A GNRE em atraso é um problema frequente nos departamentos fiscais das empresas brasileiras. Em meio a tantos tributos para recolher e obrigações acessórias para cumprir, manter todos os prazos em dia é desafiador.
Entretanto, você tem uma grande aliada para evitar situações de GNRE em atraso: a tecnologia. Com o uso de soluções digitais voltadas para o departamento fiscal é possível automatizar vários processos – incluindo a emissão e pagamento da GNRE.
Quer descobrir como você pode pagar as guias em dia e evitar GNRE em atraso? Confira ao longo deste artigo.
O que é GNRE e quem precisa emitir?
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento utilizado pelos contribuintes nas operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao estado e recolhidos em outra unidade da federação.
Ou seja, trata-se de uma regra de partilha do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que tem como objetivo recolher o imposto nos Estados de destino, facilitando a arrecadação.
Portanto, as empresas que precisam emitir a GNRE são aquelas que efetuam a venda de mercadorias com destino a outros estados ou prestações de serviços de transporte interestadual.
Problemas ao descumprir GNRE
Apesar de situações de GNRE em atraso serem comuns nas empresas brasileiras, essa é uma falha que pode levar a consequências graves – incluindo penalidades como multas e juros.
A falta de recolhimento dos tributos devidos na GNRE pode gerar sanções tributárias. Para fins legais, é como se a empresa não tivesse cumprido com suas obrigações. Ou seja, trata-se de um tipo de sonegação fiscal que, por consequência leva à punições.
Além disso, é preciso considerar que a mercadoria transportada sem o devido recolhimento da GNRE poderá ficar retida nas barreiras de fiscalização estaduais. Como consequência disso, podem surgir vários outros transtornos – que incluem o aumento dos custos.
Como nunca mais pagar GNRE em atraso: automatizando
Para se livrar de uma vez por todas dos problemas referentes à GNRE em atraso, você pode apostar na automação desse processo. Dessa forma, não é mais preciso que um funcionário realize todo o processo manualmente – e você evita todos os riscos de falhas humanas.
Em vez disso, um software fica responsável por emitir e pagar a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais dentro do prazo legal. Além de eficiência operacional, você também pode ficar mais tranquilo e focar em outras atividades importantes do setor fiscal.
O que não faltam são ótimas razões para automatizar a GNRE:
- Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
- Precisão nos cálculos
- Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
- Consistência e previsibilidade nos resultados
- Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
- Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
- Melhoria da qualidade das informações obtidas
- Redução das chances de erros e falhas

Por que automatizar a GNRE?
A automação da GNRE gera muitos benefícios para a sua organização. Veja quais são os principais deles:
- Simplificação dos processos. Você pode automatizar toda a emissão da GNRE para tornar o fluxo de processos do departamento fiscal mais simples – aumentando a produtividade de toda a equipe.
- Ganho de tempo. Com a automação, o departamento fiscal poupa um tempo precioso que pode ser usado em outras rotinas.
- Compliance fiscal. A emissão correta da GNRE é uma das formas de manter o compliance fiscal e manter-se afastado de problemas com o Fisco.
- Redução de custos. A emissão correta da GNRE pode ajudá-lo a poupar custos com penalidades – além de evitar situações de emissão em duplicidade.
- Benefícios na logística. Com os documentos fiscais emitidos em dia, você evita problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização.
Colocar em prática a automação da GNRE pode ser mais simples do que você imagina. As soluções Dootax foram desenvolvidas com o objetivo de simplificar as rotinas do departamento fiscal – e o DOODoc proporciona a automação do pagamento de tributos da sua empresa:
Você gostou das dicas para evitar a GNRE em atraso? Quer conhecer melhor as soluções da Dootax? Então entre em contato com a nossa equipe.
4 respostas
Tenho interesse em receber contato telefônico, preferencialmente antes contato pelo whats 51 981180599. No aguardo.
Oi, Cassio. Tudo bem? Nosso time comercial vai entrar em contato.
Abs
Tenho interesse
Olá, Diego. Agradeço o seu comentário.
Nosso time comercial entrará em contato.
Abs