Blog

Estudo sobre os Processos Fiscais e Pagamentos de Tributos

Tempo de leitura: 2 minutos

Para compreender o cenário atual e os principais desafios dos profissionais que atuam na área fiscal e tributária, a Dootax encomendou um estudo sobre processos fiscais e pagamentos de tributos, realizado pela LAFIS Consultoria.

O levantamento ocorreu em dezembro de 2019 e abordou 181 empresas de todo o país e de diferentes segmentos. Foram excluídas as companhias pertencentes ao Simples Nacional e os microempreendedores individuais (MEI).

O estudo sobre processos fiscais e pagamentos de tributos aponta como a complexidade das tarefas fiscais e tributárias prejudicam a produtividade, gerando custos desnecessário que em algumas vezes estão ocultos aos olhos do departamento.

A amostra da pesquisa produzida pela LAFIS possui grau de confiabilidade de 90%, com margem de erro de 5% para mais ou para menos. Você pode baixar o estudo preenchendo o formulário no fim desta publicação.

Entendendo o nosso cenário

Enquanto aguardamos a aprovação de uma reforma tributária pelo Congresso Nacional, o setor produtivo segue penalizado pela burocracia na regularização de taxas e impostos, o que acaba refletindo em toda a sociedade.

Não é à toa que nosso país é considerado um dos mais burocráticos do mundo. Múltiplas legislações, várias alíquotas, as mudanças constantes e os estímulos errados à produção contribuem para um cenário complexo e que atrapalha o crescimento do país.

E isso impacta diretamente os profissionais que trabalham nos departamentos fiscais e tributários.

Análises e infográficos do estudo sobre os Processos Fiscais e Pagamentos de Tributos

Baseado nos resultados da pesquisa, é possível analisar os processos fiscais das empresas brasileiras e as consequências da complexidade em diferentes vieses. O infográfico abaixo mostra os custos ocultos de um caminhão parado na barreira fiscal. 

Estudo sobre os Processos Fiscais e Pagamentos de Tributos
Infográfico Dootax

Além deste, a Dootax preparou um e-book com outros recortes de informação do estudo, sendo eles: 

• Contexto dos Impostos no Brasil 
• Custos Ocultos: Caminhões Parados na Barreira
• Custos Ocultos: Multas, Juros e Duplicidades 
• Custos Ocultos: Processos Manuais 
• Guias Tributárias: Nível de Automação 
• Riscos Evitáveis: Imposto Burocrático 
• Riscos Evitáveis: Armazenamento de Guias Pagas
• Tempo Gasto Pagando Impostos

Para fazer o download da pesquisa completa do e-book com os infográficos de forma gratuita, basta preencher o formulário: 

Faça o download abaixo

Você também atua na área fiscal ou tributária? Quais desafios costuma enfrentar em seu departamento e o que poderia melhorar? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

(Visited 75 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Thiago Souza

3 comentário(s)
  1. […] informações do “Estudo sobre os processos fiscais e pagamento de tributos” apresentam situação atual dos departamentos financeiro e fiscal das empresas e mostra as […]

  2. […] informações do “Estudo sobre os processos fiscais e pagamento de tributos” apresentam situação atual dos departamentos financeiro e fiscal das empresas e […]

  3. […] por contribuintes que realizem operações de vendas interestaduais, sujeitos ao recolhimento do ICMS sob o regime de substituição tributária (Emitida pelo Contribuinte Responsável pelo […]

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Qual a diferença entre o departamento fiscal e Tributário?
Qual a diferença entre o departamento fiscal e Tributário?

Grandes empresas, criam os departamentos fiscal e tributário para melhor dividir, focar e operacionalizar suas atividades. Veja aqui a diferença entre elas.

RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal
RPA Fiscal: os benefícios da modernização do setor fiscal

Aprenda mais sobre os benefícios da aplicação do RPA Fiscal no departamento fiscal das organizações brasileiras.

12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED
12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED

O Confeb está organizando o 12º Fórum de Gestão Fiscal e SPED, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio em São Paulo. Esse é um evento voltado para o público da área fiscal e tributária. Em 2017, na edição anterior do evento, o fórum foi constituído de líderes de grandes empresas e representantes do […]

Escritórios