Como a Dootax pode ajudar o home office?

Por:
3 minutos de leitura
Home Office

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Neste artigo vamos entender melhor como a Dootax pode ser de grande valor para auxiliar o trabalho das equipes fiscais durante o home office.

Deseja baixar o artigo em PDF?

O home office é um assunto que ganhou bastante destaque por conta do novo coronavírus. Com a necessidade de implementar o isolamento social, muitas organizações migraram suas operações para o trabalho remoto – com o gerenciamento de equipes de trabalho à distância.

Felizmente, as ferramentas necessárias para a execução de um trabalho em home office com eficiência já existem. Basta que os profissionais consigam se adaptar às novidades que surgem ao trabalhar sem precisar sair de casa.

Neste processo, a Dootax pode ser de grande valor para auxiliar o trabalho das equipes fiscais. Neste artigo vamos entender melhor como isso acontece. Confira.

Os desafios do trabalho remoto

Segundo um estudo desenvolvido pelo professor André Miceli, da FGV (Fundação Getulio Vargas), a pandemia do novo coronavírus deve fazer com que o home office cresça 30% após o período de estabilização dos casos e retomada das atividades. Segundo ele, a adoção emergencial do home office por diversas empresas como medida para reduzir o contágio do coronavírus deve provocar uma mudança nas culturas organizacionais.

Ainda de acordo com o professor, o home office já se mostrou efetivo. Além dos benefícios operacionais, ainda é possível tirar carros da rua, desafogar o transporte público, mobilizar a economia de outra forma e garantir que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde delas – usufruindo de coisas que lhe dão prazer sem uma redução das entregas e do faturamento.

Entretanto, a adaptação inicial ao home office traz diversos desafios. Os profissionais precisam criar uma nova rotina de trabalho e se acostumar com a distância dos colegas. Por outro lado, os gestores precisam encontrar formas de gerenciar as atividades e manter as equipes motivadas – transformando os processos sem perder produtividade.

Como extrair o melhor do home office?

Extrair o melhor do home office pode levar algum tempo. Mas essas dicas certamente podem ajudá-lo:

1. Crie um local de trabalho adequado

Quando você está na empresa, possui tudo o que precisa ao seu alcance, não é? O ideal é que o mesmo aconteça quando você trabalha em casa.

Porém, é necessário ir além disso: você precisa encontrar um lugar silencioso e que seja confortável para passar várias horas por dia sentado. Outra boa ideia é encontrar um cômodo arejado e bem iluminado.

Por fim, não deixe de personalizar o seu cantinho de trabalho para torná-lo ainda mais cativante – seja com plantas, fotos de família, quadros, enfeites do seu time de futebol, entre outras ideias. O objetivo é que você consiga aliar o profissionalismo necessário com o aconchego da sua casa.

home office
Business photo created by jcomp – www.freepik.com

2. Estabeleça uma jornada de trabalho razoável

Você está trabalhando em casa. Mas isso não significa que sua jornada diária de trabalho pode ser reduzida drasticamente. E também não significa que você deve ficar antenado no trabalho 24 horas por dia.

Independentemente do horário que você escolher para executar suas atividades, policie-se para manter uma jornada razoável. Além disso, procure se guiar pela produtividade desejada ao longo do dia – sem se cobrar mais ou menos do que o necessário.

3. Comunique-se com seus colegas

Todos os membros da sua equipe estão trabalhando em home office? Isso não significa que vocês não podem – e devem – se comunicar diariamente. É fundamental manter contato com seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores.

Essa comunicação será essencial para que os trabalhos sigam sendo executados com qualidade e eficiência. Afinal, você não está sozinho.

4. Tenha as ferramentas certas em mãos

A tecnologia é uma grande aliada do home office. É possível encontrar ferramentas incríveis para fazer reuniões online, organizar a distribuição de tarefas, trabalhar em colaboração, trocar informações, automatizar processos, e muito mais.

Quer entender melhor o papel da tecnologia nesse processo? Confira este webinar sobre Robotização e Produtividade em Tempos de Home Office!

Como a Dootax pode ajudá-lo?

A Dootax possui soluções digitais que podem automatizar as tarefas monótonas e repetitivas no setor fiscal. Dessa forma, as pessoas podem focar em ações que gerem valor ao trabalho – otimizando a produtividade no home office.

Com soluções de automação para a área fiscal, torna-se possível promover uma redução da carga de trabalho mensal com a execução automática de várias tarefas – incluindo emissão de documentos fiscais, pagamento de tributos, armazenamento de documentos, manifesto do destinatário e muitos outros recursos.

Visited 115 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como emitir e pagar guias tributárias de forma ágil e 100% automática

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Agilize processos
e reduza custos
com o Dootax
Pagamento de Tributos