Blog

Sua área fiscal atende aos critérios de ESG? Saiba como a Dootax pode ajudar

Tempo de leitura: 3 minutos

Adequar a área fiscal aos critérios de ESG é um desafio para muitos gestores. Mas você sabia que a tecnologia de automação fiscal pode contribuir para a adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança?

Para melhorar o desempenho e facilitar a adesão de boas práticas, as empresas podem combinar automação e ESG. Afinal, a tecnologia tem o potencial de revolucionar a gestão tradicional das rotinas do setor fiscal por meio da automação de processos existentes, inteligência e insights baseados em dados.

Quer descobrir como a Dootax pode ajudar a sua empresa a atender aos critérios de ESG? Confira logo a seguir!

Como a automação fiscal contribui para os critérios de ESG?

ESG é um conceito que promove boas práticas baseadas em três pilares: environmental, social e governance. E aplicar esses critérios de ESG na área fiscal se torna mais fácil com a tecnologia de automação. Veja como isso ocorre na prática:

Ambiental

O critério ambiental analisa o impacto do consumo de recursos no meio ambiente – como pegada de carbono e descarte de água residual, entre outras atividades de impacto ambiental.

Com a automação fiscal, torna-se possível economizar papel e outros materiais de escritório. Isso porque os documentos são armazenados na nuvem, evitando o desperdício de recursos.

Social

Analisa como a empresa interage com as comunidades onde opera. Também avalia as políticas internas relacionadas com as políticas de trabalho, diversidade e inclusão, entre outras.

A tecnologia de automação fiscal contribui com esse critério de ESG aumentando a satisfação dos colaboradores ao simplificar o fluxo de trabalho.

Uma pesquisa da Automation Anywhere aponta que 48% dos profissionais que fazem trabalho manual repetitivo se sentem subutilizados. Ou seja, sem as tarefas repetitivas, colaboradores se tornam mais engajados e podem focar em atividades estratégicas. Assim, sentem-se mais valorizados.

Governança

Refere-se a práticas e políticas internas que levam a uma tomada de decisão eficaz e conformidade legal.

Com a automação fiscal, uma empresa pode facilmente garantir o compliance e ficar em dia com o Fisco. Isso porque ela elimina erros, reduz riscos e ajuda a cumprir as obrigações fiscais.

Critérios de ESG
Negócio foto criado por snowing – br.freepik.com

Soluções da Dootax para atender aos critérios de ESG

Quando falamos de automação fiscal, a Dootax possui soluções ideais para a sua empresa. São várias funcionalidades que facilitam a implementar os critérios de ESG. Veja só:

Pagamento de Tributos

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para agilizar a emissão e o pagamento de guias. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

Ao emitir uma guia manual, o profissional leva 5 minutos. Já com o Pagamento de Tributos, é possível emitir 100 guias automáticas em 5 segundos!

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade;
  • Reduz custos;
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.

Saiba mais sobre o Pagamento de Tributos!

Gestão de Certidões

Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa de forma centralizada. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir;
  • Acesse todas suas certidões em um único lugar;
  • Centralize suas atividades e organize seu dia a dia.

Saiba mais sobre o Gestão de Certidões!

Caixa Postal Fiscal

O Dootax Caixa Postal Fiscal é uma solução de automação de Domicílio Tributário Eletrônico que permite que sua empresa gerencie diversos DTEs com organização, agilidade e segurança.

  • Receba alertas de notificações importantes;
  • Escolha o momento de dar ciência nas mensagens;
  • Não perca o prazo das comunicações do governo.

Saiba mais sobre o Caixa Postal Fiscal!

Repositório DFe

Com o Dootax Repositório DFe, é possível arquivar, acessar e manifestar documentos fiscais com facilidade. A ferramenta tem integração com diversos canais para o recebimento do XML e armazena de forma segura todos os documentos, como NFe e CTe.

Além de facilitar o acesso e consultas aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.

  • Armazene na nuvem: não dependa mais de papel;
  • Localize guias e comprovantes com rapidez;
  • Esteja preparado para as exigências do Fisco.

Saiba mais sobre o Repositório DFe!

Está preparado para atender aos critérios de ESG com a automação fiscal? Então, entre em contato e solicite uma demonstração das soluções da Dootax!

(Visited 17 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como o RPA fiscal está revolucionando as empresas?
Como o RPA fiscal está revolucionando as empresas?

Descubra como RPA Fiscal está revolucionando a área fiscal de diversas empresas do Brasil e simplificando o trabalho.

Entenda o que é ESG e qual a sua importância para as empresas
Entenda o que é ESG e qual a sua importância para as empresas

Você sabe o que é ESG e qual a importância desse conjunto de práticas? Descubra agora todos os seus benefícios!

GNRE em atraso? Saiba como pagar as guias em dia
GNRE em atraso? Saiba como pagar as guias em dia

GNRE em atraso é um problema frequente nos departamentos fiscais das empresas brasileiras. Saiba como resolvê-lo de uma vez por todas.

Escritórios
 
 
 
Simples Nacional