadual de destino.

Como gerar as guias com mais eficiência?

Afinal de contas, como gerar as guias de GNRE pro apuração com facilidade e eficiência?

O segredo está na automação do processo!

Com a automação de processos, você pode percorrer todos os passos para emissão da GNRE sem a necessidade de esforços manuais. Ou seja, uma solução digital fica responsável por todos os procedimentos – gerando diversos benefícios:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Simplificação de processos no departamento fiscal
  • Precisão nos cálculos do ICMS a ser recolhido
  • Consistência e previsibilidade no cumprimento das obrigações
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Redução das chances de erros e falhas
  • Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente
  • Eliminação de problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização
Automatize a emissão e pagamento das guias

Dootax Pagamento de Tributos: a solução para facilitar a GNRE por apuração

O Dootax Pagamento de Tributos é a sua solução definitiva para emissão da GNRE de forma automática. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade.
  • Reduz custos.
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.

O Dootax Pagamento de Tributos funciona de uma forma muito simples para solucionar os seus problemas:

  • Integração. O usuário envia para a Dootax os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe. Esse envio pode ser feito através de FTP/(s)FTP, de API ou em um upload manual.
  • RPA Fiscal. O Dootax Pagamento de Tributos acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
  • Pagamento. A Dootax faz a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.

Você está preparado para gerar a GNRE automática e simplificar a geração da GNRE por apuração? Então agende uma demonstração do Dootax Pagamento de Tributos!

(Visited 94 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?

Logo - Dootax | Topo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Automação Fiscal
Compliance
Destaque
Gestão fiscal
Novidades da Dootax
Tributação