Muitas empresas não sabem, mas é possível reduzir carga tributária respeitando todas as exigências legais. Com um esforço para conhecer a legislação, reformular processos internos e incorporar novas tecnologias é possível minimizar os riscos e eliminar despesas.
A busca pela redução da carga tributária se torna especialmente importante em um país com a carga tributária onerosa como o Brasil. São inúmeros impostos, taxas e contribuições que devem ser pagos todos os meses – e qualquer possibilidade de redução pode fazer toda a diferença.
Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos conferir algumas dicas para reduzir carga tributária da sua empresa. Confira!
5 dicas para reduzir carga tributária do seu negócio
Confira a seguir alguns passos para reduzir carga tributária de maneira eficaz.
1. Foque no compliance fiscal
O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir. Na prática, trata-se de garantir que a empresa cumpra todas as exigências tributárias em dia.
Mas como o compliance fiscal ajuda a reduzir carga tributária? É simples: ao observar todas as normas, é possível minimizar o impacto financeiro de multas, juros e outras penalidades que poderiam surgir.
2. Acompanhe os incentivos fiscais
Outra ótima forma de reduzir carga tributária da sua empresa é explorar os incentivos fiscais que podem ser aproveitados pela sua organização. Não é incomum que sejam aprovadas medidas para redução de alíquota ou isenção de tributação de alguns impostos.
3. Faça um bom planejamento tributário
O planejamento tributário é uma estratégia para reduzir carga tributária de uma empresa em conformidade com a lei. Na prática, ocorre um estudo sobre todas as obrigações tributárias – incluindo seus fatos geradores, alíquotas ou obrigações acessórias – para encontrar as alternativas mais benéficas.
Ao contrário dos artifícios de sonegação fiscal, o planejamento tributário é realizado dentro dos limites da lei. Ou seja, são tomadas decisões que impactam na tributação da pessoa jurídica, mas sem realizar qualquer manobra que não esteja permitida na legislação.
Considerando a onerosidade da carga tributária brasileira, o planejamento tributário se torna uma ótima maneira de reduzir despesas de uma empresa. Além disso, ainda contribui para a construção de um orçamento empresarial mais eficaz e garante que a empresa alcance o compliance fiscal – usando como base as informações levantadas no estudo sobre a tributação.
4. Realize auditorias preventivas
Para evitar situações imprevistas que possam afetar as rotinas tributárias, podem ser conduzidas auditorias preventivas – com uma verificação de todas as atividades do setor tributário para solucionar quaisquer irregularidades. Dessa forma, você garante o máximo de eficiência para pagar o mínimo necessário.
5. Incorpore a tecnologia no setor fiscal
Atualmente, é impossível falarmos sobre uma gestão tributária eficiente sem falarmos de tecnologia. Afinal, existem soluções digitais que facilitam o acesso às informações tributárias e automatizam diversos processos – incluindo a apuração e recolhimento de impostos.
Manter-se atualizado em relação à evolução da tecnologia permite simplificar processos e garantir o compliance fiscal. Com isso, também é possível reduzir carga tributária da sua empresa. E a Dootax possui as soluções ideais para ajudá-lo a colocar isso em prática!
Reduza despesas na sua empresa
A busca pela redução da carga tributária revela-se uma prioridade estratégica para as empresas, especialmente em um país como o Brasil, onde a complexidade e o peso dos tributos são significativos. O desconhecimento sobre as possibilidades de otimização fiscal pode levar muitas empresas a arcar com encargos desnecessários.
No entanto, ao investir em conhecer a legislação, reformular processos internos, adotar tecnologias e promover o compliance fiscal, é possível não apenas minimizar riscos, mas também eliminar despesas que impactam diretamente nos resultados financeiros.
Além disso, as cinco dicas apresentadas – foco no compliance fiscal, acompanhamento de incentivos fiscais, realização de um planejamento tributário sólido, auditorias preventivas e a incorporação da tecnologia no setor fiscal – destacam-se como ferramentas essenciais na busca pela eficiência e economia tributária.
O compliance fiscal não apenas evita penalidades, mas também contribui para a construção de um orçamento empresarial mais eficaz. A exploração de incentivos fiscais e a realização de um planejamento tributário estratégico são meios legítimos de reduzir a carga tributária, enquanto auditorias preventivas e a adoção de tecnologias modernas asseguram a conformidade e simplificam processos, resultando em economia de recursos para as empresas.
Agora que você já conferiu as principais dicas para reduzir carga tributária, que tal conhecer melhor os benefícios do pagamento automático de tributos para a sua empresa?