Blog

Dicas para reduzir carga tributária da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas empresas não sabem, mas é possível reduzir a carga tributária respeitando todas as exigências legais. Com um esforço para conhecer a legislação, reformular processos internos e incorporar novas tecnologias é possível minimizar os riscos e eliminar despesas.

A busca pela redução da carga tributária se torna especialmente importante em um país com a carga tributária onerosa como o Brasil. São inúmeros impostos, taxas e contribuições que devem ser pagos todos os meses – e qualquer possibilidade de redução pode fazer toda a diferença.

Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos conferir algumas dicas para reduzir a carga tributária da sua empresa. Confira!

Calculadora de Tempo Desperdiçado

5 dicas para reduzir a carga tributária do seu negócio

1. Foque no compliance fiscal

O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir. Na prática, trata-se de garantir que a empresa cumpra todas as exigências tributárias em dia.

Mas como o compliance fiscal ajuda a reduzir a carga tributária? É simples: ao observar todas as normas, é possível minimizar o impacto financeiro de multas, juros e outras penalidades que poderiam surgir.

2. Acompanhe os incentivos fiscais

Outra ótima forma de reduzir a carga tributária da sua empresa é explorar os incentivos fiscais que podem ser aproveitados pela sua organização. Não é incomum que sejam aprovadas medidas para redução de alíquota ou isenção de tributação de alguns impostos.

3. Faça um bom planejamento tributário

O planejamento tributário é uma estratégia para reduzir a carga tributária de uma empresa em conformidade com a lei. Na prática, ocorre um estudo sobre todas as obrigações tributárias – incluindo seus fatos geradores, alíquotas ou obrigações acessórias – para encontrar as alternativas mais benéficas.

Ao contrário dos artifícios de sonegação fiscal, o planejamento tributário é realizado dentro dos limites da lei. Ou seja, são tomadas decisões que impactam na tributação da pessoa jurídica, mas sem realizar qualquer manobra que não esteja permitida na legislação.

Considerando a onerosidade da carga tributária brasileira, o planejamento tributário se torna uma ótima maneira de reduzir despesas de uma empresa. Além disso, ainda contribui para a construção de um orçamento empresarial mais eficaz e garante que a empresa alcance o compliance fiscal – usando como base as informações levantadas no estudo sobre a tributação.

4. Realize auditorias preventivas

Para evitar situações imprevistas que possam afetar as rotinas tributárias, podem ser conduzidas auditorias preventivas – com uma verificação de todas as atividades do setor tributário para solucionar quaisquer irregularidades. Dessa forma, você garante o máximo de eficiência para pagar o mínimo necessário.

5. Incorpore a tecnologia no setor fiscal

Atualmente, é impossível falarmos sobre uma gestão tributária eficiente sem falarmos de tecnologia. Afinal, existem soluções digitais que facilitam o acesso às informações tributárias e automatizam diversos processos – incluindo a apuração e recolhimento de impostos.

Manter-se atualizado em relação à evolução da tecnologia permite simplificar processos e garantir o compliance fiscal. Com isso, também é possível reduzir carga tributária da sua empresa. E a Dootax possui as soluções ideais para ajudá-lo a colocar isso em prática!

Incorpore a tecnologia no setor fiscal
Negócio foto criado por pch.vector – br.freepik.com

Reduza despesas com a Dootax!

A Dootax é sua parceira ideal para reduzir carga tributária e simplificar os processos do setor fiscal.

  • Emita 100 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Com as soluções da Dootax, você aproveita vários benefícios incríveis:

MAIS SEGURANÇA

As soluções Dootax adotam a criptografia das informações, com fator de autenticação duplo e sem intervenção humana. Além disso, temos respeito total às normas internacionais – tornando a geração de guias segura e descomplicada.

MAIS AGILIDADE

As ferramentas da Dootax possuem integração com todos os bancos e emissão para as 27 UFs do Brasil. Você pode agilizar o cálculo de multas e juros – além de enviar as guias pagas por e-mail.

MAIS TRANQUILIDADE

Você não precisa perder tempo com a instalação de um software. A Dootax funciona por meio da nuvem e oferece um suporte prestativo e atencioso sempre que precisar. Além disso, estamos em atualização constante com as mudanças fiscais e legais.

MAIS RENTABILIDADE

Pare de pagar multas desnecessárias. Reduza FTEs e invista em áreas estratégicas do seu negócio – alcançando o compliance em pagamentos tributários.

Você gostou das dicas para reduzir carga tributária da sua empresa? Quer conhecer as soluções da Dootax para ajudá-lo na gestão tributária eficiente? Então visite nosso site!

(Visited 13 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Tax Freedom Day: o dia que você para de pagar impostos.
Tax Freedom Day: o dia que você para de pagar impostos.

Conheça o conceito do Tax Freedom Day – o dia em que paramos de “pagar Impostos” e começamos a trabalhar para nós mesmos.

Automação fiscal para Centros de Serviços Compartilhados: quais as vantagens?
Automação fiscal para Centros de Serviços Compartilhados: quais as vantagens?

Descubra os benefícios da automação fiscal para Centros de Serviços Compartilhados e saiba o que considerar ao escolher um software.

6 razões para adotar o RPA fiscal no seu Centro de Serviços Compartilhados
6 razões para adotar o RPA fiscal no seu Centro de Serviços Compartilhados

Quer entender quais os benefícios do RPA fiscal para um Centro de Serviços Compartilhados? Confira os principais neste artigo!

Escritórios